Quando lhe chamarem de velho
Exulte. Exulte, você é um vencedor. Numa disputa de 150 a 200 milhões de concorrentes, você foi o vencedor. Vieram os entraves e as procelas. Você venceu! Colocaram obstáculos em seu caminho. Você venceu. Superou todos eles. Altaneiro na vida, lá vai você.
E quer saber de uma coisa? Muitos simplórios estão com inveja de você. Ele, o simplório, sabe que, provavelmente, não chegará onde você chegou. Ele - ou ela! - não tem a cepa que você tem. Você é um forte - que ele não é.
Sim, a caminhada foi dura. Foram necessárias horas de formação, persistência, foco e tenacidade. Você venceu, cara! No seu caminho, aí sim, doces e importantes amizades que, incontáveis vezes, lhe deram a mão. Foram muitos amigos. E, para estes, desejamos as bençãos de Deus. Os outros, os outros ficam pra lá. Pedrinhas no caminho, fatalmente caíram para os lados desprezíveis da estrada.
Pelo desvario simplório deles, muitos jovens, cujo desenvolvimento foi sonhado pelos pioneiros heróis responsáveis dos primórdios, perderam a chance de decolar.
E vai você na tranquilidade arduamente adquirida ao passar do tempo. Você acorda na hora que [bem] quer. Não tem mais chefe; nem bom, nem o mau. Fim do mês, enquanto o seu algoz rala todo o tempo embaixo do sol e da chuva, espremido nas lotações do caminho, aos tropeços e às quedas, você vai ao banco e lá o fruto da semeadura tão bem feita por você. Você nem mais pega uma fila.
Se ele quiser, se se apegar com o Maior - não queremos grafar se arrepender -, um dia será como você. Poderá chegar lá. Depende dele, o chegar ou o espatifar-se pelo caminho.
Talvez por tudo que foi dito, talvez pelo impulso incompreensivo dos seres humanos, o tal da matéria lhe chamou de velho.
Francisco Nery Júnior
A propósito, aos 82 anos, aprendi muitas coisas ao longo deste número.Nenhuma dor,musculação,natação, línguas, velha e útil.Tenho 7 netos 2 bisnetos.Quanto mais sou útil mais agradeço a Deus diariamente.Nas mãos de Deus entrego minha vida e ficarei muito feliz no dia do meu reencontro com meus familiares.
Excelente e oportuno adendo, caro Galdino.
Caro Professor Nery: Não sei se é porque eu e o caro amigo já passamos dos 70, assim como muitos milhões de outras pessoas, esse tema – idosos – velhos – é sempre instigante.Lembro que em 26 de julho de 2022, publiquei nesse site um grande artigo, dividido em 2 partes onde se homenageava os colegas Ivus Leal, Roberto Ricardo, Sebastião Leandro e Luiz Fernando Mota, todos muito ativos e com mais de 80 anos e se mostrava também ali uma descoberta da Escola de Medicina da Universidade George Washington, publicada pelo New England Journal of Medicine onde se mostrava que a partir dos 70 os hemisférios cerebrais trabalham em harmonia e que isso possibilita “o pico da atividade intelectual humana ocorre por volta dos 70 anos, quando o cérebro começa a funcionar com força total”, o que levou à seguinte Conclusão: se uma pessoa leva um estilo de vida saudável, se move, tem uma atividade física viável e tem plena atividade mental, as habilidades intelectuais NÃO diminuem com a idade, elas só CRESCEM, atingindo um pico na idade de 80-90 anos.Esses artigos podem ser acessados pelos links: https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/colunistas/641840/1 e https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/colunistas/641860/1