noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Destaque do Jornal Folha Sertaneja

PAULO AFONSO, linda cidade! - Tempo de agradecer, de novo, ao leitor!

Muito obrigado a você, que nos lê agora!

Publicada em 05/07/25 às 15:13h - 404 visualizações

Antônio Galdino - atualizada às 19:43hs. e às 23:05hs.


Compartilhe
Compartilhar a noticia PAULO AFONSO, linda cidade! - Tempo de agradecer, de novo, ao leitor!  Compartilhar a noticia PAULO AFONSO, linda cidade! - Tempo de agradecer, de novo, ao leitor!  Compartilhar a noticia PAULO AFONSO, linda cidade! - Tempo de agradecer, de novo, ao leitor!

Link da Notícia:

PAULO AFONSO, linda cidade! - Tempo de agradecer, de novo, ao leitor!
 (Foto: Acervo Antônio Galdino)

PAULO AFONSO, linda cidade! - Tempo de agradecer, de novo, ao leitor!

Muito obrigado a você, que nos lê agora!

Antônio Galdino da Silva

Ainda hoje estaremos disponibilizando para todos os que nos honram com a sua companhia, a Edição Nº 248, do mês de Junho de 2025, do Jornal Folha Sertaneja online, trazendo em suas páginas o que temos anunciado desde a Edição Nº 01: a história recente de Paulo Afonso e região e o resgate permanente das memórias de instituições e pioneiros destas terras sertanejas.

Nascidos em 18 de fevereiro de 2004, há 21 anos, o site www.folhasertaneja.com.br e o Jornal Folha Sertaneja têm mais de 21 anos de caminhada, firmados nesse propósito de preservar a memória e resgatar a história desta região que, segundo estudiosos do desenvolvimento de cidades, no tocante especificamente a Paulo Afonso, tem sido um caso à parte, surpreendente até para alguns, pelo fato deste município ter se originado da construção de barragens e usinas hidrelétricas.

Somos um jornal, que era impresso e hoje está online e um site de notícias, crônicas, histórias, exalta a cultura e têm – o jornal e o site – sobrevivido a duras penas embora a aceitação dos leitores seja a nossa maior razão de não termos fechado as nossas portas, pela falta de apoio de quem mais poderia ajudar, em respeito ao próprio município.

Somos um site que ousa abrir espaço para poetas, escritores, para divulgar a cultura, as artes, a literatura e, como o Jornal Folha Sertaneja, também a história e o resgate das memórias dessa região. E estamos fazendo isso, há anos, sem nenhum apoio e continuaremos, até quando for da vontade de Deus.

O site, considerando apenas os últimos cinco anos, tempo de migração do site da Folha Sertaneja para outro espaço da mídia, o www.folhasertaneja.com.br já publicou, até hoje, 5 de julho de 2025, 3.820 matérias e já teve, neste tempo, 7.375.313 acessos. Isso que você leu. Mais de 7 milhões de acessos e no mês de maio/2025, batemos todos os recordes de acessos mensais do site, chegando a 208.322 acessos, o que nos dá uma média diária de 6.720 acessos/dia com picos de até 11.433 em 20/05. Em junho, assim como nos meses anteriores, os resultados foram semelhantes... E seguimos assim nesses primeiros dias de julho, embora, infelizmente, não saibamos se esses veículos de comunicação estarão vivos amanhã, no próximo mês...

Contrariando a lógica, Paulo Afonso não virou uma cidade fantasma. Paulo Afonso é linda e temos nos esforçado muito para continuar contando a sua história mais recente, resgatando as suas importantes memórias...

Asseguram todos que, em situações como a da cidade de Paulo Afonso, a tendência é que, uma vez concluídas as obras das barragens, os “barrageiros” logo se mudam para outra obra e aquilo que se criou, um povoamento que até vira cidade, e, acabadas as obras, transforma-se em região desabitada, de nenhum desenvolvimento, uma cidade fantasma.

Concluídas as grandes obras em Paulo Afonso e no seu entorno, a cidade segue o seu rumo na direção do futuro com estimados 120 mil habitantes

O que dizem os especialistas é que, no caso de Paulo Afonso, o que seria uma obra de pouco mais de 5 anos de duração, foi crescendo em ritmo tão acelerado, em face da exigência de mais energia para o Nordeste, e a obra da Usina Paulo Afonso 1, desdobrou-se em muitas outras usinas, barragens, grandes reservatórios construídos em 50 anos de obras.

Como eram obras próximas de sua base – Paulo Afonso – a população foi-se fixando e logo, o pequeno povoado Forquilha cresceu, virou a Vila Poty, Distrito de Paulo Afonso – todos ligados ao município de Glória, até se tornar no Município de Paulo Afonso que em 28 de julho comemora o aniversário de 67 anos e tem uma população estimada de 120 mil habitantes.

O site www.folhasertaneja.com.br e o Jornal Folha Sertaneja nasceram na euforia desse desenvolvimento regional, vendo nascerem as universidades, crescer o comércio, a população do lugar crescendo, quase duplicando a cada Censo do IBGE.

No tempo de vida do site e do Jornal Folha Sertaneja, também houve a evolução rápida da internet e as redes sociais se firmaram com força, fazendo nascer até novos profissionais, os influencers e outros. Nos 20 anos desse Século 21, veio a pandemia do Covid-19 e além de causar um morticínio nunca visto no mundo, também matou muitas empresas, sendo a área da comunicação, uma das que mais sofreu.

Emissoras de Rádio que caminham para o cinquentenário e o jornal impresso têm perdido espaço para as redes sociais e até as Prefeituras e Câmaras Municipais, que possuem gordos orçamentos para publicidade, têm buscado outras formas de se comunicar com a população e os seus eleitores.

Em vista desse quadro dantesco, o Jornal Folha Sertaneja aderiu ao lugar comum – deixou de ser impresso e passou a sair, mensalmente, no formato online. O site mantém-se firme na produção de matérias, reportagens mais profundas, a crônica suave, a poesia.

Obrigado a cada leitor do Site da Folha Sertaneja! Passamos de 200 mil acessos em maio 2025. “Até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Sm 7:12).

Nesse universo, o nosso www.folhasertaneja.com.br tem crescido a cada mês e muito agradecemos a cada um dos internautas que nos lê e compartilha as nossas matérias.

Reafirmamos o que dissemos na criação desses veículos de comunicação: eles não têm nenhuma cor partidária e tanto isso é verdade que em todas as eleições municipais o site e o Jornal Folha Sertaneja abriram espaço exatamente igual, para todos os candidatos e nunca recebeu nada por isso. E sabem quando agradeceram? Nenhum.

E sabem quanto recebe o site e o Jornal para continuarem nessa caminhada? R$300 reais de um anunciante e R$100 reais de um leitor anônimo de Salvador.

Compartilhamos com os nossos seguidores essa boa notícia e nos colocamos à disposição de todos, para continuar prestando esse serviço a Paulo Afonso e região, como anunciamos em 18 de fevereiro de 2004, no nascimento do Jornal Folha Sertaneja

Como disse a historiadora Emília Viotti da Costa (São Paulo - 28/2/1928 – 02/11/2017) “Um povo sem memória é um povo sem história”

Veja a seguir, algumas imagens da Paulo Afonso de hoje e outras da Paulo Afonso dos seus primeiros tempos. As imagens de antes mostram pessoas e instituições muito importantes para que houvesse a Paulo Afonso onde você e eu moramos hoje.

Continuaremos a nossa caminhada até for o querer de Deus e, se chegamos até aqui, temos absoluta certeza que “Até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Sm 7:12).

FOTOS DE PAULO AFONSO/BA - ONTEM e HOJE.

Visita do presidente Eurico Gaspar Dutra a Paulo Afonso - 8 de setembro de 1950

Guaritas da Chesf em 1950, ao lado da Sala dos Visitantes

Aeroporto de Paulo Afonso em 19 de setembro de 1950

Construção da Igreja de São Francisco - 1949

Clube Paulo Afonso. Por trás dele passava a estrada BR-110 até Glória, por dentro da Tapera de Paulo Afonso, hoje Bairro Centenário

Ponte D. Pedro II, sendo construída, em 1957

Armazém Sertânia, do Sr. Otaviano Leandro de Moraes (à porta), primeiro prefeito de Paulo Afonso - 1959/1963

Desfile das Escolas Reunidas da Chesf em 7 de setembro de 1953

Chafariz 2, um dos três construídos pela Chesf na Vila Poty

Professora Elísia e estudantes da Escola Adozindo, na Chesf (hoje UNEB) em junho de 1949 

Prefeito Otaviano Leandro de Moraes inaugurando a Escola do Juá (1960)

Primeiros vereadores de Paulo Afonso - 1959/1963. No detalhe, Dinalva Simões Tourinho, primeira presidente da Câmara. Estudava em Salvador e renunciou ao mandato e ao cargo em outubro de 1959. Foi substituída pelo suplente Noé Pires de Carvalho. À partir da esquerda: Noé Pereira dos Santos, Lizete Alves dos Santos, Diogo Andrade Brito (1º secretário), Noé Pires de Carvalho, Luiz Mendes Magalhães (vice-pr. assumiu a presidência), Manoel Pereira Neto (2º secretário), José Freire da Silva e José Rudival de Menezes.

Primeiras professoras da Chesf - Paulo Afonso/BA

Ginásio Paulo Afonso - 25 de outubro de 1955

Desfile das Escolas da Chesf na Rua do Gangorra. À frente, Lindinalva Cabral e as Bandeirantes. Abaixo, desfile na Avenida Getúlio Vargas. Ao fundo a Catedral de Fátima

Prainha de Paulo Afonso em 1984, quando se chamava Balneário Encantos Mil

A seguir, algumas imagens mais recentes de Paulo Afonso

Bairro Tancredo Neves

Reservatório de Moxotó (1 bilhão de metros cúbicos de água)

Lago da Usina PA-IV - Copa Vela. Ao fundo, Serra do Umbuzeiro (Povoado Riacho-Paulo Afonso/BA)

Cânion do Rio São Francisco




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Maria de Lourdes Gomes Feitosa

06/07/2025 - 16:20:39

Que relíquia professor eu amei ver essas postagens.❤️


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!