Organizada como Congregação Batista em Paulo Afonso em 13 de dezembro de 1949 pela Convenção Batista Baiana, tornou-se a Primeira Igreja Batista de Paulo Afonso em 27 de janeiro de 1952. O pastor Valdívio de Oliveira Coelho, pastor da Igreja Batista Sião em Salvador, foi o organizador da congregação inicial. Tenho a alegria santa de escrever que eu era um membro de pouco mais de quatro anos daquela igreja no colo da minha irmã Nadir. Frequentei a igreja até a União Intermediária quando me transferi para a Primeira Igreja Batista do Brasil.
Em Paulo Afonso, os tempos eram outros e houve muita perseguição com pedradas e invasão do templo. As circunstâncias se impuseram e a poeira do tempo se encarregou de virar a página.
O episódio da implantação da igreja e o desenrolar dos primórdios estão relatados no livro "Primeira Igreja Batista de Paulo Afonso - 74 Anos de História" lançado oficialmente ontem,14 de abril de 2024, no moderno templo da igreja, pelo autor professor Antônio Galdino da Silva.
Foi uma noite de gozo espiritual, reconhecimento pelo trabalho realizado, a obra escrita, e de louvor ao Deus Todo-Poderoso realizador de todas as coisas.
A Ele, toda a honra e toda a glória para todo o sempre.
Francisco Nery Júnior