Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Educação & Cultura

IGH/PA – Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso empossa sua nova diretoria

O historiador e escritor João de Sousa Lima é o novo presidente

Publicada em 15/06/19 às 17:26h - 1656 visualizações

por Antônio Galdino - Fotos: Negrito Alcântara


Compartilhe
Compartilhar a notícia IGH/PA – Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso empossa sua nova diretoria  Compartilhar a notícia IGH/PA – Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso empossa sua nova diretoria  Compartilhar a notícia IGH/PA – Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso empossa sua nova diretoria

Link da Notícia:

IGH/PA – Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso empossa sua nova diretoria
Marta Tavares (Sec. IGH) dá posse a João de Sousa Lima (dir) e Flávio Motta na diretoria do IGH  (Foto: Negrito Alcântara)

Em solenidade bastante concorrida aconteceu na noite da sexta-feira, dia 14 de Junho, na Casa da Cultura de Paulo Afonso, a posse da nova diretoria do IGH/PA – Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso para o biênio 2019/2021.

Os novos eleitos, na segunda-feira, 10, foram:

Presidente – Historiador e escritor João de Sousa Lima

Vice-presidente – Engenheiro, pesquisador Flávio José Ataíde da Motta

Secretária – Geógrafa Marta Tavares

Tesoureiro – Professor Severino Gilson Peixoto de Oliveira

Além dos membros do IGH, estamos presentes à solenidade também vários membros da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA e significativa representação da sociedade local. A prefeitura de Paulo Afonso se fez representar pela Sra. Juvandir Tenório (D. Didi), esposa do prefeito Luiz Barbosa de Deus. Pela ALPA, além do seu presidente, Professor e escritor Antônio Galdino da Silva, estavam presentes, João de Sousa Lima, vice-presidente da ALPA e novo presidente do IGH, Socorro Mendonça, Marcos Antônio Lima (que veio de Santa Brígida/Colônia), Roberto Ricardo (fundador do IGH), Edson Barreto, Luiz Rubem.

Na mesa de honra estavam o presidente do IGH, Professor Severino Gilson, D. Juvandir Tenório, o Tenente Coronel Cardoso, da 1ª Cia de Infantaria, o presidente da ALPA, o advogado Isac Oliveira e o Professor, ex-deputado federal e ex-padre Manoel Alcides Modesto Coelho.

No auditório da Casa da Cultura, membros do IGH e amigos e familiares dos novos diretores do IGH-PA.

Os eleitos prestaram o juramento de posse e, em seus discursos disseram do desejo e continuar o trabalho de resgate e preservação da história de Paulo Afonso.

João de Sousa Lima falou de sua luta incansável na busca de informações preciosas sobre a história do cangaço na região, tema de 8 dos seus livros e outros fatos históricos e agradeceu “pela acolhida que esta cidade me deu e à minha família desde que aqui cheguei, com 10 anos de idade e a Câmara já me fez Cidadão deste município. Hoje é dia de muita emoção, por ter recebido os votos dos colegas do IGH para representa-los nessa importante instituição cultural e por ver aqui, grandes amigos, prestigiando essa minha posse à frente do IGH. Estaremos todos dedicados a continuar essa caminhada, valorizando a cultura e a história de Paulo Afonso”.

Flávio Mota, vice-presidente, também se declarou “feliz e homenageado, ao ser escolhido como companheiro de João de Sousa Lima nessa luta pela preservação do nosso patrimônio, o resgate das histórias de vida de pioneiros que fizeram a Chesf e a cidade de Paulo Afonso”.

Também usaram da palavra o presidente do IGH Professor Severino Gilson que falou da criação desse Instituto, “em 2004, quando eu, o Professor Roberto Ricardo e a Professora Edileuza nos reunimos em uma sala do CIEPA, hoje CETEPI -1, ali nasceu o IGH, tomando por referência o IGH da Bahia. Assumi esta instituição há 2 anos, substituindo o Professor Roberto Ricardo que ficou no comando do IGH por 13 anos e agora passo o cargo ao sócio João de Sousa Lima, eleito seu novo presidente, formulando votos de pleno sucesso desta nova diretoria”.

A noite teve ainda como oradores, o presidente da ALPA que parabenizou a nova diretoria e desejou muito sucesso e chamou a atenção de todos “para a necessidade de se unir forças, e o IGH é muito importante nessa luta e buscar  ações imediatas, dos governos, especialmente do governo federal, para a revitalização do rio São Francisco, porque, já vemos aqui em Paulo Afonso os resultados dos danos que vem sofrendo esse rio: a vasão necessária para que todas as usinas da Chesf funcionem a plena carga é de 2.060 metros cúbicos de água por segundo. Estão chegando aqui pouco mais de 500 metros cúbicos e quase todas as máquinas estão paradas. Já vi a Cachoeira de Paulo Afonso com mais de 18 mil metros cúbicos de água por segundo despencando de suas quedas. Hoje está seca. As baronesas estão acabando com o turismo. Ou o governo federal age imediatamente para revitalizar o rio, de forma definitiva, ou logo teremos um rio morto e a vida na região também vai morrer”. E lembrou do grande defensor do rio São Francisco, José Theodomiro de Araújo, conhecido como "o velho do rio", que escreveu: “E quando ele morrer, no lugar onde hoje é a Cachoeira Casca D`anta nós, que o amamos, faremos fixar no paredão da serra, o epitáfio: “Por aqui passou um rio, que foi destruído por um povo que usou a inteligência para praticar a burrice.”

Sobre o rio São Francisco, Ivan Caetano, pioneiro da Chesf como mecânico dos helicópteros da hidrelétrica do São Francisco, falou, com as vivências e a sabedoria dos seus 82 anos de idade, das dezenas de viagens que fez ao longo do rio São Francisco e do rio que conheceu “de águas límpidas e transparentes que se podia beber na palma das mãos até o rio de águas turvas, contaminadas por esgotos e por agrotóxicos e pela plantação de eucaliptos às suas margens e pela agricultura sem controle. Infelizmente, o rio São Francisco como está, vai morrer”.

Essa preocupação com a situação atual do rio, foi oportunamente também avaliada em uma reunião de posse da diretoria do IGH, em uma fala do biólogo Maurício Arouche, que falou em nome da Aghenda, ONG dirigida por sua esposa, Valda Arouche. Maurício apresentou dados muitos preocupantes sobre a situação do rio São Francisco, "inclusive com a grande carga de agrotóxicos e com os venenos que chegam das barragens de minérios estouradas em Minas Gerais" e observou que “o IGH tem um importante papel nessa luta, como uma instituição formadas por homens e mulheres pesquisadores, geógrafos, historiadores, engenheiros, professores, formadores de opinião”.

O Dr, Isac Oliveira, de Altinho/PE e hoje também Cidadão de Paulo Afonso elogiou o intenso trabalho de pesquisa de João de Sousa Lima que resultou em quase 20 livros publicados e disse saber que “o IGH continua em boas mãos”.

Manoel Alcides chamou a todos para “uma releitura dos nossos tempos. Uma releitura e reescrita da história de Paulo Afonso, nos dias atuais”.

O comandante da 1ª Cia. de Infantaria ressaltou que “embora chegado a pouco tempo a Paulo Afonso, tive a felicidade de conhecer o João de Sousa Lima e, através dele, de seus escritos, conheci muito mais sobre a história deste lugar e também sobre a história da nossa unidade militar, a 1ª Cia. de Infantaria. Parabenizo e formulo votos de sucesso em sua gestão e pode contar com o nosso apoio.”


D. Juvandir Tenório falou do “acompanhamento do trabalho do IGH, através do jornalzinho que todos os meses recebo e ofereceu o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso para as ações futuras do IGH. Parabéns, João. Sucesso em sua gestão.”

O Professor Roberto Ricardo, fundador do IGH e seu presidente nos primeiros 13 anos de vida deixou também o seu abraço e o seu apoio aos novos colegas diretores eleitos.


A solenidade de posse da nova diretoria do IGH teve ainda o brilho da poesia criada e apresentada pelo poeta Robson, de Jeremoabo “mas apaixonado por Paulo Afonso”, feita especialmente para este evento, em homenagem a João de Sousa Lima e a boa música Raffael di Oliveira, do Projeto Arte em Cena da Secretaria de Cultura da Prefeitura e a participação de um dos seus melhores alunos, Guilherme Marques. A convite do novo presidente do IGH, a solenidade foi conduzida por Paulo Roberto.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


Luiz Fernando Motta Nascimento

18/06/2019 - 14:27:39

A existência do IGH/PA é muito importante para registrar e manter o lado histórico e geográfico das nossas queridas Paulo Afonso e Região. A nossa juventude precisa conhecer e preservar esta região riquíssima em fatos que tanto nos orgulham. Deveria fazer parte da grade escolar de Paulo Afonso. A eleição dos amigos, o Escritor e Historiador João de Sousa Lima (Presidente) e do Engenheiro e Pesquisador Flávio José Ataíde da Motta(Vice-presidente) é uma garantia da continuidade desse belo e importante trabalho.


Lazaro Galvao

15/06/2019 - 22:52:22

O IGH estará muito bem representado pelos amigos João Lima e Flavinho (Flavio Motta).Temos certeza que será um tremendo sucesso! Viva o IGH! Viva a história de Paulo Afonso!


JOÃO DE SOUSA LIMA

15/06/2019 - 19:06:18

fiquei muito honrado com o novo cargo e com a presença de todos.fico eternamente agradecido a todos e deixando claro que o trabalho a frente do IGH será realizado com muita dedicação e comprometimento.


Marcos Antônio Pereira de Lima

15/06/2019 - 17:37:39

Sucesso a nova diretoria do IGH. Parabéns ao nobre confrade João de Sousa Lima. 👏👏👏👏👏👏


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!