Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Professor Galdino

Professor Roberto Ricardo completa 80 anos nesse domingo, 17 de abril

Publicada em 17/04/22 às 02:15h - 728 visualizações

por Antônio Galdino - atualizada dia 17/04/2022 às 17:15h. com o acréscimo de fotos


Compartilhe
Compartilhar a notícia Professor Roberto Ricardo completa 80 anos nesse domingo, 17 de abril  Compartilhar a notícia Professor Roberto Ricardo completa 80 anos nesse domingo, 17 de abril  Compartilhar a notícia Professor Roberto Ricardo completa 80 anos nesse domingo, 17 de abril

Link da Notícia:

Professor Roberto Ricardo completa 80 anos nesse domingo, 17 de abril
 (Foto: Arq. Jornal Folha Sertaneja e divulgação da família)

Baiano de Santo Amaro da Purificação, terra de Caetano Veloso, Maria Betânia e de D. Canô, Roberto Ricardo nasceu em 17 de abril de 1942, foi estudante e professor nas escolas de Salvador mas, para a alegria dos estudantes do COLEPA e depois do CIEPA ele aportou em Paulo Afonso/BA em 29 de maio de 1973, com apenas 31 anos.

Foi fundador do IGH e da ALPA, sendo na Academia de Letras de Paulo Afonso o decano, o mais idoso dos imortais fundadores e se junta agora a três outros membros octogenários desta academia, cada um em uma categoria:

- Roberto Ricardo – 80 anos (17/04/2022) – membro fundador da ALPA, baiano de Santo Amaro da Purificação:

- Ivus Leal – 81 anos – (completa 82 anos em 03/07/2022) – membro efetivo da ALPA, cearense de Fortaleza, seu colega do COLEPA;

- Luiz Fernando Motta Nascimento, 82 anos (completa 83 anos em 30/07/2022) membro correspondente da ALPA, baiano de Serrinha;

- Sebastião Leandro de Morais – 80 (03/01/2022), membro honorário da ALPA, paraibano de Monteiro.

Breve história do Professor Roberto Ricardo com os nossos aplausos e a nossa homenagem pelo aniversário de 80 anos de vida laboriosa!

Roberto Ricardo do Amaral Reis nasceu em Santo Amaro da Purificação (Recôncavo baiano), em 17 de abril de 1942.

É gêmeo de Ruben Robério e completam 80 anos nesse dia 17 de abril de 2022. E comemoram, em família, em Paulo Afonso.

Ruben Robério e Roberto Ricardo - 80 anos em 17/4/2022

Os 80 anos de Roberto Ricardo e de seu irmão Ruben Robério trouxe dezenas de familiares – um ônibus lotado veio de Salvador - para um marcante encontro que acontece em Paulo Afonso desde a sexta-feira e segue, sempre como motivo de muitos abraços, longas conversas entre irmãos, os filhos de Roberto Ricardo e Neide – Frederico, Roberta e Felipo e os netos. Um mundão de gente feliz!

A história da vida intensa do Professor Roberto Ricardo começou cedo e logo o encontramos, ainda estudante, envolvido com atividades culturais. Pintou telas de reconhecido valor, esculpiu peças em gesso, participou do Concurso Esso de Literatura com o livro Família Palmer. Escreveu uma peça teatral para estudantes, além de estar presente em movimentos estudantis durante a revolução de 1964.

Após ter concluído o Curso de Geografia na Universidade Católica de Salvador – UCSAL, lecionou em diferentes colégios da capital baiana.

Chegou em Paulo Afonso em 29/05/1973 e foi professor do COLEPA e do CIEPA, hoje CETEPI.

No ano de 2003, ele, juntamente com o Professor Gilson e com a Professora Edleuza, seus colegas do CIEPA foi um dos fundadores do Instituto Geográfico e Histórico da Microrregião do Sertão de Paulo Afonso - IGH-MSPA, de que foi o seu presidente até Fevereiro de 2017.

No ano de 2004, publicou o livro Paulo Afonso e o Sertão Baiano – Sua Geografia e seu Povo. Participou de várias edições do Projeto “Na Mala do Poeta tem Poesia de Todo Jeito criado por Jotalunas Rodrigues e Luiz Ruben Bonfim, hoje seus colegas da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA.

Em 2011 publicou, em parceira com o poeta e também acadêmico da ALPA, Professor Edson Barreto o livro de poesias Versos Diversos em Verso e Reverso.

Poemas de sua autoria, apresentados por ele nesse projeto cultural fazem parte da Antologia Na Mala do Poeta tem poesia de todo jeito, lançada em 2009.

A ALPA, de que foi membro fundador, foi criada em 5 de novembro de 2005. A solenidade de posse dos membros fundadores da ALPA aconteceu no dia 21 de outubro de 2006, no Memorial Chesf de Paulo Afonso. É o titular da Cadeira Nº 7. É membro do Conselho Fiscal na atual diretoria da ALPA.

Nesse mesmo ano de 2006, em que foi empossado como membro fundador da ALPA, o Professor Roberto Ricardo do Amaral Reis, chamado carinhosamente pelos seus milhares de ex-alunos e seus colegas da ALPA como Prozinho, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão de Paulo Afonso.

Sempre muito ativo, o Professor, escritor, poeta Roberto Ricardo participou de todas as três Bienais do Livro de Paulo Afonso, promovidas pelo jornal Folha Sertaneja em parceria com a ALPA, IGH, Chesf e Secretaria de Cultura de Paulo Afonso e tem colaborado sempre com o Jornal Folha Sertaneja e com o site www.folhasertaneja.com.br.

Também participou de todos os livros produzidos pela Academia de Letras tendo poemas e artigos publicados nos três livros anuais da ALPA, chamados Revista da Academia de Letras de Paulo Afonso nos anos de 2019, 2020 e 2021, nas Antologias de Poetas de Paulo Afonso, lançadas nos anos de 2020 e 2021 e no livro Rio São Francisco em Prosa e Versos, de onde extraímos esse soneto de sua autoria.

Pedido de bênção

São Francisco de Assis, que fostes homem e hoje és Santo

E sempre pregaste a bondade. Que sabes das nossas mazelas

E acolhes nossos prantos. Proteja a nossa cidade!

 

São Francisco de Assis, que vigias nossos passos

E condenas a vaidade. Que conheces nossos erros

E sabes que somos fracos. Proteja a nossa cidade!

 

São Francisco de Assis, que sempre nos deste a mão

E semeaste amizade. Que nos mostras os caminhos

De esperança e de perdão. Proteja a nossa cidade!

(Roberto Ricardo, 

in Versos Diversos em Verso e Reverso, 2011, pág. 167)

A homenagem dos ex-alunos

Nos grupos de Whatsapp que reúnem ex-alunos do COLEPA, alguns ex-alunos do Professor Roberto Ricardo deixaram mensagens para ele pelo seu aniversário de 80 anos!

De Almeida Jr: - Parabéns Amigo e eterno Mestre Roberto Ricardo. Feliz Aniversário! Você foi e continua sendo referência para mim e tantos outros seus ex-alunos e alunas. Felicidades!

De Edson (Tecão) - Ao mestre com carinho. Parabéns eterno professor dos moços e moças que tratava a todos com carinho.

De Erivaldo Gomes (Lalau) - Mestre professor Roberto Ricardo, nunca um domingo de Páscoa será tão comemorado como esse (17/04/2022). Que o divino espírito santo, te cubra de bênçãos e muita luz. Seus ensinamentos ainda estão marcados em nossa mente.

Do Professor Silvano - Ao mestre com carinho! Professor e amigo Roberto Ricardo que o Grande Arquiteto Do Universo sempre esteja contigo. Um exemplo, um cidadão de bem e amado por todos nós. Obrigado por tudo mestre!

De Nilma Cavalcanti e José Maria - Professor Roberto Ricardo, Prozinho como nós colepanos te chamamos.  Seus alunos e colegas tinham muito carinho por você porque suas aulas não eram cansativas. Eram recheadas de conteúdo de Geografia junto com seu humor. A gente se divertia quando Prozinho dava um de Santo Antônio e tentava juntar alunos pra namorar. Todos nós sempre tivemos muito carinho por essa pessoa que por onde passa deixa um legado de coisas boas. Nós desejamos, querido Professor, muitos anos de vida.  Que Deus possa te abençoar e que continue com esse carisma e educação que poucas pessoas têm. Feliz aniversário!  Da sua ex-aluna e colega Nilma Cavalcanti de Oliveira e de seu ex-aluno José Maria de Oliveira.

De Zuleide de Souza - Ao mestre com carinho! Quero parabenizar e lembrar ao meu Prozinho, que seu legado, “mocinho”, faz parte da nossa história e será sempre lembrado, com muito amor e carinho!!! Feliz aniversário, com muita saúde e paz!! Sou Zuleide de Souza e tive a felicidade de ser aluna do Professor Roberto Ricardo no COLEPA em 1978 e 1979 e no CIEPA em 1985.

Mônica - Parabéns Professor! Muita saúde e paz!

Edna - Meus parabéns mestre! Muita paz, saúde e felicidades!

Joseilma Ramos - Pró Ricardo, parabéns! Paz, saúde e muitas bênçãos. FELIZ ANIVERSÁRIO!

Rejane Maria - Parabéns para o eterno moço Roberto Ricardo! Viva seus 80 anos com muita saúde!

Manoel e Beth  e Telma Mariane -  




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

5 comentários


José Carlos Alves Gallindo

17/04/2022 - 11:25:57

Parabéns,amigo! Seja bem-vindo à geração dos "oitentões" que viveram os anos mais gloriosos do COLEPA!


Lanna Alves

17/04/2022 - 11:20:51

Bom dia meu mestre Professor Galdino.Fui aluna do Prozinho Rob Ric.Sei que é aniversário dele e quero muito enviar uma mensagem ao meu mestre com carinho.Tem anos, mas as palavras dele nunca saíram da minha memória *"oi moça"*, *"bom dia dona moça"* *"cadê o namorado moça"*.A alegria dele era contagiante pelos corredores do Colepa, cada bom dia, vinha acompanhado de um elogio, *"como vc está bonita hoje dona moca"*Ah saudade do que não volta mais.A esse mestre dedico todo carinho e felicitações por mais um ano de vida.Obrigada pela sua iniciativa, por nos dar a oportunidade de parabenizá-lo.❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️


F. Nery Jr.

17/04/2022 - 11:09:59

Destacável em Rob, colega de Universidade e da ALPA, a postura acadêmica em que ele é mestre inigualável. Ainda sua sabedoria nata em ter atravessado águas quase sempre turbulentas nesses quase 50 anos de Paulo Afonso. Graças a Deus que ele pode dizer que veio, viu e venceu. E aqui permaneceu. Dizemos o mesmo para vergonha dos oportunistas negacionistas.


Erica Kariny

17/04/2022 - 10:45:08

Parabéns professor Roberto Ricardo, você foi um dos professores que mais marcou a minha vida escolar. Te desejo chuvas de bençãos, paz, saúde e felicidades sempre. Curta bastante o seu dia


Smendonça

17/04/2022 - 06:47:49

Parabéns imortal querido! Deus de misericórdia abençoo tua vida com inúmeras virtudes! És um exemplo à ser seguido como ser humano, esposo, pai, profissional, imortal e amigo querido...dentre tantas outras qualidades!Obrigada meu prozinho pelo carinho que você tem a mim extensivo à minha família.Que CRISTO REDENTOR ressuscite em você e derrame chuvas de bençãos carregadas de saúde, vida longa e paz Divina 🙏 te amamos muito.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!