noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Educação & Cultura

A Academia de Letras de Paulo Afonso realiza, de forma virtual, a Abertura do Ano Acadêmico 2021

Publicada em 22/03/21 às 15:35h - 3811 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia A Academia de Letras de Paulo Afonso realiza, de forma virtual, a Abertura do Ano Acadêmico 2021  Compartilhar a noticia A Academia de Letras de Paulo Afonso realiza, de forma virtual, a Abertura do Ano Acadêmico 2021  Compartilhar a noticia A Academia de Letras de Paulo Afonso realiza, de forma virtual, a Abertura do Ano Acadêmico 2021

Link da Notícia:

A Academia de Letras de Paulo Afonso realiza, de forma virtual, a Abertura do Ano Acadêmico 2021
 (Foto: Nilton Alcântara (Negrito)– www.seliganamusica.com.br)


Sob a presidência do Professor Antônio Galdino da Silva, a Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA - realizou, no sábado, 20 de março, a cerimônia de Abertura do Ano Acadêmico 2021, evento aberto ao público.

No evento, o presidente informou a todos das conquistas do ano de 2020, quando, “apesar da pandemia, a ALPA conseguiu publicar três livros, com o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso e também viu o sonho de muitos anos ganhar vida quando os vereadores da Câmara Municipal de Paulo Afonso aprovaram por unanimidade a criação do Memorial Abel Barbosa a ser organizado pela ALPA no prédio do Espaço Cultural Raso da Catarina, que sediou durante mais de 20 anos a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso. 

O Memorial Abel Barbosa foi criado pela Lei Municipal 1.455/2020, sancionada pelo Prefeito Luiz Barbosa de Deus em 27 de outubro de 2020 e, nesse prédio também funcionará a Academia de Letras, responsável pela manutenção do Memorial Abel Barbosa, conforme esta Lei 1.455. A ALPA contou com o apoio do vereador Jean Roubert e da Secretária da Câmara, Gorette Moreira, ambos membros da ALPA, sendo Gorette a vice-presidente desta Academia”, disse o presidente da ALPA.

O evento também foi uma oportunidade de homenagear as Mulheres da ALPA, as 7 MARIAS, e todas as mulheres e, para isso contou com a participação do violonista Willame Silva, da cantora Nilza Melo e a participação especial do membro da ALPA Oscar Silva. Outro acadêmico da ALPA, Marcos Antônio Lima, diretamente de Santa Brígida, declamou um poema em homenagem às mulheres que foram saudadas com belo texto do acadêmico Edson Mendes, direto do Recife. Também o Professor Roberto Ricardo, membro fundador da ALPA deixou com a presidência da ALPA um poema de sua autoria, que reproduzimos no final desse texto, dedicado às mulheres pela passagem, em março, do Dia Internacional da Mulher.

Nessa LIVE da ALPA foram apresentados pelos seus autores, pais de gêmeos literários, os novos livros lançados pelos acadêmicos Socorro Araújo, um livro duplo, de poesias e dois livros, cada um com quase 500 páginas, ambos resultados de intensa pesquisa do acadêmico Luiz Ruben sobre a temática do cangaço, sobre a qual já escreveu 14 outros livros, além de 7 outros de outros temas.


O encontro virtual da ALPA foi encerrado com a posse formal do acadêmico Oscar Silva que, por mais de dois anos esteve ausente do convívio com a ALPA em face de problemas de saúde da esposa, que faleceu em 2020, em Maceió.

Oscar Silva foi saudado pelo presidente da ALPA, Professor Antônio Galdino, que o indicou para esta Academia. Ele é o autor do Hino de Paulo Afonso, composta em parceria com a sua esposa (falecida) Vilma Rodrigues e centenas de outras composições gravadas por ele em vários CDs e por outros cantores de música gospel.

Oscar Silva recebeu o Diploma, a carteira de membro da ALPA, a estola e 4 livros publicados pela ALPA e agradeceu emocionado pelo carinho de todos. Também foi saudado por outros participantes e atendeu ao pedido do colega da ALPA, Alcivandes Santana, cantando um dos seus primeiros sucessos, a canção Vôo Livre, gravada ainda em LP, no início de sua carreira musical.

Esse primeiro encontro virtual da ALPA em 2021, que acontecerá todos os meses, foi prestigiado pela presença do Superintendente Municipal de Cultura de Paulo Afonso, o também poeta, Rogério Xavier.

Esta Live da ALPA foi aberta com o canto do Hino Nacional Brasileiro pela cantora Nilza Melo, acompanhada ao violão pelo professor Willame Silva e encerrada com o Hino de Paulo Afonso, cantado pelo seu autor, Oscar Silva, membro da ALPA, Cadeira Nº 31 que tem como patrono o poeta pernambucano Manuel Bandeira.

A Live da ALPA foi realizada das 17 às 18 horas de 20 de março de 2021, pelo Google Meet e teve a coordenação técnica de Nilton Alcântara (Negrito) diretor do site e rádio web www.seliganamusica.com, que também fez as fotos do evento.

A Sabiá

Roberto Ricardo 

Um dia a sabiá já no seu ninho

Protegia e esquentava os seus filhotes

E, depois, os viu crescerem, belos e fortes,

Amando-os com muito zelo e carinho.

 

E ao passo que se venciam os dias,

Já crescidos e senhores dos seus passos,

Sem necessitar do seu apoio e seu regaço,

Muito pouco a sabiá os via.

 

Isso acontece entre os pais e os seus filhos,

Quando o tempo doloroso os separam...os distanciam

Deixando saudades e um vazio profundo.

 

É que o amor de pai e mãe tem mais que brilho,

Tem afago e carinho todo dia

E todo o tempo disponível desse mundo!




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Marcos Antônio Lima

22/03/2021 - 18:42:48

Foi um momento muito agradável e produtivo. Poder rever, mesmo que através da telinha,os nobres confrades e confreiras,ameniza um pouco da saudade imposta pela pendência. Vida longa a ALPA.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!