Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Educação & Cultura

A Escola Rivadalva de Carvalho realiza Tarde de Autógrafos de seus pequenos escritores, do Projeto Estante Mágica

Publicada em 30/12/21 às 01:12h - 1776 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia A Escola Rivadalva de Carvalho realiza Tarde de Autógrafos de seus pequenos escritores, do Projeto Estante Mágica  Compartilhar a noticia A Escola Rivadalva de Carvalho realiza Tarde de Autógrafos de seus pequenos escritores, do Projeto Estante Mágica  Compartilhar a noticia A Escola Rivadalva de Carvalho realiza Tarde de Autógrafos de seus pequenos escritores, do Projeto Estante Mágica

Link da Notícia:

A Escola Rivadalva de Carvalho realiza Tarde de Autógrafos de seus pequenos escritores, do Projeto Estante Mágica
Os pequenos escritores e seus livros numa tarde de festa literária na Escola Municipal Rivadalva de Carvalho  (Foto: Antônio Galdino e Divulgação Maria Aparecida)

A diretora da Escola Municipal Rivadalva de Carvalho do Bairro BTN, Professora Maria Lúcia, sua vice-diretora Professora Tâmara Bezerra e as coordenadoras Tatiane Nascimento e Maria Aparecida não mediram esforços para receber alunos, pais, professores e convidados para vivenciarem, no dia 29 de dezembro, um momento de grande festa literária quando foi encerrado o Projeto Estante Mágica no ano de 2021 e os alunos nele envolvidos e seus familiares participaram de uma Tarde de Autógrafos dos livros que criaram e os autografaram para o seus pais.

As famílias presentes, incentivavam suas crianças. De um dos alunos escritores estavam mais de 10 pessoas da família.  

Diretora Professora Maria Lúcia e vice-diretora, Professora Tâmara Bezerra

O ambiente – a quadra coberta da Escola - agradavelmente preparado para a solenidade, com mesas especiais para cada um dos jovens escritores, a elegância dos seus trajes desses orgulhosos escritores, o cenário do Jarassic Park, criado por um dos escritores, Guilherme Belarmino. Parecia uma grande festa de formatura. Tudo muito organizado pela direção, coordenação, professores e pessoal de apoio da Escola.

 

Na abertura da solenidade, alunas do 3º ano apresentaram uma coreografia sobre a temática do Natal e o aluno Pedro Alexandre, do 5º ano, que já teve um poema publicado na 2ª Antologia de Poetas de Paulo Afonso & Convidados, produzido pela ALPA em 2021, declamou um poema de sua autoria sobre a cidade de Paulo Afonso.

 Empresário Sebastião Leandro de Morais, Membro Honorário da ALPA

O empresário Sebastião Leandro de Morais, que é Membro Honorário da ALPA, convidado pela direção da Escola achou por bem levar com ele outros membros da ALPA para incentivar esses jovens escritores. E ali, além dele, estiveram o vice-presidente da ALPA, Professor e escritor Antônio Galdino e a escritora e poetisa Professora Jovelina Ramalho.

A coordenadora Alessandra Teixeira e a professora Angélica participaram representando a Secretaria Municipal de Educação –SEDUC.

Em suas breves mensagens, os membros da ALPA deixaram palavras de incentivo aos estudantes e aos seus pais, como também o fizeram a coordenadora Alessandra Teixeira, da SEDUC, Maria Lúcia, diretora desta unidade escolar e a coordenadora Maria Aparecida.

A Professora Jovelina Ramalho, ressaltou “a grande importância dos professores que precisam ser mais valorizados porque se não houvesse professores nós não estaríamos aqui aplaudindo e incentivando estes jovens escritores”. Sebastião Leandro, falou da importância da família na formação destas crianças.

A Coordenadora Aparecida dirigiu a primeira parte da solenidade. A segunda parte, o ato solene tão esperado da chamada nominal dos escritores para receberem os livros que construíram e os certificados desta participação no Projeto foi conduzida pelo profissional de radiodifusão em Paulo Afonso, Bacharel em Letras, Fábio Salvador.

 Sebastião Leandro, Jovelina Ramalho e Antônio Galdino, da ALPA e Alessandra e Angélica, da SEDUC

Na oportunidade, Professor e escritor Antônio Galdino, doou exemplares dos seus livros Os Caminhos da Educação – De Forquilha a Paulo Afonso e Abel Barbosa, o inventor de Paulo Afonso e também, pela ALPA, exemplares dos livros 2ª Antologia de Poetas de Paulo Afonso & Convidados e Rio São Francisco em Prosa em Versos, para a diretora e biblioteca da Escola Rivadalva de Carvalho.

 Coordenadora Maria Aparecida, responsável pelo Projeto Estante Mágica

Ao Jornal Folha Sertaneja, Maria Aparecida informou como funciona o Projeto Estante Mágica nesta escola da rede municipal, projeto que foi iniciado ainda no ano de 2019.

“A Estante Mágica trabalha com as competências socioemocionais das crianças, um modelo sólido que chamou a atenção da coordenadora Maria Aparecida Ribeiro Alves, que conversou com a diretora em 2019, para cadastrar os alunos e assim fez e até hoje desenvolve o projeto de leitura com a parceria das professoras e apoio da atual diretora Maria Lúcia Pereira, vice-diretora Tâmara Bezerra Costa e Coordenadora Tatiane Nascimento.

A escola tem acesso a plataforma e dentro do seu projeto pedagógico, do seu planejamento escolar, pode aplicar a elaboração de um livro onde as crianças ilustram e escrevem seus livros, sua própria história, sempre acompanhados e supervisionados por um professor.

Pode ser um tema livre ou um tema orientado. Quando terminam, esse material é enviado para a plataforma e vira um Ebook, que fica disponível para os pais e professores de forma gratuita. Os pais que quiserem podem fazer aquisição do livro físico, que será utilizado no momento mais importante dessa jornada, que é o dia de autógrafos.

É nesse dia que as crianças se empoderam, ficam ansiosas para pegar o livro, assinar e fazer uma dedicatória para os pais. É nesse momento que a gente conhece várias histórias, é por isso que professores, gestores e coordenadores da Escola Rivadalva de Carvalho sentem-se orgulhosos por incentivar à leitura e a escrita, onde o estudante tem a chance de expressar o seu protagonismo e a sua competência acadêmica”. Disse a Coordenadora Aparecida.

A coordenadora concluiu informando que “esse projeto alcançou este ano 21 alunos mas alguns não puderam comparecer ou por motivo de viagem ou outro e apenas 15 anos estiveram presentes nesta solenidade.”

Os alunos/escritores que autografaram os seus livros na tarde de 29 de dezembro, na quadra da Escola Rivadalva de Carvalho foram os seguintes:

1. ANA BEATRIZ SANTOS SOARES – 3º D   Professoras -  Edileuza e Soleane

2. ANA LETICIA RIBEIRO ALVES SOUZA – 5º ano E - Professora Alexandra

3. BRENDA MICHELLY DA SILVA SOARES – 4 º ano D - Professora Acidália

4. DAVID SILVA DE ARAUJO – 5º ano B - Professora Iraneide

5. ELMARQUE SILVA DE SOUZA - 5º ano G - Professora Iana

6. GEISIANE DA SILVA SANTOS - 4 º ano D - Professora Acidália

7. GUILHERME BELARMINO DE OLIVEIRA - 5º ano C - Professora Alane

8. HADASSA FERREIRA DA SILVA - 5º ano A - Professora Valma

9. JOAO HENRIQUE DE OLIVEIRA SOARES -5º ano A - Professora Valma

10. JOAS HIRON SOARES BEZERRA -  5º ano A - Professora Valma

11. JULIA DANIELY SOARES FERREIRA - 3º ano D - Professoras Edileuza e Soleane

12. PEDRO ALEXANDRE SANTOS DE O. RODRIGUES -5º ano G - Professora Iana

13. RILARY RAUANA GOMES DE SÁ -  5º ano A - Professora Valma

14. SAMIRA LETICIA SANTOS PALMEIRA - 3º ano D - Professoras Edileuza e Soleane

15. YASMIN LIMA DE SOUZA - 5º ano G - Professora Iana




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


Márcia Lima

30/12/2021 - 17:55:50

Parabéns, Equipe Rivadalva! Lindo trabalho! Parabéns aos pequenos escritores!


Maria Angélica

30/12/2021 - 07:22:04

Parabéns à todos pelo empenho e dedicação!Através da leitura...realizamos sonhos, possíveis!


Marcos Antônio Lima

30/12/2021 - 06:54:13

Parabéns! Mil vezes: Parabéns! Aos incentivadores e aos escritores mirins, desse maravilhoso projeto.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!