noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Educação & Cultura

“Livros à mão cheia e manda o povo pensar!” (Castro Alves)

Alunos da rede municipal participam de 1ª Antologia poética lançada pela Academia de Letras de Paulo Afonso

Publicada em 11/12/20 às 14:08h - 1017 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia “Livros à mão cheia e manda o povo pensar!” (Castro Alves)  Compartilhar a noticia “Livros à mão cheia e manda o povo pensar!” (Castro Alves)  Compartilhar a noticia “Livros à mão cheia e manda o povo pensar!” (Castro Alves)

Link da Notícia:

“Livros à mão cheia e manda o povo pensar!” (Castro Alves)
 (Foto: Socorro, Lúcia, Carmem, Isadora...)


Como diz o poeta, vamos colocar livros nas mãos do povo, levar as crianças e adolescentes à prática da leitura e da escrita.

Ao completar 15 anos de sua criação, a Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA - produziu a 1ª Antologia de Poetas de Paulo Afonso, com o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso e de poetas e poetisas pauloafonsinos, muitos morando atualmente em outros municípios e estados brasileiros.

Esta 1ª Antologia de Poetas de Paulo Afonso teve 55 participantes, sendo 13 poetas da ALPA, 17 outros poetas de Paulo Afonso que não são membros da ALPA e muitos deles moram em outros municípios e estados brasileiros e 25 jovens poetas que estão em projetos de incentivo à leitura e à escrita em Paulo Afonso, que são os projetos Aventureiros da Leitura, Leitura: Luz do Aprender e Leitura e Descoberta: Viaje nessa Ideia que têm suas raízes e são desenvolvidos em escolas da rede municipal de ensino de Paulo Afonso.

Como explicou o presidente da ALPA, professor e escritor Antônio Galdino em matérias publicadas no jornal Folha Sertaneja e em sites da cidade de Paulo Afonso “Essa 1ª Antologia teve como objetivo marcar essa importante data – 15 anos de criação da ALPA e reunir alguns poetas e poetisas de Paulo Afonso, muitos espalhados por esse Brasil a fora e também oferecer a oportunidade ao jovens poetas, estudantes de Paulo Afonso, a maioria deles de escolas da rede municipal de ensino a divulgarem suas produções com o aval da Academia de Letras de Paulo Afonso.

Acredito ser este um grande incentivo da ALPA para que todos continuem criando suas poesias, produzindo seus textos e lendo muito. Lamentamos não ter atendido a todos pois já são 100 jovens leitores/escritores/poetas desses projetos em Paulo Afonso.” disse o Professor Galdino.

No dia 30 de novembro Lúcia Nascimento, e as alunas Ayra Silva, Deborah Beatriz e Stefany Lohane, representando os demais participantes do projeto Aventureiros da Leitura, receberam os seus exemplares desta 1ª Antologia entregues pelo presidente da ALPA, Antônio Galdino da Silva e pela vice-presidente, Gorette Moreira.

Sobre esse momento especial para os jovens escritores, a coordenadora do Projeto Aventureiros da Leitura, Lúcia Nascimento, escreveu em sua página no Facebook. “É com grande alegria que no último dia 30 de novembro de 2020, junto com três Aventureiras da Leitura Ayra Silva, da Escola Municipal Manoel Nascimento Neto, Deborah Beatriz e Stefany Lohane do SESC LER. tivemos a honra de receber das mãos do presidente da ALPA Antonio Silva Galdino e da vice-presidente Maria Gorette Moreira  exemplares da 1ª Antologia de Poetas de Paulo Afonso. É gratificante ter o privilégio de participar de uma obra tão importante pra cultura de nossa cidade. Estou muito feliz, honrada e orgulhosa dos Aventureiros da Leitura. Mais uma grande conquista de Aventureiros da Leitura, alunos das Escolas Municipais Manoel Nascimento Neto, Rivadalva de Carvalho, Raimundo Toledo, e também do Sesc Ler e do Colégio Estadual Wilson Pereira.”

E concluiu, Lúcia Nascimento: “Os Aventureiros da Leitura é um projeto de leitura diferenciado que visa o interesse pela leitura, cultura, literatura e a interação com a escrita e a criação de suas próprias poesias. Sou muito feliz em ter esses lindos Aventureiros na minha vida! Obrigada Senhor por me dar essa oportunidade de tê-los comigo e agradeço também a todos que acreditaram e acreditam nesse projeto. Aos meus queridos colaboradores que Deus abençoe a vida de cada um de vocês”. (Veja no Facebook Lucia Nascimento).

No dia 02 de dezembro a ALPA, através do seu presidente, entregou ao Professor Edson Barreto, poeta e também membro da ALPA, os exemplares das estudantes Cleonara Émile, Lívia Vidal, Maria Eduarda e Ranyelly Santos, do projeto Leitura e Descoberta – Viaje nessa Ideia, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, onde Edson Barreto trabalha e outros 70 exemplares desta 1ª Antologia, destinados às bibliotecas das escolas da rede municipal de ensino de Paulo Afonso.

Sobre essa Antologia, assim se expressou a Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso em sua página do Instagram:

“A Academia de Letras de Paulo Afonso (Alpa) está presenteando a sociedade pauloafonsina, na comemoração de seus 15 anos de existência, completados no dia 20 de novembro deste ano, com a 1ª Antologia de Poetas de Paulo Afonso. Escritores já renomados na Capital da Energia e diversos outros talentos das artes fazem parte desse rico acervo literário.

E como é de se esperar, quando o assunto é produção textual e talento, a Rede Municipal de Ensino está presente no livro com seus alunos das Escolas Municipais Manoel de Almeida, João Bosco Ribeiro, Manoel Nascimento, São Vicente de Paulo, Raimundo Toledo e Rivadalva de Carvalho.

Sem dúvida, algo para ler e se encantar com esses estudantes que trazem a magia de transformar palavras em artes poéticas e que participam dos projetos Leitura e Descoberta: Viaje nessa Ideia, de que participaram 4 estudantes, Aventureiros da Leitura, de que participaram 14 estudantes e Leitura: Luz do Aprender, com outros 5 estudantes.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio de sua gestora, professora Elza Brito, encaminhará essa esplêndida obra literária, que tem a parceria da Academia de Letras de Paulo Afonso com a Prefeitura Municipal, para as bibliotecas das escolas da rede com a finalidade de que os poemas sejam apreciados e trabalhados no cotidiano do ensino e aprendizagem.” (Veja no Instagram)

https://www.instagram.com/p/CIYeN5RH8J3/?igshid=1h1nbzwuwfzz0

No dia 11 de dezembro a Professora Maria do Carmo (Carmem), coordenadora do Projeto Leitura: Luz do Aprender e os alunos participantes desta 1ª Antologia de Poetas de Paulo Afonso – Alana Mirela, Camila Góis, as gêmeas Heloísa e Isadora Santos e a mais novinha de todas, Jéssica Christina, de 12 anos, que veio acompanhada por seu pai, Raul Alves, receberam os seus exemplares.

Carmem falou: “Esse é um momento de alegria para nós professores e para cada uma destas adolescentes, ao verem os seus trabalhos, seu talento, suas poesias em uma Antologia produzida pela Academia de Letras de Paulo Afonso. Já participamos de várias outras antologias em cidades da região e essa é a primeira da nossa cidade, Paulo Afonso. Agradecemos muito por essa grande oportunidade que a ALPA nos deu. Muito obrigado à madrinha do nosso projeto, professora Socorro Araújo, que é também da diretoria da ALPA e está presente nesse momento muito bom da vida desses adolescentes.” 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


Marcos Antônio Lima

11/12/2020 - 18:26:10

Como disse Monteiro Lobato, Um país é feito de homens e de livros. Parabéns a todos os envolvidos, em especial ao Guerreiro das Letras, Prof. Antônio Galdino. Parabéns a Academia de Letras de Paulo Afonso, ALPA.


Edson Barreto

11/12/2020 - 15:50:12

Parabéns à Academia de Letras de Paulo Afonso por tão brilhante iniciativa, e em especial ao seu Presidente, Antônio Galdino, por ser o mentor desse magnífico projeto de dignificar os poetas locais, mormente os jovens talentos da Rede Municipal de Ensino.


Negritto

11/12/2020 - 15:13:32

Parabéns para todos os envolvidos que vão fazendo o gosto pela literatura cada vez mais forte em nossas salas de aulas. No vejo a hora de uma aglomeração de conhecimento !Jeová no comando!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!