noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Educação & Cultura

Dois de Julho – Aniversário da Independência da Bahia – Alunos do CETEP-1 da Professora Aparecida Teixeira discutem o contexto geográfico social e racial do 2 de julho de 1823

Publicada em 02/08/21 às 14:44h - 723 visualizações

Antônio Galdino - Atualizada às 22:40 hs.


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dois de Julho – Aniversário da Independência da Bahia – Alunos do CETEP-1 da Professora Aparecida Teixeira discutem o contexto geográfico social e racial do 2 de julho de 1823  Compartilhar a noticia Dois de Julho – Aniversário da Independência da Bahia – Alunos do CETEP-1 da Professora Aparecida Teixeira discutem o contexto geográfico social e racial do 2 de julho de 1823  Compartilhar a noticia Dois de Julho – Aniversário da Independência da Bahia – Alunos do CETEP-1 da Professora Aparecida Teixeira discutem o contexto geográfico social e racial do 2 de julho de 1823

Link da Notícia:

Dois de Julho – Aniversário da Independência da Bahia – Alunos do CETEP-1 da Professora Aparecida Teixeira discutem o contexto geográfico social e racial do 2 de julho de 1823
 (Foto: das redes sociais)

Os baianos se orgulham muito desta data que consolidou a vitória da Independência do Brasil do governo de Portugal, marcada pelo gesto do Imperador D. Pedro I nas margens do Riacho Ipiranga quando, erguendo a espada bradou “Independência ou Morte”, rompendo simbolicamente os laços que ligavam o Brasil a Portugal.

A história tem muitos desdobramentos desse ato, como explicou o Professor Francisco Nery, baiano de Salvador, na aula da Professora Aparecida mas, o fato é que a independência total do Brasil demorou ainda quase um ano para ser reconhecida em todos os Estados brasileiros.

A Bahia, em 2 de julho de 1923 consolida essa independência quando as tropas militares do General Madeira de Melo são expulsas da capital baiana pela luta do povo baiano.


A vitória sobre os portugueses deixou marcas fortes e gerou heróis como a Madre Joana Angélica, morta porque defendia o seu convento e o corneteiro Luiz Lopes que no conflito conhecido como a Batalha de Pirajá que, em vez do toque de “recuar”, o corneteiro Luís Lopes deu o sinal de “cavalaria avançar” e, em seguida, o de “degolar”. E quem acabou partindo em retirada foram as tropas lusitanas, imaginando que os brasileiros tinham recebido reforços.


Há muitas outras histórias que marcaram essa luta dos baianos para consolidar a Independência do Brasil, como a de Maria Quitéria que se vestiu de homem e foi guerreira valente na luta da Independência da Bahia, como mostraram os alunos da Professora Aparecida em vários vídeos apresentados na aula sobre o assunto no dia 31 de julho.


Professora Maria Aparecida Teixeira Lima, de Geografia, do CETEP-1


No sábado, dia 31 de julho, o 2 de Julho – aniversário da independência da Bahia - foi trabalhado em uma aula virtual conduzida pela Professora Maria Aparecida Teixeira Lima, de Geografia, do CETEP-1, que pediu aos seus alunos das turmas 1/2 - G e H, uma visão geográfica, social e racial deste acontecimento. Desta aula participou também a professora Mércia, de História.


Os alunos apresentaram vídeos com suas pesquisas sobre a temática definida pela professora Aparecida onde mostraram a importância dos principais personagens que se destacaram nessas lutas como Maria Quitéria, o corneteiro Luiz Lopes, a abadessa Joana Angélica e outros personagens dessa história.


Da aula, também participaram como convidados da Professora Aparecida, os ex-professores do CETEPI-1, quando ainda era o CIEPA, Francisco Nery, nascido em Salvador, que trouxe importantes informações no contexto da Independência da Bahia e Antônio Galdino, escritor sobre a temática do município de Paulo Afonso que apresentou informações sobre o este município baiano. Também o Professor Edson Barreto participou na turno noturno. 


Assim como o Professor Antônio Galdino, o Professor Edson Barreto também falou sobre o processo da Emancipação Política de Paulo Afonso.


Os professores Francisco Nery Júnior, Edson Barreto e Antônio Galdino da Silva são membros da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA - e ali estiveram também dentro do Projeto da ALPA - O Escritor vai à Escola.


Veja a seguir, um dos vídeos apresentados pelos alunos da Professora Aparecida Teixeira.

(Esse vídeo também está disponível no canal Jornal Folha Sertaneja, do YouTube. Acesse pelo link: https://www.youtube.com/c/jornalfolhasertaneja.). Aproveite e se inscreva no Canal que tem muitos outros vídeos bem interessantes.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Maria Aparecida Teixeira Lima

02/08/2021 - 14:50:39

Que matéria maravilhosa, muito obrigada pela sua grande contribuição na Culminância do Projeto 2 de Julho. Gratidão, Professor Antônio Galdino!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!