noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Nery

A pompa dos calhambeques no Parque Belvedere

A presença da ALPA

Publicada em 05/03/24 às 00:24h - 284 visualizações

Francisco Nery Júnior


Compartilhe
Compartilhar a noticia A pompa dos calhambeques no Parque Belvedere  Compartilhar a noticia A pompa dos calhambeques no Parque Belvedere  Compartilhar a noticia A pompa dos calhambeques no Parque Belvedere

Link da Notícia:

A pompa dos calhambeques no Parque Belvedere
 (Foto: capa e carros, Galdino. ALPA, Nery.)

A referência (honrosa) se refere ao Quinto Encontro Automotivo Antigos da Ilha realizado nos dias primeiro e dois de março no Parque Belvedere. Foi um banho de bom gosto e saudosismo de quem ama carros antigos, os calhambeques referidos no título.

O termo está meio fora de moda e dele nos aproveitamos pela sonoridade inerente. Calhambeque, no nosso entender, é um termo elogioso para as relíquias apresentadas data vênia dos seus tutores orgulhosos e responsáveis. Dessa forma, são tutores. Não são donos. Até Roberto Carlos cantou o seu Calhambeque bi-bi. O brilho caprichado da lataria parecia se esforçar para um agradecimento do fundo do coração; do coração dos expostos.

Isac Oliveira (Pres/ALPA), João de Sousa Lima e Gorette Moreira (Sec. Geral/ALPA)

A ALPA, Academia de Letras de Paulo Afonso, se fez presente em um dos stands. Lá estavam a representar a academia os imortais João Lima, Maria Gorette e o presidente Isac de Oliveira. Como não só de pão vive o homem, também não só de cultura clássica vive a ALPA.

Os organizadores dedicaram o evento à memória de João Medeiros, idealizador do encontro, falecido em 2023. 

Não pude comparecer para verificar se o meu fusca branco, agora na posse do professor Chicão, com todas as peças originais, estava lá. Em dezembro, ele completa os seus cinquenta anos. Na primeira revisão de mil quilômetros, em 1974, um cliente da concessionária não lhe deu mais que cinco anos de vida "ainda mais nessas viagens para Paulo Afonso". Vai chegando a cinco vezes dez.

Francisco Nery Júnior 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


F. Nery Jr.

05/03/2024 - 06:54:32

Adendo: Como road hog se aplica mais ao motorista inconveniente na estrada, preferir jalopy para calhambeque.


F. Nery Jr.

05/03/2024 - 06:43:10

Para os saudosistas da Jovem Guarda, ouvir O Calhambeque por Roberto Carlos. Está lá no Google. E para os estudantes de inglês, "road hog", que não deixa de ser uma indelicadeza para os nossos heróis.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!