Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Educação & Cultura

Pedro do Cordel, jovem paulista de 16 anos, destaca a cultura nordestina em show que agitou os adolescentes na Escola João Bosco Ribeiro.

Publicada em 04/08/22 às 00:05h - 506 visualizações

por Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a notícia Pedro do Cordel, jovem paulista de 16 anos, destaca a cultura nordestina em show que agitou os adolescentes na Escola João Bosco Ribeiro.  Compartilhar a notícia Pedro do Cordel, jovem paulista de 16 anos, destaca a cultura nordestina em show que agitou os adolescentes na Escola João Bosco Ribeiro.  Compartilhar a notícia Pedro do Cordel, jovem paulista de 16 anos, destaca a cultura nordestina em show que agitou os adolescentes na Escola João Bosco Ribeiro.

Link da Notícia:

Pedro do Cordel, jovem paulista de 16 anos, destaca a cultura nordestina em show que agitou os adolescentes na Escola João Bosco Ribeiro.
 (Foto: Antônio Galdino e Carol Ass. Ver. Jean Roubert)

Ele é paulista, neto de russos, cabelos longos e tem apenas 16 anos. Tem o jeito de surfista. Ao vê-lo à primeira vista é esta a impressão que se tem dele que deve ser um jovem centrado no rock`in roll ou no hip hop ou ainda outros ritmos mais comuns para os adolescentes que vivem num grande centro cultural e comercial do país.

Mas a grande surpresa está quando ele veste os paramentos bem associados ao cangaço, chapéu, cantil, botas e empunha o seu violão para agitar os adolescentes cantando e falando das músicas e da cultura nordestina, exaltando Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e botando a moçada para dançar o xaxado, a dança dos cangaceiros, como aconteceu na manhã deste 3 de agosto no auditório da Escola Municipal João Bosco Ribeiro, em Paulo Afonso, Estado da Bahia, terra onde nasceu Maria Bonita, a rainha do cangaço.

E o garoto conquistou os estudantes e todas as meninas das últimas séries do fundamental II, queriam uma self com o jovem artista.

Na sua apresentação na Escola João Bosco Ribeiro, fez questão de conhecer pessoas da Academia de Letras de Paulo Afonso e ali estiveram o presidente da ALPA, Professor Antônio Galdino, Jovelina Ramalho, secretária geral e Jotalunas Rodrigues diretor tesoureiro, também poetas e o vereador Jean Roubert, também membro da ALPA, aplaudindo esse jovem defensor da cultura popular do Nordeste.

Professores Antônio Galdino, Jovelina Ramalho e Jotalunas Rodrigues, da ALPA, Clériston Rios (Buiú), Pedro do Cordel e Dami.

Sensibilizado por esse dom do Pedro do Cordel, O Professor, Advogado e Vereador Jean Roubert o homenageou com uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal para este jovem cantor e defensor vigoroso da cultura nordestina.

À esquerda, Pedro do Cordel recebendo a Moção de Aplausos de Jean Roubert. À direita, Jotalunas entrega a Moção de Aplausos a Clériston Rios

A Moção de Aplausos lhe foi entregue nesta manhã 03/08 no evento da Escola João Bosco Ribeiro

“Ao Ilmo. PEDRO MOTTA POPOFF – pelas suas participações e representações como Diretor Geral da Comissão Jovem IOV (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares) e ex-presidente da Comissão Infantojuvenil IOV Brasil / Unesco, que protege, preserva e promove todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH)”.

Outra Moção de Aplausos foi entregue ao músico compositor percursionista multi instrumentista Clériston Rios que trouxe a Paulo Afonso e o acompanhou como músico, Pedro do Cordel um dos maiores artistas do cordel  do Nosso Brasil.

Jotalunas Rodrigues, da ALPA, Pedro do Cordel e o Vereador e membro da ALPA, Jean Roubert

Sobre esse jovem fenômeno, Pedro do Cordel assim escreve Dami, jornalista de Canindé do São Francisco que o acompanha nessas apresentações pela região:

“Pedro do Cordel tem a Arte na Veia. Cordelista, Historiador, Cantor, Compositor e Diretor Geral da Comissão Jovem Organização Internacional de Folclore e Artes Populares Pedro do Cordel de Bauru SP.

E Pedro do Cordel botou a moçada para dançar o xaxado, a dança dos cangaceiros de Lampião

Aos cinco anos de idade ouviu uma música de Luiz Gonzaga e se apaixonou pela Cultura Nordestina. Foi empossado como Conselheiro do Cariri Cangaço evento que reúne centenas de historiadores amantes da temática Cangaço.

Fundou em sua cidade natal a Cordelteca na proposta de incentivar os jovens a leitura. Sua genitora Carla Poppof é sua maior incentivadora. Hoje com 16 anos não pensa em parar nunca.”

Jovelina Ramalho, uma estudiosa do cordel e poeta cordelista e também o seu colega da ALPA, Jotalunas Rodrigues, poeta e produtor cultural também ficaram encantados com a apresentação de Pedro do Cordel.

“Foi realmente uma manhã muito proveitosa ao ver e ouvir esse jovem talentoso que morando no maior centro comercial e cultural da América Latina, em São Paulo poderia ter optado por outro gênero musical, outros ritmos e desde ainda muito criança optou em valorizar Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Patativa do Assaré, as histórias do cangaço, a ponto de vir a Paulo Afonso com o objetivo de conhecer a história do cangaço em suas origens e visitar a Casa de Maria Bonita, na Malhada da Caiçara, neste município. A ALPA se senti muito feliz ao acompanhar essa apresentação de Pedro do Cordel em Paulo Afonso. Com certeza, ainda iremos ouvir muito se falar nesse jovem talento”, disse Professor Galdino, presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso”




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


Lilian Farha Leme

04/08/2022 - 21:19:13

Parabéns Pedro, vc é exemplo de umaJuventude linda, com objetivos concretos , ideias limpas e sadia!Parabéns por incentivar os jovens a ver um Brasil como Ele e , de todos brasileiros de norte a sul!Aplausos👏👏👏👏❤️


Ana Carolina

04/08/2022 - 19:33:53

Parabéns PedroAmamos sua trajetória de vida.Abraços com carinho ❤ e admiração


MARCELO DE CARVALHO POPOFF

04/08/2022 - 07:40:44

Emoção maior não há.


Marcos Antônio Lima

04/08/2022 - 07:10:46

Simplesmente, fantástico!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!