Laço de Luto
in memoriam
Professor Antônio Galdino

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Nery

Os Geriátricus e a Suprema Corte

Publicada em 05/08/25 às 00:51h - 542 visualizações

Francisco Nery Júnior


Compartilhe
Compartilhar a noticia Os Geriátricus e a Suprema Corte  Compartilhar a noticia Os Geriátricus e a Suprema Corte  Compartilhar a noticia Os Geriátricus e a Suprema Corte

Link da Notícia:

Os Geriátricus e a Suprema Corte
 (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)

Os Geriátricus e a Suprema Corte

Francisco Nery Júnior  

Esta minha semana não foi leve, embora tudo tenha terminado bem. As coisas aconteceram, problemas foram resolvidos e novos amigos apareceram.

Sexta-feira pela manhã, ida à feira, a Feira Grande. Velhos amigos, ex-vizinhos e os companheiros da Zona Rural. O objetivo principal era comprar duas sandálias novas, a de sair e a de ficar em casa. As anteriores decidiram quebrar na quinta-feira. As sandálias atuais não me duram mais que três meses. Elas têm que quebrar – para girar o capital e o governo arrecadar mais em impostos.

Com o espírito alimentado – somos animais gregários e sociais -, voltei para casa. A televisão ligada – é de lei – e os ministros do Supremo (Supremo Tribunal Federal) a falar. Gilmar Mendes, Alexandre de Morais e Luís Roberto Barroso, vozes diferentes e altissonantes, empertigados pela toga e pela importância, vomitavam direito, jurisprudência e erudição. Eles pareciam zangados!

Eu sentava e levantava. Entrava em um cômodo para uma tarefa qualquer e partia para outro para nova tarefa. E eles a falar. Emitiam, em tom solene de quem detém a autoridade e o mando maior do país, trechos pejados de adjetivos fortes e convincentes; pelo menos para eles. Que importa o ouvinte? Por que a preocupação? Roma locuta, causa finita est (Roma falou, o caso está encerrado). Afinal, a Corte é suprema. Nada mais a apelar. Eles versavam sobre os efeitos da Lei [americana] Magnitsky.

O espírito foi ficando pesado – o meu. Eis que senão quando aparece na tela, ao mudar de canal, Os Geriátricos, um conjunto de três “senhores”, violão e pandeiro em punho, a executar músicas conhecidas de sucesso.

Caracterizados e leves, deram o recado – o seu show, claro – e o meu espírito recobrou a tranquilidade que havia experimentado na nossa Feira Grande.

Francisco Nery Júnior  




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!