Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Professor Galdino

Entrevista com o Secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso, Dernival Oliveira Júnior

Publicada em 10/03/22 às 12:02h - 256 visualizações

por Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a notícia Entrevista com o Secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso, Dernival Oliveira Júnior  Compartilhar a notícia Entrevista com o Secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso, Dernival Oliveira Júnior  Compartilhar a notícia Entrevista com o Secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso, Dernival Oliveira Júnior

Link da Notícia:

Entrevista com o Secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso, Dernival Oliveira Júnior
 (Foto: Divulgação)

Folha Sertaneja - Val Oliveira, fale um pouco de você, de suas origens pauloafonsinas.

Dernival Jr. – Sou Dernival Oliveira Júnior, pauloafonsino, nascido em 30 de junho de 1965, tenho 56 anos. Sou filho de Dernival Oliveira (in memoriam) e Maria Sônia de Souza, pioneiros empreendedores no ramo de hotéis, bares e restaurantes em Paulo Afonso. Eram proprietários do Hotel São Francisco, localizado no início da Rua da Frente (Av. Getúlio Vargas) e, com o apoio do prefeito Abel Barbosa ganharam o terreno para construir o Hotel Belvedere. Meu avô, conhecido como Mestre Cícero, trabalhou na construção da Igreja de São Francisco e meu pai era um apaixonado por futebol e foi grande apoiador do Redenção do Nordeste Atlético Clube, o RENAC. Membro de uma família de 12 irmãos, tenho quatro filhos e a formação em Administração de Empresas.

Folha Sertaneja – Você teve vivências na política partidária e na gestão municipal. Vamos falar sobre isso. Primeiro sobre tua participação na política.

Dernival Jr.  – Comecei na política em Paulo Afonso ainda no começo da gestão do Prefeito José Ivaldo de Brito Ferreira, em 1985. Na gestão de Zé Ivaldo, fui o segundo Diretor de Turismo. Em 1988, fui candidato a vice-prefeito ao lado de Dinho. Sem sucesso. Depois, em 1992, me candidatei a vereador, sendo eleito e exerci o cargo de vereador por 12 anos, de 01/01/1993 a 31/12/2004 sendo também presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso no período de 01/01/1997 a 31/12/1998.

Folha Sertaneja – E quais foram as tuas atividades na gestão municipal?

Dernival Jr.  – Depois da experiência como Diretor de Turismo na gestão do prefeito Zé Ivaldo, assumi a Secretaria de Expansão Econômica na gestão do prefeito Raimundo Caires.

Folha Sertaneja – Houve um tempo em que você se desligou do grupo Luiz de Deus e passou a acompanhar o Deputado Mário Negromonte que, na época, era desafeto do político Luiz de Deus. A saída do grupo, como noticiou o jornal Folha Sertaneja na época, causou estranheza porque Dernival Oliveira era o líder da bancada do governo municipal...

Dernival Jr.  – Isso aconteceu em 2004, antes das convenções partidárias para as eleições em outubro. A política é sempre muito dinâmica e, naquele momento, optei por esta decisão. Agora, vejo chegado o momento de muito agradecimento pelas oportunidades que me foram dadas e pelo grande aprendizado que esse período trouxe para a minha vida.

Folha Sertaneja – No tempo de mais de 12 anos que passou no grupo do Deputado Mário Negromonte, você teve a oportunidade de exercer vários e importantes cargos no Governo Estadual. Fale sobre esse período.

Dernival Jr.  – Foi um tempo importante de aprendizagem, junto à liderança do Deputado Federal e ex-Ministro das Cidades, Mário Negromonte e também junto aos governos da Bahia, Jacques Wagner e Rui Costa. No governo do Estado, eu tive várias oportunidades de atuar em atividades importantes. Fui diretor de Energia, depois superintendente da CAR e cheguei ao cargo de presidente da Bahiapesca. Fui também Assessor do vice-governador João Leão e nesse tempo em que estive a serviço do governo da Bahia, fui candidato a Deputado Estadual por três vezes.

Folha Sertaneja – Há exatos 2 anos, em 2 de fevereiro de 2020, Val Oliveira voltou a participar do governo do agora prefeito Luiz de Deus em um cargo importante, responsável pela articulação política da gestão municipal.

Dernival Jr.  – Sim. Passados 12, 14 anos em Salvador, atuando em várias atividades lá, decidi retornar a Paulo Afonso e aqui fui muito bem acolhido pelo Prefeito Luiz de Deus e, na sua gestão, assumi o cargo de Secretário de Governo, responsável pela articulação política da gestão municipal tanto junto à Câmara de Vereadores como junto ao governo do Estado da Bahia.

Folha Sertaneja – No final do ano passado, Paulo Afonso perdeu Jânio Soares que era o Secretário de Cultura e Esportes do município, debaixo de muita cobrança porque as ações nessa secretaria estavam prejudicadas pela pandemia. No início deste ano 2022, o Prefeito Luiz de Deus, houve por bem indicar Dernival Oliveira Jr. para ser o substituto de Jânio Soares, gerindo essa Secretaria de Cultura e Esportes. Como recebeu essa indicação?

Dernival Jr.  – Nesta Secretaria, estamos preparando um calendário anual de cultura e de eventos e não mediremos esforços para buscar apoios locais e junto aos governos estadual e federal para atender às expectativas da nossa população nestas duas importantes áreas: Cultura e Esportes.

Folha Sertaneja – A pandemia continua mas não será eterna. Como pensa o novo Secretário conduzir uma secretaria cujas ações se voltam exatamente para grandes eventos, sem deixar de apoiar os pequenos na atual situação econômica do município e face aos impedimentos impostos pela pandemia?

Dernival Jr.  – Como disse, estamos empenhados para buscar apoios para estas áreas, apesar da pandemia. No início do ano tivemos a oportunidade de apoiar a apresentação de um grande evento natalino organizado pela Igreja Comunidade das Nações e isso nos leva a pensar mais alto para essa área...

Folha Sertaneja – Há possibilidade de se buscar apoios maiores do governo do Estado da Bahia?

Dernival Jr.  – Sim. Estive recentemente acompanhando o Prefeito Luiz de Deus em reunião com o governador Rui Costa que já autorizou algumas ações que vão atender aos amantes dos esportes, como um todo e do futebol, em particular.

Estamos trabalhando junto ao governo do Estado para a construção do novo Estádio de Futebol em Paulo Afonso. Também pleiteamos junto ao governo do Estado, a reforma do Ginásio de Esportes e um núcleo de iniciação ao esporte de canoagem.

E estamos trabalhando, junto ao governo federal para a construção de um Teatro e de um Museu da Energia e temos a expectativa que esses nossos pedidos vão encontrar apoios para serem realizados.

Folha Sertaneja – Paulo Afonso possui a tradição de grandes eventos populares tais como o carnaval e, principalmente os Festejos Juninos e a Copa Velas que se destacaram com os maiores e que reúnem grande público de até mais de 50 mil pessoas. O que pretende a Secretaria de Cultura e Esportes oferecer à comunidade nestas datas?

Dernival Jr.  – Como disse, estamos nos organizando e na esperança de que a pandemia passe e possamos retomar os nossos projetos, retomar algumas ações, pensar em outras para que a população de Paulo Afonso e os muitos que nos visitam voltem a ter os grandes momentos sociais que já viveu o nosso município.

Folha Sertaneja - Outro grande evento, mais restrito à Praça das Mangueiras, é o Natal em Paulo Afonso, nos últimos anos voltado mais à ação social. Circula nas redes sociais a informação de que a Secretaria de Cultura e Esportes de Paulo Afonso deseja realizar um Natal que seja marcante tanto para a comunidade de Paulo Afonso como para o Turismo da cidade. O que se pode dizer sobre isso?

Dernival Jr.  – Como disse, fiquei encantado com uma apresentação de uma peça de Natal organizada pela Comunidade das Nações na área do nosso Balneário no início deste ano e isso nos despertou para a possibilidade de se fazer em Paulo Afonso uma grande festa de Natal, à semelhança do que se faz em Gramado/RS. Por isso que já nos sentamos para estudar alguma coisa com esse foco, embora alguns tenham criticado essa nossa antecipação. Como é algo novo, precisamos planejar com bastante antecedência o que não significa descaso com outros eventos. Esta, na nossa visão, será uma atividade diferente e certamente vai também atrair grande número de turistas para Paulo Afonso.


O que esperamos, nessa Secretaria, é que todos procurem entender que ainda vivemos um tempo de restrições, por conta da pandemia, que as nossas ações estão subordinadas às decisões dos Decretos Municipais e Estaduais que restringem os nossos movimentos e que essa pandemia afetou seriamente todas as atividades desta secretaria. É, portanto, um recomeço e estou na Secretaria de Cultura e Esportes há apenas 2 meses, mas em intensa atividade para suprir as muitas carências que sei que essas áreas, Cultura e Esportes, vêm tendo nos últimos anos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Manoel rozendo

10/03/2022 - 12:38:45

Fiquei feliz com a entrevista de Val.Onde ele falou da trajetória da família no comércio e sua atuação na política.Perguntas bem formuladas pelo competente jornalista Galdino .Tenho certeza que meu futuro secretário vai dar todo apoio para a sobrevivência da Folha Sertaneja.E o que eu aprendi na escola CHESF.passagem pelo INSS .HMPA e Prefeitura com fé em Deus meu retorno breve vou me dedicar no apoio a gestão do secretário Dermival Oliveira meu e em quem confio.X


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12