noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Nery

Sobre entendimento, Clóvis e Jota Matos

Publicada em 21/03/24 às 11:57h - 229 visualizações

Francisco Nery Júnior


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sobre entendimento, Clóvis e Jota Matos  Compartilhar a noticia Sobre entendimento, Clóvis e Jota Matos  Compartilhar a noticia Sobre entendimento, Clóvis e Jota Matos

Link da Notícia:

Sobre entendimento, Clóvis e Jota Matos
 (Foto: imagem ilustrativa)

De Rousseau: "Já que nada autoriza um homem considerar-se superior ao outro, o único caminho é o entendimento". Jean Jacques Rousseau deve ter dito desse jeito em francês. 

Estamos a levar uma comunicação escrita. Se fosse televisiva, teria ficado para depois. O fato é que estou com algo tipo insolação, a cara queimada do sol. O leitor nada disso mereceria. Pela manhã, por vários minutos a ajudar o vizinho da esquerda a cortar um pé de nim que ele plantou bem no pé do muro divisório. Lá atrás, encasquetou e plantou. Teimou e plantou.

E tive que ir lá, a essa altura da vida. Uma das galhas já estava bem em cima da rede de alimentação da Coelba. Sobrou pra mim, cortar o pé de nim. Entra e sai, abre depósito de ferramentas, pega corda pra lá e pra cá a procurar a "maquita" que felizmente funcionou. Funcionou e derrubou a galha citada bem em cima da rede elétrica que, providencialmente, aguentou o tombo. Como ilustração, apenas para clarear mais um pouco a argumentação, uma das coisas que aprendi na França é que não é permitido, por lei, um vizinho plantar uma árvore de porte no pé do muro divisório dos lotes das casas a menos de quatro metros. Pode parecer intuitivo - e é -, mas está na lei.

Em parágrafo específico, o vizinho do lado direito também plantou o seu nim bem no pé do muro - direito. Cortou uma mangueira e plantou o seu providencial pé de nim, ficando registrado que a manutenção dos muros sobra para mim; tem sobrado nesses quarenta últimos anos. Estão começando a rachar pela eficiente ação tentatória de paciência das raízes dos nins que bem fazem a sua parte. Assim sendo, " Assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa".

Então Jota Matos. Antes de levantar os andares superiores, prédio vizinho à Rádio Bahia Nordeste, um entendimento necessário. A conversa direta com Tico e tudo resolvido. Sem arranhões até hoje. Do outro lado, outro entendimento com Clóvis, chesfiano falecido, se impunha. Conversa feita e tudo resolvido. Amizade mantida, civilidade sempre, visitas ao vizinho na sua reta final. Assim conseguimos colocar em prática a máxima de Rousseau.

A despeito do exposto acima, personagens inerentes, nunca vi Clóvis - nem vi Jota Matos - de braços pra cima nem de voz rouca a bradar aleluias retumbantes e persistentes. Provavelmente nunca leram o filósofo francês, mas entenderam que o melhor caminho é o entendimento.


Francisco Nery Júnior



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


Socorro Mendonça

21/03/2024 - 15:54:18

Imortal,eu já sentia falta das suas escritas.Que bom,quando há diálogo, entendimento e respeito mútuo.Reina a Paz espiritual.


F. Nery Jr.

21/03/2024 - 14:27:19

De acordo com o projeto, que é de autoria do deputado Pedro Ivo Ilkiv (PT), o plantio de árvores em áreas de divisas de imóveis deverá respeitar uma distância de 10 metros entre o fim do plantio e a linha divisória das áreas.


F. Nery Jr.

21/03/2024 - 14:25:35

Plantio corretoPortanto, deixe-a longe de qualquer tubulação. Para que as árvores se desenvolvam, é necessário plantá-las afastadas das divisas — muros, grades e construções. As de pequeno porte deverão estar, pelo menos, a três metros de distância das divisas. As de médio porte a, pelo menos, cinco metros.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!