noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Nery

Vera Gouveia e Frederico Fausto

Nas mãos dos senhores vereadores, uma justa homenagem

Publicada em 08/01/21 às 01:08h - 647 visualizações

Francisco Nery Júnior


Compartilhe
Compartilhar a noticia Vera Gouveia e Frederico Fausto   Compartilhar a noticia Vera Gouveia e Frederico Fausto   Compartilhar a noticia Vera Gouveia e Frederico Fausto

Link da Notícia:

Vera Gouveia e Frederico Fausto
 (Foto: Arq. do jornal Folha Sertaneja)


Sou, sem sombra de dúvida, testemunha de que a professora Vera Gouveia, ex-diretora do Ciepa, atual Cetepi, e o engenheiro Frederico Fausto, ex-prefeito e ex-chefe do SPOM, viviam para a sua missão. Em outras palavras, nas palavras do professor Hélio Rocha, colocavam a alma no que faziam. Mergulhavam e iam a fundo para cumprirem a tarefa de bem servir e, importante, sem desservir ninguém e sem quebrar as regras do compromisso com a ética e do bem ao próximo. 


Posso declarar, como alguém que trabalhou sob o comando de Vera e de Fred, que houve avanço e desenvolvimento na escola Ciepa e no órgão de manutenção do Acampamento SPOM, dois órgãos com características singulares, durante a gestão dos dois. Eles se doaram para esse avanço e para o bem-estar dos seus comandados. 


Como cultura, memória e reconhecimento são fundamentais no processo de desenvolvimento de um povo, carece nos importarmos um pouco sobre o legado que nos proporcionaram esses dois pauloafonsinos de coração e de cepa. Povo que não tem memória é povo destinado ao fracasso. 


E assim fica lançado um repto aos novos vereadores para a colocação dos nomes da professora Vera e do Engenheiro Frederico em algum local ou patrimônio da nossa cidade. Só teremos a ganhar. 

Francisco Nery Júnior 


P.S. Não sou a favor da substituição de nomes de ruas e logradouros consagrados pelo povo. Acompanhei com satisfação a volta dos nomes tradicionais desses locais em Salvador na gestão do prefeito ACM avô. Assim, a rua Pacífico Pereira (onde eu morava) voltou a se chamar, até hoje, Rua da Curva Grande, como temos a Avenida dos Dendezeiros e a Baixa do Bonfim. Todavia, prevejo que alguém vai sugerir a troca do nome Avenida dos Estudantes para Avenida Vera Lúcia Gouveia.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

5 comentários


Edson Barreto

10/01/2021 - 00:04:38

Parabéns, Professor Nery, seria uma homenagem imorredoura para pessoas que trabalharam pela educação do nosso município, dignificando-a sempre!


Elizabeth Reis

08/01/2021 - 22:15:21

Justas homenagens.A sugestão do professor Galdino da troca de nome da avenida dos estudantes para o nome da professora Vera Gouveia é muito justa.Tive o prazer de ter tido ela como minha professora no COLEPA.


F.Nery Jr.

08/01/2021 - 08:44:08

Professora Noêmia, tb ex-diretora do Ciepa, engenheiro Soares do SPOM, como foi bom trabalhar com esse povo dedicado que ia direto ao assunto, sem rodeios nem esquemas.


F. Nery Jr.

08/01/2021 - 08:35:16

Precisas as suas palavras, Galdino. Agradeço. Feliz da cidade que tem um Galdino preocupado com a história, a cultura e a tradição do nosso povo. Seus escritos e relatos são de uma preciosidade sem par para os futuros pesquisadores, já que Paulo Afonso está destinado a ser grande. Sempre lembrados da contribuição também preciosa do saudoso Euclides Batista.


Prof. Galdino

08/01/2021 - 01:22:24

Ao ler o teu texto/homenagem, não como editor deste site mas como admirador dos teus escritos, ocorreu-me a ideia de sugerir que o nome da Professora Vera Gouveia, que foi secretária do COLEPA e diretora do CIEPA, hoje CETEPI-1, por vários anos, fosse dado à hoje chamada Av. dos Estudantes que leva justamente a este Colégio Estadual.É certo que nomes que de fato representam a região e estão arraigados à cultura local devem ser preservados como o do Bairro Mulungu que para o Chefe Abel sempre foi Mulungu, mas há outros nomes como os nomes de ruas justamente do Bairro Abel Barbosa, que são nomes de países sem nenhuma associação com a nossa cultura que podem sim ser substituídos por nomes de pioneiros de Paulo Afonso e da Chesf como aliás sugeridos enquanto presidente da ALPA ao Sr. Prefeito Municipal e ao Sr. Presidente da Câmara em proposta desta Academia de Letras. No caso dos dois citados, Vera Gouveia e Frederico Fausto, aplausos para a tua ideia. A homenagem, se alcançar a sensibilidade dos senhores e senhoras edis da nossa CMPA, será muito justa. Abraço fraterno. Professor Galdino;


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!