Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Professor Galdino

28 de Julho de 2022 - Paulo Afonso – 64 anos de emancipação política - Desfile na Avenida Apolônio Sales

Publicada em 29/07/22 às 23:57h - 329 visualizações

por Antônio Galdino - Atualizada, com novas fotos, em 30/7/2022 - às 11:55 horas


Compartilhe
Compartilhar a notícia 28 de Julho de 2022 - Paulo Afonso – 64 anos de emancipação política - Desfile na Avenida Apolônio Sales  Compartilhar a notícia 28 de Julho de 2022 - Paulo Afonso – 64 anos de emancipação política - Desfile na Avenida Apolônio Sales  Compartilhar a notícia 28 de Julho de 2022 - Paulo Afonso – 64 anos de emancipação política - Desfile na Avenida Apolônio Sales

Link da Notícia:

28 de Julho de 2022 - Paulo Afonso – 64 anos de emancipação política - Desfile na Avenida Apolônio Sales
 (Foto: Antônio Galdino)

Depois de 2 anos, impedido pelo Covid de festejar a passagem de mais um aniversário de emancipação política, o município de Paulo Afonso, na terceira idade, com 64 anos, voltou a proporcionar aos seus moradores momentos de grande alegria nos encontros que marcaram esse aniversário.

No início da semana da emancipação, na segunda, 23 de julho, aconteceu a tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras no pátio da Prefeitura Municipal. Ali estavam o prefeito Luiz de Deus, o vice-prefeito Marcondes, Secretários, funcionários públicos, pessoas da comunidade. O evento contou com a presença da Banda Musical da 1ª Cia de Infantaria e o hasteamento das bandeiras foi feito, solenemente, pelo Prefeito Luiz de Deus, pelo comandante da 1ª CI, o tenente-coronel Clodoaldo e pelo comandante do 15º GBM, o tenente-coronel Tarcísio.

Nos dias seguintes Culto Evangélico, realizado na Igreja Comunidade das Nações e Missa na Catedral N.S. de Fátima trouxeram momentos de gratidão a Deus pela superação dos problemas e pelo retorno da caminhada.

Um Corrida movimentou atletas e caminhantes pelas ruas da cidade. Também houve inaugurações de obras por parte da Prefeitura, como a Praça do Bairro Moxotó.

A culminância da programação foi o Desfile do dia 28 de Julho, sempre muito prestigiado por milhares de pauloafonsinos, famílias inteiras, que se reúnem ao longo da Avenida Apolônio Sales.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, toda a programação do aniversário de emancipação política de 2022 teve como tema “Desafios enfrentados, esperanças renovadas”, que também foi mostrado no desfile cívico e alegórico na manhã de 28 de julho, na Av. Apolônio Sales.

Do desfile, além dos órgãos representantes das forças de segurança do município, o Exército, a Polícia Militar, o Grupamento de Bombeiros e a Guarda Municipal e Agentes de Trânsito da Prefeitura, participaram as escolas da rede municipal, escolas e colégios particulares, escolas da rede estadual, universidades como o IFBA e o UNIRIOS e muitos outros foram levar para a Avenida Apolônio Sales a sua alegria pelos 64 anos de vida do município de Paulo Afonso.

Entre essas entidades estava a Associação de Ex-alunos do COLEPA que resgatam a história e a memória dessa primeira instituição do município que funcionou por mais de 50 anos. E os "jovens", ex-alunos e ex-professores como Nena, Galdino, Roberto Ricardo, este com 80 anos e quase todos já sessentões, na terceira idade, pareciam mesmo adolescentes revivendo os seus tempos de estudo no Colégio Paulo Afonso - COLEPA - e nas muitas escolas mantidas pelas Chesf. 

Como mostrava a camisa dos ex-do-COLEPA, dos seus ex-alunos, muitos sobreviveram ao Covid. E como a Fênix, a ave mitológica, o COLEPA ressurge sobre as águas da Cachoeira de Paulo Afonso. O COLEPA NÃO MORRERÁ NUNCA.

Um exemplo dessa leveza era a baliza, Casterluce, que foi atleta vencedora das Olimpídas, Jogos Estudantis, por cinco anos consecutivos e aos sessenta e uns nem parecia já estar no grupo da terceira idade... A outra baliza, Fátima Moraes, não teve com vir de Petrolina, por conta do Covid ameaçador na família mas garantiu que dia 7 de setembro estará por aqui. Fátima é outra jovem, bivó, que surpreende pela juventude. A fonte da juventude devia estar no COLEPA e escolas da Chesf...

Foi mesmo um momento de retorno à alegria, ao reencontro de pessoas, na festa cívica do município de Paulo Afonso, o que não aconteceu nos anos de 2020 e 2021 por conta da fase mais grave e agressiva da pandemia do Coronavírus.

A alegria das pessoas parecia ser mesmo a comemoração de um novo tempo, que ainda exige cuidados mas que já permite que se respire mais aliviado, mesmo com precauções do que nesses anos passados quando se precisou conviver diariamente com o anúncio de morte de gente querida, de amigos, de companheiros de caminhada.

Os ex-alunos do COLEPA procuraram homenagear, trazer à memória, de forma ampla, todos aqueles que não conseguiram chegar até esse momento, vários deles ceifados pelo Covid, como a colepana Idalina, organizadora dos encontros de ex-alunos desde o primeiro momento. (Veja matéria especial sobre estes ex-alunos do COLEPA).

Os pauloafonsinos estão retomando aos poucos a sua caminhada. Quanto ao calendário de eventos do município, também ele vem sendo retomado aos poucos, com todo o cuidado.

Aliás, ouvia um comentário recente sobre o calendário de eventos de Paulo Afonso. E alguém dizia:

- Se há uma coisa que a população de Paulo Afonso não pode reclamar é do seu calendário de eventos. Nenhum munícipio num raio de centenas de quilômetros, até mais longe, tem tantos eventos como Paulo Afonso. E sobre isso reforçava o Secretário de Cultura e Esportes, Dernival Oliveira.

- De fato, Paulo Afonso tem Carnaval em fevereiro, o São João, com grandes festas no centro, na Ilha e no Bairro Tancredo Neves, há o Encontro de Motociclistas, um dos maiores do Brasil, a Copa Vela que atrai milhares de pessoas para Paulo Afonso e os Festejos Natalinos de Paulo Afonso sempre foram referência regional.

O desfile dos órgãos de segurança, dos colégios, escolas, universidades, instituições diversas voltou a ser também outro grande evento do calendário municipal de Paulo Afonso.

No palanque do desfile do 28 de Julho, o prefeito Luiz de Deus, o vice-prefeito Marcondes Francisco, ao lado de D. Laura, sua mãe, muito animada, secretários municipais, vereadores comemoravam mais que o aniversário de Paulo Afonso, um retorno mais confiante nos dias que virão. E essa esperança e a gratidão pelas conquistas, levou a secretária de Educação Elza Brito a descer para a Avenida e ali, junto com professores e trabalhadores da educação municipal, ao som de trio elétrico e a música “Diga que Valeu”, dos pauloafonsinos Fredson e Banda Zuê, encerrava, em clima de festa, a programação do 64º aniversário de Paulo Afonso, a capital da energia do Nordeste! 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


EMILIANA BENTO

30/07/2022 - 09:30:09

Estamos nós aqui, como uma fênix, assim como os ex-alunos do Colepa, foram dias tristes, mas passou, e vamos avançando para o futuro sem esquecer de nossas raízes e história. Parabéns Paulo Afonso, minha terra, meu lugar! Professor Galdino arrasa nas letras👏👏👏👏!


ELIZABETH VERGUEIRO QUADROS REIS

30/07/2022 - 00:54:56

Linda matéria professor parabéns!!!Parabéns para nossa querida Paulo Afonso e para todos que fizeram esse grande momento se realizar, pois diante de muitas perdas e tristezas se conseguir ver o sorriso de satisfação e alegria de muitos que ali estiveram.Nosso Colepa com fé em Deus estará abrilhantando nosso Sete de Setembro.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!