O Professor Nery e as árvores, uma missão...
Ou: No Tempo do Professor Nery (uma introdução)
Antônio Galdino
No início da Semana da Árvore, Paulo Afonso ganha uma Palmeira da Índia no início de sua mais importante Avenida Apolônio Sales.
Sou o Professor Antônio Galdino, editor do site www.folhasertaneja.com.br mas “invadi” o espaço do Professor Francisco Nery Jr., depois de acordado com ele, para narrar um feito seu, nesse dia 17 de setembro de 2024, dia do seu aniversário.
O Professor Francisco Nery, cronista, membro da Academia de Letras de Paulo Afonso, ex-professor de Inglês do Colégio Paulo Afonso – COLEPA e também do CIEPA, hoje CETEPI I, tem levado a sua vida de aposentado chesfiano e do Estado da Bahia ajudando a natureza à sua volta. Adora viver plantando árvores pela cidade e até em suas viagens para Salvador, onde nasceu e tem familiares, vez por outra planta uma árvore na capital do Estado.
Em Paulo Afonso, vem fazendo isso há muitos anos e tem em sua casa um grande viveiro de plantas cujas mudas têm sido cedidas para pessoas e instituições interagirem também espalhando o verde pelas ruas da cidade.
Ele diz ter se inspirado no trabalho do ex-diretor da Chesf, Amaury Menezes que dá nome ao Bairro onde mora e em outro chesfiano do tempo desse diretor, o Sr. Manoel José, responsável pelos cuidados dos jardins de todo o Acampamento da Chesf que, por decisão de Amaury Menezes foi todo arborizado e nele construídos vários lagos para amenizar o grande calor da Caatinga onde todo o município de Paulo Afonso está inserido.
Dia 21 de setembro é o Dia da Árvore e o Professor Francisco Nery chamou os colegas da ALPA e gente da prefeitura para ir plantar uma muda de Palmeira da Índia no início da Avenida Apolônio Sales com a Vila Militar. Com ele, ali estavam o presidente da ALPA, Isac de Oliveira, também Marcos, assistente do Secretário de Meio Ambiente Wilson Pereira que apoiou com o transporte e plantio dessa árvore nobre, como uma ação do Professor Nery compartilhada com a ALPA.
A tomar essa iniciativa, mais uma de centenas de outras que já fez na cidade, o Professor Nery relatou:
“Li no Le Monde o que um pensador francês afirmou que daqui a três gerações a humanidade irá afundar no ritmo que vai. Tenho ressaltado que a salvação está em atos como plantar árvores. Se os cerca de trinta milhões de habitantes ao longo da Bacia do São Francisco. recuperassem as matas ciliares plantando árvores e protegendo as nascentes, teríamos água para uma Usina PA-V com todos os benefícios para nossa região e muito especialmente para Paulo Afonso”.
No tocante à nossa cidade, alegra-se o Professor Nery ao afirmar. “As pessoas em PA, observamos, cada vez mais estão plantando - e protegendo - árvores com todos os benefícios: sombreamento, melhora da temperatura, sequestro de carbono e Co2, dentre outros".
Lembra também o plantador de árvores Professor Nery que “é importante ressaltar que cortar uma árvore é crime!” E se coloca à disposição de outros interessados em contribuir para melhorar a arborização da cidade: “Qualquer cidadão ou político que desejar plantar uma árvore é só nos contactar”.
O evento mereceu toda a atenção da Rádio Bahia Nordeste que para ali mandou o seu repórter Antônio Carlos Zuca que fez um “take”, ao vivo desse momento.
Mas, nesta ação especial de abertura da Semana da Árvore, queremos destacar um detalhe bem especial: Nesta data, 17 de setembro é o dia do aniversário do Professor Francisco Nery Júnior que está completando 77 anos e os cristãos sabem que essa longevidade de vida é bênção de Deus para os seus filhos amados.
Então, como essa árvore Palmeira da Índia, que simboliza a abertura da Semana da Árvore foi plantada hoje 17/9/2024, pelo Professor Nery e convidados, no dia do seu aniversário, que acham dela se chamar Árvore do Professor Nery e se pedir à Secretaria de Meio Ambiente que coloque ao lado dessa Palmeira da Índia uma placa com essa informação?
A nossa muda, mais precisamente, se assemelha à Palmeira Leque do Himalaia que é uma cadeia de montanhas que passa pela Índia (pesquisa Google).