Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Jornal Folha Sertaneja Online
Professor Nery

Bravas mulheres brasileiras: 08 de março, Dia Internacional da Mulher

Em Paulo Afonso, nossas mulheres

Publicada em 05/03/21 às 22:05h - 398 visualizações

por Francisco Nery Júnior


Compartilhe
Compartilhar a notícia Bravas mulheres brasileiras:  08 de março, Dia Internacional da Mulher    Compartilhar a notícia Bravas mulheres brasileiras:  08 de março, Dia Internacional da Mulher    Compartilhar a notícia Bravas mulheres brasileiras:  08 de março, Dia Internacional da Mulher

Link da Notícia:

Bravas mulheres brasileiras:  08 de março, Dia Internacional da Mulher
 (Foto: Da net)


Elas têm o legítimo direito de não se deixar subjugar. Os homens, a parte forte apenas após nove meses de formação intensiva – na barriga delas. Fortes no físico, delas dependem para controlar as rédeas. Mulheres fortes têm sido fundamentais na vida e no desenvolvimento de consagrados líderes mundiais. Melhor quando elas são esses líderes. Basta, a título de ilustração, a citação de Ana Nery, Maria Quitéria, Joana D’Arc, Golda Meir e Ângela Merkel, para não falarmos de Maria, a mãe de Jesus. Quando a noção da superioridade dos homens for completamente apagada das nossas mentes, elas serão muito mais. 


O professor Antônio Galdino publicou extensa matéria que narra a visita a Paulo Afonso da pioneira da aviação brasileira Ada Leda Rogato (1910 – 1986), primeira mulher a obter licença como paraquedista e a terceira a obter uma licença de piloto de avião no Brasil. Após um dos seus feitos, foi recebida de volta no Rio de Janeiro nada menos que por Santos Dumont. A matéria citada pode ser acessada na Folha Sertaneja do professor Galdino. 

Em Paulo Afonso, nossas mulheres não ficam atrás. Temos duas delas na nossa Câmara Municipal, a “Irmã Lêda” e Evinha Oliveira. A última dá sinais de entender a função primordial do vereador de fiscalizar o Poder Executivo, além da atribuição de elaborar as nossas leis. 


Tivemos várias mulheres guerreiras e comprometidas na nossa Câmara. A primeira delas, Dinalva Simões Tourinho, filha do saudoso, comprometido e leal fundador do Colégio Paulo Afonso, professor Enoch Pimentel. Ainda passaram por lá a doutora Francisca Siebert, de saudosíssima memória, e Vanessa Barbosa de Deus, altamente avaliada pelo professor Francisco Alves do IFBA de Paulo Afonso. 


Temos um batalhão de professoras pacientes, dedicadas e comprometidas com o processo educacional a quem dedicamos o nosso carinho e o nosso agradecimento. Não teríamos espaço para citá-las todas. Outras heroínas poderíamos citar dos nossos hospitais, das forças de manutenção da ordem, das creches, das que nos ajudam nas nossas casas ou da turma que bravamente luta para manter a cidade limpa – que nós outros sujamos. 

A todas elas, o nosso carinho e o nosso reconhecimento. 

Francisco Nery Júnior




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Professor Galdino

05/03/2021 - 22:37:26

Professor Francisco Nery: O cronista faz justiça às mulheres, de fato, fortes como a sua mãe, que faleceu aos 105 anos de idade.Ademais, faço duas breves referências sobre citações do teu texto. A Folha Sertaneja recebeu esse artigo sobre ADA ROGATO, do historiador e escritor João de Sousa Lima, que o assina e o artigo está tendo grande aceitação e alguns comentários elogiosos.A outra referência é sobre as mulheres pioneiras na política de Paulo Afonso e me permita aqui citar que na primeira Legislatura da Câmara de Vereadores, entre os 8 vereadores, estavam duas mulheres: a citada, Dinalva Simões Tourinho, que mora em Salvador e a outra, ainda viva e mora em Paulo Afonso, a professora Lizette Alves dos Santos. Ao todo, em 62 anos de vida, a sociedade não tem sido justa com suas mulheres. Apenas 10 delas foram eleitas vereadoras. Parabéns a Lizette, pioneira e a todas, todos os dias!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12