Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Educação & Cultura

SEDUC e ALPA entregam livros aos alunos da rede municipal de ensino e às salas de leitura de escolas da Prefeitura

Publicada em 09/11/21 às 23:08h - 297visualizações

por Antônio Galdino com informações da Ascom/PMPA


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Jornal Folha Sertaneja Online)

Nesta terça-feira (9), foi realizada mais uma etapa do projeto "Leitura e Descoberta: Viaje Nessa Ideia".


Ao som do Hino de Paulo Afonso, de autoria de Oscar Silva, também membro da ALPA, a atividade promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso foi aberta e reuniu no auditório da Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro, alunos da rede municipal de ensino que participaram de livros produzidos pela Academia de Letras de Paulo Afonso nesse período de pandemia, tais como a 1ª e 2ª Antologia de Poetas de Paulo Afonso, publicados nos anos de 2020 e 2021, além de dois livros anuais da ALPA, chamados Revista da Academia de Letras de Paulo Afonso e um livro com textos e poesias só sobre o rio São Francisco.



O evento reuniu um número limitado de participantes, ainda dentro dos cuidados de prevenção contra a Covid-19, mas dele também participaram professores, diretores de unidades escolares da Prefeitura e alguns pais de alunos.


O ambiente foi cuidadosamente decorado com motivos da região, sob a responsabilidade do Professor Riccelly Freitas, dentre eles três grandes pinturas deste artista plástico com paisagens do Bioma Caatinga, da Serra do Umbuzeiro e a reprodução de uma imagem do nascer do sol no Lago da Usina Paulo Afonso 4, uma foto do Professor Antônio Galdino, vice-presidente da ALPA, que ilustra a capa da 2ª Antologia de Poetas de Paulo Afonso & Convidados, de que participaram estes alunos da rede municipal.


Pela Secretaria de Educação do município estavam presentes a Secretária Elza Brito e a Superintendente de Educação, Ângela Carvalho, além do mestre de cerimônias, Professor Edson Barreto. Também presente a diretora do Sesc Ler, Monalisa.


A ALPA esteve representada pelo seu vice-presidente, Professor Antônio Galdino, pela Secretária Geral, Socorro Araújo e por Socorro Mendonça, membro fundadora dessa Academia e ainda pelo Professor Edson Barreto, também membro fundador da ALPA.


Para receber os livros ali estavam os alunos que participam dos projetos de leitura Aventureiros da Leitura; Leitura, Luz do Aprender e Leitura e Descoberta – Viaje nessa Ideia (da SEDUC), que funciona em várias unidades de ensino mantidas pela Prefeitura de Paulo Afonso. Também alunos que têm sido acompanhados pelo Professor Denilson, da Escola Municipal Georgina que já tiveram seus trabalhos publicados até em outros países. O Professor Denilson também apresentou um belo poema de sua autoria.


A Professora Elza Brito falou da alegria de ver as atividades irem retornando aos poucos, e da importância dessa parceira da SEDUC com a ALPA como grande incentivo para o despertamento dos alunos da rede municipal para se interessarem pela leitura. "Aos poucos, vamos retomando as aulas, o contato com alunos e seus pais nas cerca de 60 unidades escolares mantidas ou conveniadas pelo Prefeitura. É uma grande alegria rever as escolas de novo cheias de vida e da agitação dos alunos. E hoje é uma festa, da valorização da leitura e dos novos talentos revelados na nossa rede de ensino. Parabéns aos alunos, aos professores pelo incentivo, aos pais e à direção de cada uma dessas unidades escolas. Mesmo com todos os cuidados e cumprindo os protocolos de segurança e proteção contra o Covid-19, estamos felizes, vendo as escolas retomarem a vida".


O coordenador do Projeto Leitura e Descoberta - Viaje Nessa Ideia -, Riccelly Freitas, que também participa dessa 2ª Antologia da ALPA, declamou um belo poema de sua autoria falou: “Hoje é um dia de comemorar. As escolas, apesar da pandemia, não pararam, a educação não parou, todos nós nos transformamos e continuamos. As escolas trabalharam no modelo remoto, agora no semipresencial e esses alunos desenvolveram textos maravilhosos. Estamos lançando agora no Projeto de Leitura o concurso de Poema em Memória. A ALPA desenvolveu um projeto também com os livros, onde os alunos elaboraram seus textos e foram publicados. Hoje estamos aqui lançando, fazendo as homenagens a estes alunos, às nossas escolas, à ALPA e à SEDUC”. 


Pela ALPA falou o vice-presidente que, assim como o mestre de cerimônia, justificou a ausência da presidente Maria Gorette Moreira, envolvida com atividades inadiáveis do seu trabalho e aplaudiu a iniciativa de algumas pessoas e o apoio da SEDUC para que esses projetos de leitura estejam agora revelando talentos que têm participado de várias antologias regionais e lembrou que esse apoio da ALPA é parte do projeto O Escritor Vai à Escola, criado nessa Academia de Letras por sugestão da Professora Jovelina Ramalho, 2ª Secretária da ALPA. O Prof. Galdino, organizador dessas antologias, deixou a sugestão para que a SEDUC organize uma Antologia própria com os professores e alunos poetas e poetisas da rede municipal.


Alguns alunos da rede municipal apresentaram seus poemas, dentre eles, Cleonara, Pedro Alexandre, Anne Beatriz, Ozana Natiely.

A poetisa e escritora Socorro Mendonça, também pedagoga, declamou um poema e exortou a todos para continuarem escrevendo.

Nesse clima de apresentação de talentos jovens da escrita, os professores Socorro Araújo e Edson Barreto falaram do relançamento do seu livro A Vida e a Vida de Padre Lourenço, em terceira edição revista e ampliada.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2021 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12