Escola Casa da Criança 3, pioneira da Educação no BTN, realiza a sua tradicional Festa Junina e homenageia a ALPA
Por Antônio Galdino, com texto
e informações e fotos de Cristelma Alves,
Francisco Nery, João de Sousa Lima e Antônio Galdino
(VEJA vídeos da festa junina da Escola Municipal Casa da Criança III, editados por Nilton Alcântara (Negrito) - www.seliganamusica.com, no final da matéria)
Preparando a festa junina
Faz muitos anos que a direção da Escola Casa da Criança III, uma das unidades de ensino ligadas à Rede Municipal de Paulo Afonso, localizada no final da Avenida Delmiro Gouveia no BTN, se empenha para realizar a sua festa junina envolvendo os seus alunos, familiares e a comunidade do populoso Bairro Tancredo Neves.
Em cada ano, a direção da escola tem o cuidado de homenagear instituições da cidade e neste ano, decidiu homenagear a Academia de Letras de Paulo Afonso que completa 20 anos de vida no mês de novembro deste ano.
Para isso, foram envolvidos todos os que fazem esta Escola pioneira do Bairro Tancredo Neves, desde quando o bairro ainda se chamava Mulungu e tinha apenas 3 anos de vida. A Escola Casa da Criança 3 foi construída pela Liga Social Católica, em 1973.
O evento envolveu a equipe gestora – diretora, vice, secretários, coordenação – os professores, pessoal de apoio, os alunos e suas famílias e a comunidade do BTN. Todo mundo junto para manter viva a tradicional festa junina, essência da cultura nordestina.
E para ser ainda mais intensa em suas origens escolheu-se o tema deste ano, Literatura de Cordel que, no ano de 2018, foi considerada pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
E, como faz todos os anos, a Escola Municipal Casa da Criança III escolheu uma instituição do município para ser homenageada e decidiu que nada melhor que acolher a Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA – que, além de ter escritores que também amam e escrevem, fazem versos da Literatura de Cordel, a ALPA estará completando 20 anos neste ano de 2025, em 20 de novembro.
E chegou o tão esperado dia da festa
No sábado, 14 de junho, a Escola Municipal Casa da Criança 03 celebrou a rica cultura literária e regional com o vibrante Arraiá, "Cordel e Tradição, no Ritmo de São João", em homenagem aos 20 anos de fundação da Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA).
A diretora da Escola, professores, a comissão organizadora, todos alegres recebendo as autoridades do município, os membros da ALPA, os alunos e seus pais, a comunidade do bairro, grande público.
Professor Darkson
Banda de Pífanos do Colégio Carlina
Teve quadrilha junina e simpatias. E teve poesia de cordel, com o Professor Dackson, também escritor e com os escritores da ALPA e o som bem sertanejo da banda de pífanos do Colégio Carlina.
A diretora Cristelma Alves com os membros da ALPA, Aníbal Nunes, Francisco Nery, Jovelina Ramalho. Isac de Oliveira, Socorro Mendonça e João de Sousa Lima
Desta Academia de Letras estavam presentes o seu presidente, Isac de Oliveira, os membros do Conselho Editorial, escritores Aníbal Nunes e Francisco Nery e os membros fundadores desta Academia de Letras, Socorro Mendonça, vice-presidente da ALPA, Jovelina Ramalho e João de Sousa Lima.
E outros escritores, também convidados justificaram suas ausências por problemas de última hora como foi o caso do Professor Antônio Galdino e de Jorge Henrique, que tiveram problemas de saúde na família, no dia do evento. Socorro Araújo (Socorro Marajana) estava trabalhando, Gorette Moreira estava concluindo mais uma Pós-Graduação e Marcos Antônio Lima, que é também presidente da Academia Santabrigidense de Letras e Artes, do vizinho município de Santa Brígida, onde mora, teve problema com transporte. Quem também se programou para ir foi o Membro Honorário da ALPA, Sebastião Leandro de Moraes, mas motivos de última hora o impediram de estar prestigiando esse evento de que tanto gosta.
Membros da ALPA: Aníbal Nunes, Jovelina Ramalho, João de Sousa Lima, Socorro Mendonça, Isac de Oliveira, e Francisco Nery.
Alguns dos membros da ALPA presentes, falaram de sua gratidão pelo convite e pela homenagem e apresentaram poemas, como Socorro Mendonça e Jovelina Ramalho, trouxeram mensagens especiais para a Escola, como fez Aníbal Nunes e João de Sousa Lima, falaram da importância do tema da festa – A literatura de Cordel, tão presente nas terras nordestinas e trouxeram a gratidão da ALPA pela homenagem como fez o presidente da Academia, o advogado e escritor Isac de Oliveira.
Isac de Oliveira e Vinicius Ronaldo Bezerra Torres e Maria Isadora Freitas da Silva Alves e Socorro Mendonça
O Rei e a Rainha do Milho e seus familiares
E pra não fugir da tradição, houve a coroação do Rei e da Rainha do Milho, tarefas com que foram honrados o presidente da ALPA, Isac de Oliveira, que coroou o Rei do Milho Vinicius Ronaldo Bezerra Torres e a vice-presidente Socorro Mendonça que coroou a Rainha do Milho Maria Isadora Freitas da Silva Alves.
O professor Francisco Nery escreveu sobre o evento para o site www.folhasertaneja.com.br, assim como o fez o escritor João de Sousa Lima.
Os textos de Francisco Nery e de João de Sousa Lima podem ser acessados pelos links abaixo:
https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/colunistasprofessornery/858233/1
https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/opiniao/858239/1
A diretora Cristelma Alves com o cordelista, Professor Darkson
A palavra da diretora da Escola
A diretora Cristelma falou da alegria de receber e homenagear “a Academia de Letras de Paulo Afonso pelo que ela representa sobre a Literatura neste município, reunindo em seu quadro 40 escritores, poetas, cronistas e também cordelistas”.
Ércio Chaves, Socorro Mendonça, Cristelma Alves, Mário Galinho e Francisco Nery
“Também muito nos alegra ter conosco nesta nossa festa junina e nos sentimos felizes pelas suas presenças, o Prefeito Mário Galinho, o secretário Municipal de Educação, Ércio Chaves e todos da Secretaria Municipal de Educação, prestigiando esse nosso tradicional encontro junino. Isso é muito bom para a nossa Escola”.
E disse ainda Cristelma: - “O dia foi contagiante, repleto de música boa, dança e deliciosas comidas típicas”.
Destaca a Professora Cristelma Alves: Queremos agradecer e parabenizar a cada professor, aos cuidadores, à coordenadora e todos os envolvidos na preparação desse momento, assim como a cada um dos pais de alunos desta Escola e a todos os alunos por essa noite mágica, alegre, divertida, especial por entendemos que, além da presença dos escritores da ALPA e das autoridades que nos honraram com suas presenças ilustres, um dos pontos altos do Arraiá da Casa da Criança III foi o "Show de Literatura", onde os talentosos alunos da Casa da Criança 03 encantaram a todos com apresentações envolventes de cordéis e poesias. Essa iniciativa demonstrou o vigor da cultura nordestina e o potencial criativo da nova geração. A iniciativa reforçou os laços entre a escola, a Academia de Letras de Paulo Afonso e a comunidade local, ao tempo em que promovemos a valorização da leitura e da escrita de forma memorável”.
Margarida e Candeeiro, uma animada criação do Professor Edilson
Queremos agradecer muito a todos e especialmente aos convidados o cordelista Dackson, a Banda de Pífanos do Colégio Estadual Carlina, dirigida pelo músico Alexandre, assim como a participação e apresentação de Edilson com a encenação de Margarida e Candeeiro. E que os festejos juninos, presentes na vida dos sertanejos, continuem sendo motivo de alegria, de reencontro, tempo de festejar para as famílias nordestinas e de todo o Brasil. E viva São João!!!”
Conhecendo um pouco a Escola Municipal Casa da Criança III
A Escola Casa da Criança 03 foi fundada no ano de 1973 pela Liga Social Católica, no final da Avenida Delmiro Gouveia, no Bairro Tancredo Neves I, que havia sido criado três anos antes, em maio de 1970. Está em funcionamento há 52 anos e há décadas tem funcionado como Escola da Rede Municipal de ensino de Paulo Afonso, através de convênio firmado entre a Prefeitura e a Liga Social Católica de Paulo Afonso.
Você sabia?
A importância desta Escola para o Bairro Tancredo Neves pode ser avaliada pelo seu pioneirismo no Bairro e porque, cinco anos depois de ser construída a Escola Casa da Criança 3 acolheu em suas instalações as primeiras duas turmas da 5ª série do Colégio Estadual do Mulungu – CEM, no ano de 1978, como me informou o primeiro diretor desse Colégio, o Professor João César Mascarenhas. Mulungu foi o primeiro nome do atual Bairro Tancredo Neves. O Colégio Estadual do Mulungu – CEM, é hoje o Colégio Estadual Quitéria Maria de Jesus.
Nesses mais de 52 anos de vida, milhares de estudantes passaram pelas salas de aulas dessa Escola onde estão matriculados atualmente 300 alunos que cursam o Fundamental I e II (até o 9º ano). A área da Escola é bem espaçosa, mas a direção sente a falta de um auditório como os que existem nas unidades escolares construídas pelo município de Paulo Afonso.
No ano de 2024 fui convidado pela direção desta Escola para fazer uma palestra sobre a história do município de Paulo Afonso e como a diretora queria estender essa oportunidade para várias turmas dos últimos anos do ensino Fundamental, foi preciso conseguir o espaço do auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados do BTN – CEU - para isso.
Para o palestrante foi muito agradável ver o nível de interesse, de participação e de questionamentos levantados por estes alunos que também demonstraram a sua insatisfação de não terem na sua escola, com tanto espaço, um auditório e ficarem dependendo da boa vontade se outros para participarem de palestras e outros encontros.
As instalações desta Escola Casa da Criança III são de propriedade da Liga Social Católica e funciona como Escola Municipal por convênio firmado com a Prefeitura de Paulo Afonso.
Gratidão é a palavra!
A Escola Casa da Criança 3 tem como diretora a Professora Cristelma Alves de Paulo, como vice-diretora Ana Lúcia Pereira Sandes e como coordenadora pedagógica Rosane Amaral.
A diretora Cristelma, muito feliz, agradeceu a presença do Prefeito Mário Galinho, do Secretário de Educação, Ercio Chaves e equipe desta secretaria, assim como a cada um dos membros da ALPA.
Cristelma externou a sua gratidão a cada um dos que se doam para manter o elevado nível de aprendizagem dos alunos desta Escola pioneira do Bairro Tancredo Neves e ressalta “que tudo o que se tem colhido de melhor é fruto do trabalho de todos com o mesmo objetivo: que esta escola seja a casa de cada um.” E continua a diretora.
Muito obrigada à vice-diretora Ana Lúcia, à coordenadora Rosane e ao auxiliar de coordenação Liberato, aos secretários Jucivaldo e Thayse. Obrigada aos professores Alisson, Aurindo, Lêda Betânia, Jailma, Neroneide, Josué, Risoleide, Iracy (Beta), Isis Layne, Elídia, Elielda, Maristela, Claudiana, Maria José Gomes, Maria José Amorim, Jane Dark e Maria Valdenice. Gratidão aos cuidadores Flávia, Simone, Samara, Jeane e Louise.
Agradecimento pelo trabalho dedicado da merendeira Gilsanda, do bibliotecário Charles, do vigilante Hélio e da equipe dos serviços gerais formada por Adriana, Jucilene, Edsonia, Israel, Maria José Xavier, Luciene, Neuma e Erinalda.
Cada um, na sua atividade, é um elo que torna essa nossa corrente mais forte, mais eficiente e sem essa compreensão da importância desse nosso trabalho em união, não teríamos muitos motivos para comemorar, para celebrar como o fazemos nesse encontro tradicional do São João da Escola Municipal Casa da Criança III.
Muito obrigada a todos, funcionários desta Escola, alunos, pais, famílias, visitantes, autoridades, colaboradores.
A Escola Municipal Casa da Criança 3 tem mais de meio século de vida, é pioneira da Educação nesse Bairro Tancredo Neves, desde quando ainda era o Bairro Mulungu e conta com esse apoio de todos para continuar a sua caminhada, com o compromisso da formação dos nossos jovens, como tem feito nesse meio século de vida.”
Me enche de esperanças cada vez que sou convidada à participar de eventos culturais em escolas de ensino fundamental. É aqui onde devemos iniciar todo o trabalhado de conquistas e intimidade de crianças e adolescentes para a cultura e a arte. Os alunos da Escola Casa da Criança 03, deram um show em todas as apresentações. Parabéns.
Foi muito bom ver e sentir de perto a alegria, o prazer e satisfação dos alunos, professores, pais e convidados presentes na festa junina da Escola Casa da Criança 3 que homenageou os 20 anos da Academia de Letras de Paulo Afonso. Empolgadíssimos, alunos, professores e convidados, vibraram e aplaudiram cada apresentação. Parabéns aos professores, alunos e funcionários da Casa da Criança 3 pelo brilhante trabalho apresentado. Deus abençoe e proteja os integrantes desse importante educandário.
Foi muito bom ver e sentir de perto a alegria, o prazer e satisfação dos alunos, professores, pais e convidados presentes na festa junina da Escola Casa da Criança 3 que homenageou os 20 anos da Academia de Letras de Paulo Afonso. Empolgadíssimos, alunos, professores e convidados, vibraram e aplaudiram cada apresentação. Parabéns aos professores, alunos e funcionários da Casa da Criança 3 pelo brilhante trabalho apresentado. Deus abençoe e proteja os integrantes desse importante educandário.