Câmara realiza última sessão do primeiro semestre e homenageia jovem cientista político pauloafonsino
Antônio Galdino
Em 30 de junho, último dia do período legislativo nesse primeiro semestre de 2025 a Câmara Municipal de Paulo Afonso realizou duas sessões. A primeira, Sessão Ordinária onde foram discutidos os problemas do município.
A Sessão foi presidida pelo Vereador Zé de Abel, presidente da Câmara com o apoio do 1º Secretário, Paulo Tatu e pela segunda secretária, Márcia Goreti. Estiveram presentes 14 dos 17 vereadores. Não compareceram os nessa Sessão os vereadores Bero do Jardim Bahia (vice-presidente da Câmara), Neivor Manfredi e Sheila Belo.
Ainda nas primeiras falas, os vereadores Rubinho do Kênio, Marquinho de Zezinho, com apartes do Vereador Jailson Oliveira, levantaram várias questões de problemas de atendimento da área da Saúde do município, tendo Rubinho enfatizado “que sou bem atendido pela secretária Renata mas as ações não acontecem.”
O Vereador Marquinho de Zezinho, além de cobrar ações na área da saúde e a indicação de médicos especialistas, cardiologistas e outros informando que a “a população está sendo atendida por médicos recém-formados”, cobrou o pagamento das rescisões do pessoal demitido da prefeitura. “Estamos entrando para o 7º mês e ainda não foram pagos. E não é falta de dinheiro. Estão gastando muito dinheiro”.
Em sua fala, na tribuna, o vereador Jailson Oliveira também reforçou as reclamações quanto ao atendimento na área da saúde. Falando sobre a Copa Vela, que acontecerá em setembro, o vereador Jailson disse: “Não se consegue entender que o prefeito tenha reclamado tanto da contratação do Safadão o ano passado e agora a prefeitura o contrata de novo, por valor mais caro ainda. E só na Copa Vela a prefeitura está gastando mais de 7 milhões. Não sou contra a Copa Vela mas é preciso ver o custo desse investimento e todos sabemos que a saúde é a prioridade maior e está deixando muito a desejar...”
No plenário, uma senhora procurou a reportagem para informar que é funcionária da prefeitura e trabalhava no Centro de Especialidades há 12 anos, mas está afastada há seis anos, por problemas de doenças do trabalho e que está tendo dificuldade em marcar consultas e exames e de receber medicamentos e que a situação tem se agravado porque uma filha que trabalhava na Prefeitura foi demitida...”
Os vereadores Jean Roubert, líder da bancada do prefeito, assim como a vereadora Evinha Oliveira falaram da preocupação da gestão com a transparência e Evinha citou o caso do vídeo do prefeito gravado no início da madrugada, no depósito de medicamentos do Hospital Nair Alves de Souza, provando a existência de gazes e outros produtos, como resposta a uma denúncia que uma mulher teve problemas em seu parto por falta desse material.
Jean Roubert apresentou uma síntese de suas ações junto à prefeitura e os benefícios recebidos pelo apoio do senador Otto Alencar e do deputado federal Otto Filho para o município de Paulo Afonso e todos os vereadores presentes, com os pareceres favoráveis dos líderes das bancadas de oposição e da situação aprovaram, em segunda votação, a LDO.
Ao final da Sessão Ordinária, o presidente Zé de Abel, ressaltou o nível de trabalho da Câmara nesse primeiro semestre de 2.025 “onde todos os projetos foram aprovados”, agradeceu o trabalho das duas lideranças de bancadas, Jean Roubert, da situação e Jailson Oliveira, da oposição, “que, apesar do clima às vezes exaltado das discussões, sempre se comportaram como parlamentares exemplares".
"Aproveito para comunicar a todos que este Poder Legislativo entra em recesso durante este mês de julho e que foi nomeada uma Comissão de vereadores para atendimento nesse período. A Comissão de Recesso é formada pelos vereadores Zé de Abel, Jean Roubert e Jailson Oliveira.”