A Alpa, Academia de Letras de Paulo Afonso, entra em um novo ciclo. Fechou o anterior, ciclo de sedimentação – e muitas vitórias - com chave de ouro. Vários e importantes apoios. O ciclo se encerra em um encontro de fim de ano de congraçamento e agradecimento em clima de Natal; entendendo-se por natal o advento do Redentor.
O grupo dos imortais entre outros grupos monolíticos da cidade, em ambiente projetado para facilitar o enlevo das nossas almas, em busca de um mundo melhor onde cada um, responsavelmente, possa fazer a sua parte.
Não importa que Saramago tenha classificado o mundo como péssimo onde, por disso força, somos pessimistas. O mundo, acreditamos pode ficar menos ruim. Fracionado ou compartimentalizado, cada vez mais isolado em células que se protegem mutuamente, pode voltar a pensar em união e amor ao próximo.
Sugestões surgiram. Ideias novas foram acatadas. O ânimo cresceu e a Academia vai mostrando a que veio. Assim é o mundo, dos bons e dos maus. Os bons – queremos todos ser bons – procuram se dobrar à ordem, que concluímos conclamação, de fazermos o homem, corolário da criação: “Façamos o homem!”. A Alpa, que não é boba, busca fazê-lo.
E o escritor procura encerrar mais uma missão. Fácil, diga-se de passagem. Nada de malabarismo ou de exagero em uma comunidade que cresce e amadurece a olhos grossos e vivos. Basta observar e registrar. Bater a chapa e deixar o resto para os historiadores que virão. Após nós outros virão.
Francisco Nery Júnior
O nosso confrade Nery, tem o dom de nos comover com suas palavras. Obrigado! De fato, na comemoração de aniversário dos 18 anos da ALPA, era evidente a felicidade dos confrades e confeiras, por sentir a ALPA em movimento. Assim seguiremos. Reafirmo os meus agradecimentos pela presença e confiança depositada. A ALPA caminha para ser a grande casa dos intelectuais, dessas pessoas conscientes do compromisso social assumido em favor da difusão da cultura literária e da arte, é o legado que se deseja plantar e deixar para ser colhido por muitas gerações. Essa a natureza da ALPA em movimento.
18 anos da ALPA, vida longa !!Foi uma comemoração leve, simples , valorosa e de sentimentos profundos por uma caminhada de 18 anos , somos a ALPA em Movimento , marcando a trajetória de sua existência ! Foi uma noite memorável !Vida longa a ALPA ! Somos movimento !!!
Como não ficar feliz com tamanha grandeza de ações e de presenças na comemoração da maioridade da nossa ALPA ? 18 ANOS de desafios e superações. Nenhum foi tão forte que nos impedisse seguir em frente! As arestas foram aparadas e hoje 24/11/2023, mostramos que somos capazes ao unir forças, presenças e sonhos fazendo nesta data a ALPA brilhar. Obrigada à todos que aceitaram o nosso convite, a união faz a força e é um indicador de que - A ALPA EM MOVIMENTO - está no caminho certo.A ALPA SOMOS TODOS NÓS !
Uma noite muito especial. Comemorar a maior idade da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA foi ímpar. Relembrar sua trajetória ao longo desses 18 anos foi emocionante. Estamos em movimento constante. A ALPA não para!