noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

1ª Companhia de Infantaria de Paulo Afonso realiza intensa programação comemorativa dos 70 anos de sua criação

Publicada em 23/04/24 às 13:56h - 520 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia 1ª Companhia de Infantaria de Paulo Afonso realiza intensa programação comemorativa dos 70 anos de sua criação  Compartilhar a noticia 1ª Companhia de Infantaria de Paulo Afonso realiza intensa programação comemorativa dos 70 anos de sua criação  Compartilhar a noticia 1ª Companhia de Infantaria de Paulo Afonso realiza intensa programação comemorativa dos 70 anos de sua criação

Link da Notícia:

1ª Companhia de Infantaria de Paulo Afonso realiza intensa programação comemorativa dos 70 anos de sua criação
 (Foto: Arq. do jornal Folha Sertaneja, Ascom 1ª CI e José Mauro Oliveira)

A 1ª Companhia de Infantaria – “A Guardiã da Energia do Nordeste” – unidade do Exército brasileiro instalada em Paulo Afonso ainda na década de 1950, comemora 70 anos de sua criação com intensa programação de eventos em Paulo Afonso durante este mês de abril.

Histórico

Criada pela Portaria 54-47-Res, de 29 de abril de 1954 e tendo como destino a região da Usina Hidrelétrica do São Francisco, em Paulo Afonso-BA., esta unidade militar do Exército Brasileiro foi organizada em 07 de fevereiro de 1955, no quartel do 19º Batalhão de Caçadores (19º BC) em Salvador-BA., e teve como primeiro Comandante nomeado o Capitão Teófilo Benedito Ottoni, incorporando 24 jovens conscritos.


Em 25 de janeiro de 1957, embarcou para Paulo Afonso o 1º contingente de militares que deveria permanecer guardando as instalações da Companhia, constituído por 1 (um) 3º Sargento, 2 (dois) Cabos e 10 (dez) Soldados.


Em 24 de fevereiro de 1958 assumiu o comando o Capitão Jayro Salgado Ramos.


Em 10 de abril de 1958, o 1º Pelotão de Fuzileiros da 1ª Companhia Independente de Fuzileiros deslocou-se para Paulo Afonso, ampliando o efetivo da Organização Militar nesta região, comandada pelo Tenente Geraldo Rodrigues dos Santos.


Em 1º de junho de 1958, a Companhia recebe autonomia administrativa, ainda nas instalações do 19º BC e, em 1º de janeiro de 1969 tem seu nome alterado de 1ª Companhia Independente de Fuzileiros para 1ª Companhia de Infantaria, nome que permanece até os dias atuais. (Fonte: https://cmne.eb.mil.br)

Comandante da 1ª Cia. de Infantaria



O atual comandante da 1ª Cia. de Infantaria de Paulo Afonso é o Tenente Coronel Valdenor Matias Ribeiro de Souza Júnior que recebeu o comando do Coronel Clodoaldo Farias Furtado Filho, em solenidade realizada no dia 12 de janeiro de 2023, presidida pelo Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, nas dependências do quartel desta unidade militar.

Os 70 anos de criação da 1ª Cia. de Infantaria de Paulo Afonso estão sendo marcados pela realização de muitos eventos organizados pelo atual comando e pela sociedade local.

Homenagens no dia do Exército – 19 de abril

Ainda no dia 19 de abril, Dia do Exército Brasileiro, foi realizada solenidade militar nas dependências da 1ª Cia de Infantaria de Paulo Afonso e ali foram prestadas significativas homenagens a personalidades de Paulo Afonso, em reconhecimento pelos serviços prestados a esta unidade do Exército Brasileiro sediada neste município da Bahia.

Um dos homenageados nesse dia foi o empresário do Turismo e ex-presidente da Associação Comercial de Paulo Afonso, José Mauro de Oliveira, do San Marino Hotel, cearense morador de Paulo Afonso há mais de 40 anos. Ele foi agraciado pelo Comandante Matias Júnior com a Comenda de Colaborador Emérito do Exército.

Outro homenageado na solenidade do Dia do Exército foi o Gerente Executivo de Produção Geração da Eletrobras Chesf, Elerson Carlos da Silva, que também recebeu das mãos do Comandante Matias Júnior a Comenda de Colaborador Emérito do Exército.

Na mesma solenidade foi também homenageado, in memoriam, o Tenente Acilon Gomes dos Santos, ex-combatente de Exército, pracinha brasileiro, morador de Paulo Afonso, que participou da 2ª Guerra Mundial. Ele faleceu em 27 de janeiro de 2024, aos 100 anos de idade. Nesta homenagem póstuma, foi entregue aos seus familiares a Medalha da Força Expedicionária Brasileira.

A programação da 1ª Cia. de Infantaria de Paulo Afonso segue intensa nos próximos dias deste mês de abril de 2024, sendo a culminância no dia 29 de abril, data dos 70 anos de criação desta unidade do Exército Brasileiro sediada em Paulo Afonso.

Programação comemorativa dos 70 anos da 1ª Cia. de Infantaria

- 23 de abril – 18 horas – Tocata da Banda de Música na Praça de Alimentação do Shopping da Vila, em Delmiro Gouveia – AL.

- 24 de abril - Tocata da Banda de Música na Abertura do Moto Paulo Afonso, no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, onde também haverá uma Exposição de material de emprego militar.

- 25 de abril – 18:30 horas – Passeio Ciclístico – Praça D. Jackson Berenguer Praça, também conhecida como Praça da Catedral Nossa Senhora de Fátima.

- 26 de abril - Resultado final do Concurso Literário e Artístico.

- 27 de abril – Ação Cívico Social - (ACISO) – Às 9 horas, tocata da Banda de Música na Praça D. Jackson Berenguer Praça, também conhecida como Praça da Catedral Nossa Senhora de Fátima.

- 28 de abril – 17 horas – Tocata da Banda de Música no Parque Belvedere.

No dia 29 de abril há programação prevista para todo o dia, a partir das 9 horas da manhã, na Câmara Municipal de Paulo Afonso e à noite, a partir das 19 horas, nas dependências da 1ª Cia. de Infantaria de Paulo Afonso. Esta é a programação do dia 29 de abril de 2024.

- 9 horas – Sessão Solene na Câmara Municipal de Paulo Afonso.

- 19 horas (atividades na 1ª Cia. de Infantaria)

- Plantio de mudas de árvores, na 1ª Cia. de Infantaria

- Descerramento da placa em homenagem aos 70 anos da Companhia – ofertados pela Chesf e Câmara Municipal de Paulo Afonso.

- Premiação do Concurso Literário e Artístico

- Formatura alusiva aos 70 anos da 1ª Cia. de Infantaria.

(Fonte: Ascom/1ª CI)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Iratan

24/04/2024 - 16:53:49

Muito bem .... merecidamente a Primeira Companhia de Infantaria a qual tive a honra de ter servido em 1969.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!