noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Nery

A reeleição quase garantida de Jair Bolsonaro

Publicada em 05/05/21 às 20:21h - 639 visualizações

Francisco Nery Júnior


Compartilhe
Compartilhar a noticia A reeleição quase garantida de Jair Bolsonaro    Compartilhar a noticia A reeleição quase garantida de Jair Bolsonaro    Compartilhar a noticia A reeleição quase garantida de Jair Bolsonaro

Link da Notícia:

A reeleição quase garantida de Jair Bolsonaro
 (Foto: r7.com)


Duas considerações antes do desenvolvimento desta matéria: 1) a não compreensão, se do Le Figaro ou do Le Monde de Paris, não importa, de o presidente Jair Bolsonaro não despencar nos níveis de aprovação, considerando a pandemia da Covid-19 e a estagnação econômica, e 2) nossa declaração publicada em matéria passada segundo a qual a direita realiza o que é preconizado pela esquerda. Também lembrar que o embate que se anuncia para 2022 na eleição presidencial se dará entre Jair Messias Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva.  


Na edição de 03.05.2021, o Le Monde publicou artigo de Antoine Reverchon com o título “Porque os pobres votam na direita”, afirmando ser [isto] um paradoxo. O autor explora o trabalho de vinte pesquisadores em cerca de 500 eleições em 50 países no período de 1948 a 2020.  


Nos anos 80, a pesquisa aponta que as classes de nível educacional inferior votavam na esquerda enquanto que as classes de alto nível educacional votavam na direita e no nacionalismo.  


Esta divisão de classe tem-se modificado progressivamente. Pessoas com alto nível de educação votam cada vez mais na esquerda. As pessoas com alto nível de renda ou com patrimônio continuam a votar na direita.  

Então os pobres e as pessoas de nível educacional inferior agora votam na direita com exceção das minorias étnicas ou raciais.  


Assim sendo, a possibilidade de Jair Bolsonaro ser reeleito em 2022 é muito grande se for considerado que o nível educacional dos brasileiros não é alto e o número de pobres no Brasil continua a crescer (52% dos brasileiros ativos economicamente ganham, no máximo, dois salários mínimos). Acrescente-se a isso a capacidade de Bolsonaro para compor e negociar com o Congresso reconhecida pelo jornal francês.  

Francisco Nery Júnior     




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!