Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Educação & Cultura

Projeto MERGULHANDO NA HISTÓRIA, movimentou toda a Escola Municipal Rivadalva de Carvalho na semana do aniversário de Paulo Afonso

Publicada em 01/08/22 às 13:51h - 327 visualizações

por Antônio Galdino c/informações de Aparecida Ribeiro


Compartilhe
Compartilhar a notícia Projeto MERGULHANDO NA HISTÓRIA, movimentou toda a Escola Municipal Rivadalva de Carvalho na semana do aniversário de Paulo Afonso  Compartilhar a notícia Projeto MERGULHANDO NA HISTÓRIA, movimentou toda a Escola Municipal Rivadalva de Carvalho na semana do aniversário de Paulo Afonso  Compartilhar a notícia Projeto MERGULHANDO NA HISTÓRIA, movimentou toda a Escola Municipal Rivadalva de Carvalho na semana do aniversário de Paulo Afonso

Link da Notícia:

Projeto MERGULHANDO NA HISTÓRIA, movimentou toda a Escola Municipal Rivadalva de Carvalho na semana do aniversário de Paulo Afonso
 (Foto: Antônio Galdino e Divulgação Maria Aparecida)

No mês do aniversário dos 64 anos de Emancipação Política, a Escola Municipal Rivadalva de Carvalho, (Rua Olavo Bilac, 510, Bairro Tancredo Neves II) desenvolveu o projeto Mergulhando na história: te apresento Paulo Afonso, idealizado pela professora Emiliana Bento e apoiado  por toda a escola, desde a Diretora Maria Lúcia Pereira, as Vice- diretoras Tâmara Bezerra Costa Leite e Maria Zulmira de Lima, os Coordenadores João Paulo dos Santos Tavares e Maria Aparecida Ribeiro Alves e todos os professores.

Vale destacar a participação da professora de Educação Física Iana Margarida na divulgação do projeto nas redes sociais em forma de lives, vídeos e fotos.

Da esquerda: Maria Lúcia, Diretora da Esc. Rivadalva, Tâmara, Vice-diretora e Maria Aparecida, Coordenadora Pedagógica, ao lado da exposição de maquetes dos alunos sobre Paulo Afonso

Maquete do Touro e Sucuri, em papelão

O projeto teve como objetivo aguçar a curiosidade dos alunos em desvendar como surgiu Paulo Afonso considerando que conhecer a história local é situar-se no tempo para compreender a cultura e identidade dos habitantes, identificando costumes, seu modo de vida, as relações de trabalho, as dificuldades do cotidiano dentre outros aspectos da história pauloafonsina, o que traz para todos o sentimento de pertencimento.

Professora Emiliana Bento, autora do Projeto (com microfone) e Maria Lúcia, diretora da Escola

O Projeto Mergulhando na história teve uma extensa programação que incluiu palestras com pioneiros, historiadores, e escritores do município, passeio turístico pedagógico, apresentações musicais além de produções artísticas, escritos como poemas referentes a monumentos, história da cidade, cartazes e livros desenvolvidos pelos alunos que culminaram em uma exposição. Todo o projeto foi desenvolvido do dia 21/07 ao dia 27/07.

No auditório da escola aconteceram as palestras onde contamos com a presença de convidados ilustres como os escritores, historiadores, membros da Academia de Letras de Paulo Afonso e autores de vários livros instituições e pessoas de Paulo Afonso, como Gecildo Queiroz, João de Sousa Lima e Antônio Galdino da Silva, os quais abrilhantaram com riqueza de detalhes a história de Paulo Afonso.

O escritor e professor Gecildo Queiroz deu início ao ciclo de palestras no dia 20/07 e presenteou com relatos do livro "A Rua da Frente" que traz uma reunião de crônicas escritas entre março e julho de 2011, onde são retratados fatos da sua infância e início da sua juventude.

Nos dias 21 e 22 de julho, as crianças tiveram a oportunidade de participar de um passeio turístico pedagógico, nos turnos matutino e vespertino com o objetivo de conhecer melhor e preservar o lugar onde vivem.

Através de um sorteio, uma representação de alunos de cada sala pôde desfrutar desse momento de interação com o meio, contribuindo para a construção da sua identidade. Foram 40 alunos por viagem, de modo que ao final do segundo dia 160 alunos tinham participado desse momento único. Conheceram a praça das Mangueiras, a Igreja de São Francisco, o Parque Belvedere, Monumento do Touro e a Sucuri entre outros recantos agradáveis da nossa Paulo Afonso.

No dia 26 de julho, João de Sousa Lima, historiador e escritor, reconhecido nacionalmente como um dos maiores pesquisadores sobre o cangaço, que é membro da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA e é o atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico - IGH, de Paulo Afonso e também membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço - SBEC e de outras instituições de pesquisa.  É um nome de referência quando nos reportamos ao tema cangaço no Nordeste brasileiro. A riqueza de detalhes na sua explanação atraiu a atenção dos alunos que observaram atentos a cada palavra do pesquisador, foi uma tarde de muito aprendizado.

No dia 27, o professor e escritor Antônio Galdino da Silva que também é diretor do Jornal Folha Sertaneja, do site www.folhasertaneja.com e presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso, fez o encerramento do projeto com chave de ouro e com aclamação dos alunos diante da sua maestria ao brilhantemente desvelar a história de Paulo Afonso da sua criação aos dias atuais, destacando a pessoa do Ex-vereador e ex-prefeito de Paulo Afonso duas vezes, Abel Barbosa, o principal responsável pela emancipação política de Paulo Afonso que aconteceu em 28 de julho de 1958, há 64 anos, pela Lei Estadual 1.012/58, daquela data, assinada pelo governador da Bahia Antônio Balbino de Carvalho.


A culminância dessa intensa programação se deu na tarde do dia 27 de julho, no auditório da Escola Municipal Rivadalva de Carvalho, ao som da banda “Ministério do projeto Sementes de Evangelismo Itinerante” composto por: Wallace (teclado), Lucas  (bateria), João Cleber (baixo), Pablo (sanfona), no vocal: Maria Clara e Isaías que entoaram o hino de Paulo Afonso e a canção Paulo Afonso de Luiz Gonzaga em um momento de muita emoção e civilidade.

(Informações de Maria Aparecida Ribeiro Alves)


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

9 comentários


Maria

03/08/2022 - 14:27:18

Parabéns a todos que fazem a Escola Rivadalva de Carvalho,excelente profissionais.


João

03/08/2022 - 14:24:04

Parabéns a todos que participaram desse projeto.


Aparecida

03/08/2022 - 14:22:27

Agradecemos a todos que participaram desse projeto e em especial aos escritores que nos presentearam com a sua presença e seus conhecimentos sobre a nossa linda Paulo Afonso. Com certeza essas lições as crianças levarão para a vida.


Gabriel

03/08/2022 - 14:19:13

Parabéns Escola Rivadalva pelo projeto!


Grazy

03/08/2022 - 14:17:20

Parabéns a Escola Rivadalva de Carvalho pelo excelente projeto desenvolvido, com certeza as crianças jamais esquecerão.


Desconhecido

02/08/2022 - 00:27:54

Parabéns pela iniciativa. Que venham outros projetos. Linda apresentação dessa banda. O hino ficou lindo. Lembrei do meu tempo de escola. EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA.


WALLACE BENTO

01/08/2022 - 22:15:38

Sou suspeito a comentar, devido está diretamente ligado ao projeto e ser muito apaixonado por minha cidade, mas foi muito gratificante participar desse projeto!


EMILIANA BENTO

01/08/2022 - 17:32:15

Sou grata a Deus pelo privilégio de fazer parte desse projeto, e aos convidados de renome que abrilhantaram, que momento especial vivenciamos, parabéns Escola Municipal Rivadalva de Carvalho!


Andrik Ramos

01/08/2022 - 16:23:27

Parabéns a Escola pelo empenho e dedicação pelo projeto que mostra o valor da história de Paulo Afonso.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!