noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Educação & Cultura

Professor Edvaldo Nascimento, membro da ALPA, defende tese de doutorado em Educação na Universidade Federal de Pernambuco

Dia 23 de Setembro de 2019, no Centro de Educação da UFPE

Publicada em 28/09/19 às 13:15h - 1634 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Professor Edvaldo Nascimento, membro da ALPA, defende tese de doutorado em Educação na Universidade Federal de Pernambuco  Compartilhar a noticia Professor Edvaldo Nascimento, membro da ALPA, defende tese de doutorado em Educação na Universidade Federal de Pernambuco  Compartilhar a noticia Professor Edvaldo Nascimento, membro da ALPA, defende tese de doutorado em Educação na Universidade Federal de Pernambuco

Link da Notícia:

Professor Edvaldo Nascimento, membro da ALPA, defende tese de doutorado em Educação na Universidade Federal de Pernambuco
Edvaldo Nascimento em seu discurso de posse na ALPA em 13/4/2018, no Memorial Chesf Paulo Afonso  (Foto: Negrito Alcântara)

O pauloafonsino Edvaldo Francisco do Nascimento, morando desde os 10 anos de idade na cidade de Delmiro Gouveia/AL, onde é professor da rede municipal e estadual alagoana, ex-vereador deste município, é membro correspondente da Academia de Letras de Paulo Afonso, cadeira Nº 30 que tem como patrono o poeta alagoano Jorge de Lima.

Em 2013, Edvaldo Nascimento, um apaixonado pesquisador sobre e vida do pioneiro na produção de energia elétrica na região e em várias outras áreas, o cearense Delmiro Gouveia, defendeu uma tese de Mestrado em Educação com o tema Delmiro Gouveia e a Educação na Pedra que resultou no livro com o mesmo nome publicado pelo autor e com outra edição publicada pelo Senado Federal no ano de 2014.

Ao decidir fazer um doutorado nesta área da educação, Edvaldo Nascimento escolheu como tema Modernização e Educação Escolar no Nordeste Brasileiro, com foco no sistema de ensino desenvolvido pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, a partir do ano de 1949, quando a hidrelétrica abriu a sua primeira escola em Paulo Afonso, a Escola Adozindo Magalhães de Oliveira, de ensino Primário, hoje Fundamental I, até o ano 2000 quando foram encerradas as atividades da educação mantida pela Chesf nesta cidade baiana, com o fechamento do Colégio Paulo Afonso, construído em 1951 como Ginásio Paulo Afonso, por decisão do Governo Federal que determinou que a hidrelétrica do São Francisco devia se dedicar apenas à produção, geração, transmissão e comercialização de energia elétrica, sua atividade-fim.

A fase preparatória para esse doutorado exigiu do professor Edvaldo extenuante trabalho de pesquisa que incluiu um período de 6 meses de estudos em Portugal e muitas viagens pelo Brasil onde entrevistou ex-diretores pioneiros da Chesf em Salvador, Aracaju e em Paulo Afonso e, nessa pesquisa encontrou o apoio do professor Antônio Galdino da Silva, ex-aluno das escolas da Chesf e ex-professor do Colégio Paulo Afonso que escreve um livro sobre esse tema, mais voltado para o resgate da história e da memória da região, nesta área.

A defesa da tese de doutorado do Professor/Mestre Edvaldo Nascimento aconteceu no dia 23 de Setembro, na Sala 12 do Anfiteatro Iracema Lima Pires Ferreira do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco e teve como examinadores os Professores Doutores Edilson Fernandes de Souza, da UFPE, Justino Pereira de Magalhães, da ULisboa, Márcio Ananias Ferreira Vilela, da UFPE, José Vieira da Cruz, da UFAL e a Professora Doutora Josefa Eliana Souza, da UFS.

Edvaldo Nascimento sendo diplomado pelo presidente da ALPA, Antônio Galdino e recebendo a estola da ALPA, de Socorro Araújo, Sec. Geral

A Academia de Letras de Paulo Afonso está organizando nos próximos meses um evento público quando o Professor Edvaldo Nascimento, ao lado de outros educadores de Paulo Afonso estará falando deste trabalho de resgate deste importante segmento da história de Paulo Afonso, especialmente sobre os aspectos da teoria e prática do ensino à luz da legislação e da pedagogia e suas variantes aplicadas ao longo de mais de 50 anos de ensino no sertão de Paulo Afonso.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


Luiz Fernando Motta Nascimento

29/09/2019 - 08:56:03

Professor e Historiador Edvaldo NascimentoParabéns pela bela e importante Tese de Doutorado sobre o ensino em Paulo Afonso. Eu que pude acompanhar um pouco a sua dedicação e competência acredito que sua Tese mostrará para a juventude pauloafonsina a competência e seriedade do ensino realizado nas Escolas de Paulo Afonso. Hoje registramos com muito orgulho o fruto deste trabalho através dos vários engenheiros, médicos,advogados, professores, administradores, etc. no Brasil e no Exterior. A sua Tese é um marco importante para os historiadores e estudantes pauloafonsinos.


Fátima

28/09/2019 - 17:46:58

Parabéns professor!!!


Francisco Nery Jr.

28/09/2019 - 14:40:48

Parabéns ao colega de academia pela conquista do doutorado.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!