Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Nery

15 de janeiro de 1955, inauguração da PA-1, primeira usina do complexo hidrelétrico da CHESF

Início da redenção do Nordeste – a visão de Getúlio Vargas e o trabalho dos cassacos

Publicada em 16/01/22 às 14:10h - 1046 visualizações

Francisco Nery Júnior


Compartilhe
Compartilhar a noticia 15 de janeiro de 1955, inauguração da PA-1, primeira usina do complexo hidrelétrico da CHESF   Compartilhar a noticia 15 de janeiro de 1955, inauguração da PA-1, primeira usina do complexo hidrelétrico da CHESF   Compartilhar a noticia 15 de janeiro de 1955, inauguração da PA-1, primeira usina do complexo hidrelétrico da CHESF

Link da Notícia:

15 de janeiro de 1955, inauguração da PA-1, primeira usina do complexo hidrelétrico da CHESF
Operários da Chesf em 1950, os \"cassacos\", abrindo a rocha (em 1950) para ser instalada a 1ª Usina da Chesf  (Foto: Acervo do Memorial Chesf.)

Há exatamente 67 anos, o presidente Café Filho inaugurava, em 15 de janeiro de 1955, a primeira usina (PA-1) do complexo hidrelétrico da Chesf em Paulo Afonso. Muito tem sido escrito sobre essa verdadeira epopeia acertadamente denominada de A Redenção do Nordeste. A mais recente narrativa acaba de ser publicada pelo professor Antônio Galdino. 


Quando a primeira carga de energia elétrica hidráulica chegou a Salvador, eu era bem pequeno. Lembro da alegria e orgulho cívico do meu pai ao acionar o interruptor, que chamávamos chuíte (de switch - troca, mudança em inglês). Na matéria de Galdino, meu editor-chefe, não resisti colocar o comentário que passo agora para o meu leitor: 


Até 15 de janeiro de 1955, a nossa energia, em Salvador, vinha da queima de combustível fóssil em duas ou três usinas térmicas. A instabilidade era grande. A luz faltava e a minha mãe logo procurava acender os candeeiros. Não deixava de ser uma festa para nós, os meninos da casa, embora a situação fosse muito desconfortável. Ainda hoje, o cheiro de querosene está nas minhas narinas. Até que um dia meu pai nos informou que "agora temos energia [confiável] de Paulo Afonso". A nossa festa macabra acabou. 


Entre parênteses, nesse ínterim ou neste interregno, já está nas mãos do editor entrevista realizada com o empresário Sebastião Leandro de Morais. Um dos questionamentos ao entrevistado diz respeito ao fato de nós louvarmos e valorizarmos o papel de Abel Barbosa e Silva (eu sou um deles) na emancipação de Paulo Afonso e displicentemente subestimarmos o papel de Otaviano Leandro de Morais (primeiro prefeito eleito). 


Na cerimônia de inauguração da PA-1, em 15 de janeiro de 1955, a fita foi cortada pelo então presidente João Café Filho apenas quatro meses e vinte e dois dias após o suicídio de presidente Getúlio Vargas em 24 de agosto de 1954. “Getúlio fez o decreto [em 1948] e Dutra realizou” (a composição da Chesf e o início das obras). Assim sendo, além de “comprar” a ideia antiga reforçada por homens de valor como Apolônio Sales e Antônio Alves de Souza, Getúlio Vargas, o verdadeiro lançador dos alicerces do Brasil moderno, foi o tocador da obra. Tanto em relação a Otaviano como a Getúlio Vargas, o nosso mea culpa. Confessamos a nossa omissão relativa e pedimos desculpas. 


Outrossim, de certa forma relativizamos o denodo, o empenho e o trabalho dos operários, os verdadeiros construtores das usinas chamando a atenção para a competência da engenharia nacional. Certos da aquisição da tecnologia importada, mas também certos estamos da responsabilidade dos nossos engenheiros, técnicos e aqueles que carinhosamente denominamos cassacos. Eles eram cientes que o dono do defunto é quem pega na cabeça do caixão. Assim deu certo a empreitada. 


A título de testemunho, a minha constatação pessoal do que acabamos de descrever no parágrafo anterior desde que entrei para a companhia em 1973, tendo sido transferido para Paulo Afonso em 1974. Logo verifiquei a competência e a seriedade do nosso pessoal. Os mestres e chefes de turma eram sérios, compenetrados e competentes. Os engenheiros e técnicos sabiam desenrolar a montagem das usinas. Dei aulas de inglês a alguns engenheiros e gestores de empreiteiras. Eles não desligavam o telefone. As nossas aulas eram constantemente interrompidas. O fio da meada era interrompido e a qualidade da assimilação das estruturas da língua ficavam prejudicadas. 


Encerrando a nossa já longa matéria, a sugestão de uma pesquisa para verificar se algum dos onze operários que aparecem, sem camisa, capacete; luvas ou botas, na famosa foto de 1950 dentro de um dos túneis da Usina PA-1; verificar se ainda está vivo. Certamente todos ficaríamos felizes em lhe prestar as homenagens devidas como prestamos aos primeiros diretores da CHESF e aos batalhadores aos quais devemos o início da Redenção do Nordeste do Brasil. 


Francisco Nery Júnior 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Leitor

23/01/2022 - 08:30:54

Qual desses da foto ainda está vivi?????????????????????????Professor Galdino procurar


Autor

16/01/2022 - 15:04:00

Final do penúltimo parágrafo, ler "ficava prejudicada". Desculpe-me o leitor pela falha.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!