Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Morre, aos 63 anos, Jânio Soares, Secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso

Ele sofreu um infarto em sua casa, em Glória, na madrugada deste dia 13 de dezembro

Publicada em 13/12/21 às 11:37h - 1585 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Morre, aos 63 anos, Jânio Soares, Secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Morre, aos 63 anos, Jânio Soares, Secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Morre, aos 63 anos, Jânio Soares, Secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso

Link da Notícia:

Morre, aos 63 anos, Jânio Soares, Secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso
 (Foto: Arq. Jornal Folha Sertaneja e acervo do autor)

Jânio Soares nasceu exatamente a uma semana da emancipação política de Paulo Afonso, em 21 de julho de 1958.

Filho de Cecília e do Tenente Zé da Silva, sobrinho de D. Alda do Cartório, cresceu numa casa sombreada por umbuzeiros e tamarineiros na cidade de Glória, hoje submersa pelas águas do mesmo rio que lambia as suas costas.

Foi assim que o próprio Jânio Soares, conhecido por todos como Janinho, escreveu a sua biografia para o arquivo da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA, onde foi recebido festivamente exatamente há 4 anos, no dia 12 de dezembro de 2017, em solenidade realizada no Memorial Chesf de Paulo Afonso.

Recebido na ALPA pela sua grande qualidade com cronista, muito lido na Bahia pois, desde o ano de 2006 escrevia quinzenalmente, aos sábados em coluna do Jornal A TARDE, de Salvador.

Também em Salvador, foi colaborador do site Bahia em Pauta (www.bahiaempauta.com.br) e mantinha uma coluna de Literatura periódica no site Bahia Notícias (www.bahianoticias.com.br/cultura/literatura).

Em sua posse na ALPA exatamente pelas suas qualidades de cronista, foi saudado pelo presidente da ALPA, Antônio Galdino da Silva e recebeu a estola amarela, símbolo da ALPA e o Diploma de membros dessa instituição cultural das mãos do também acadêmico fundador da ALPA, o escritor e diretor de Cultura da Prefeitura, responsável pela Casa da Cultura, João de Sousa Lima.

Em seu discurso, já como Acadêmico da ALPA, Jânio Soares ressaltou a importância da Academia de Letras para Paulo Afonso e dizia da sua alegria de fazer parte dessa confraria.

Na ALPA, Jânio Soares ocupa a Cadeira Nº 20 que tem como patrono o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro.

Como Secretário de Turismo, Jânio Soares esteve, com o Prefeito Anilton Bastos no Salão de Turismo realizado no Anhembi, em São Paulo, em 2011, quando foi lançado um roteiro de turismo de Paulo Afonso.

Em 2016, coordenou a programação da passagem da Tocha Olímpica por Paulo Afonso.

Em toda a sua vida, Jânio Soares atuou na vida pública como Secretário de Turismo ou Secretário de Cultura e Esportes, em várias gestões do município de Paulo Afonso – Paulo de Deus, Luiz de Deus, Anilton Bastos e também na gestão do Prefeito Policarpo, em Glória, onde foi Secretário de Turismo.

Ultimamente, Jânio Soares vinha sendo muito pressionado por pessoas ligadas ao Esporte e outros ligados à Cultura e lamentava não poder atender aos reclamos de todos tendo em vista que ele era apenas uma dentro de uma complicada engrenagem chamada governo municipal cuja gestão, nos últimos anos, foi grandemente prejudicada pela pandemia e suas consequências, agravada pelo recebimento da responsabilidade de gerir o Hospital Nair Alves de Souza.

Com isso, comentou certa vez Jânio Soares, as prioridades do município passaram a ser basicamente a saúde e assistência às pessoas mais necessidades, que tiveram sua vida destroçada pela pandemia que durou, de forma intensa, por quase dois anos consecutivos.

Em que pese as muitas críticas que vinha recebendo e as dificuldades de gestão na sua área, quem se encontrou com Jânio Soares sempre foi recebido com um largo sorriso e grande afeto.

A Câmara Municipal de Paulo Afonso suspendeu a sessão ordinária de hoje, que seria a última do ano, antes do recesso parlamentar e emite Moção de Pesar pelo falecimento de Jânio Soares.

A Academia de Letras de Paulo Afonso, pela sua presidente, Maria Gorette Moreira, em nome de todos os membros, emitiu Moção de Pesar pelo falecimento do seu membro, Jânio Soares, da Cadeira Nº 20 e a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, além de Moção de Pesar, decretou Luto Oficial de 3 dias pelo falecimento do seu Secretário Municipal de Cultura e Esportes.

O corpo de Jânio Soares está sendo velado no Ginásio de Esportes Luiz Eduardo Magalhães, onde ficava o seu gabinete de trabalho.

A informação que chega a este site é que haverá Missa que será celebrada ao meio dia desta segunda-feira, no local do velório.

Às 13 horas haverá espaço para homenagens a Jânio Soares e às 14 horas o corpo será levado para o município de Glória, onde será sepultado no mausoléu da família.

A Folha Sertaneja externa o seu profundo pesar pelo falecimento de Jânio Soares e rogamos ao Espírito Santo que leve o consolo a cada um dos familiares e amigos nessa hora de tanta tristeza e dor.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

11 comentários


Zeca Moreira

13/12/2021 - 20:47:10

Que notícia triste pra iniciar a semana! Sabemos que a vida é passageira mas a morte repentina nos deixa sem chão! Era um cara bacana de bem com a vida e muito querido ! Chorar podem pensar que é besteira mas quando amigos nos surpreendem dessa forma não dá pra segurar!


Manoel Rozendo

13/12/2021 - 20:34:35

Janinho vi criança de colo no seio de uma família nobre .Sr Dedezinho e dona Aristeia Dois filhos Armando e Rui filhas .Ceci mãe de Janinho .Tias Alda .Bélica .Iaiá .Santinha .Seu José da Silva seu pai irmão do Tio Lindemar e tias Fernandina Letícia .O tio Pedro falecido.Cresceu um jovem mimado ao lado da Irmà Jane.Uma grande perda para Paulo Afonso e Prefeitura.Muito amigo do Prefeito Luiz de Deus.E querido por muitos em Paulo Afonso.Andei com Janinho nos braços na velha Glória quando criança.Hj Paulo Afonso ficou de luto .Janinho partiu para morada do pai.Minha solidariedade a todo família.Manoel Rozendo CORRINHA minha esposa e toda minha família.


SELIGANAMUSICA® NEGRITTO

13/12/2021 - 14:50:48

Admitimos que uma notícias que abalou a todos, principalmente nós fazedores de culutura, pois ele sempre foi aquele tipo de ser humano que você ia la para falar, cobra, reclama com os nervos a flor da pele e ele com aquele sorriso, jeito calmo de ser já lhe dava um abraço um bom dia e começava a falar, da vida, dos acontecimento que daqui a pouco você estaria ali rindo com ele e falado , caraca Janinho, serio isso, mas mano vamos mudar essa história, vamos fortalecer a nossa cultura, admito que sou muito grato em ter conhecido ele, passamos muitos altos e baixos no fortalecimento da cultura mas ele sempre estava ali pronto pra atender, se liga-se pra ele vixi, atendia logo. Nossa marca será sempre grata a todo o apoio que ele sempre nos deu do seu jeito de sua maneira, sei que um lacuna grande ficará em nossa cidade, mas o brilho de sua sala e alegria dele sempre estará ali eternamente. Sou grato e serei por que sempre falei pra ele o quanto era grato e o quanto vamos ser, pois levarei todos seus conselhos e ensinamento para fazer ainda mais por nossa cultura, por nossa cidade e vale lembra que ele nunca morrerá, pois dormiu pra virá lenda.


ISAC DE OLIVEIRA

13/12/2021 - 14:41:05

Que notícia triste! Tomei conhecimento do fato há poucos minutos. A vida realmente é uma incrível aventura, onde não falta nada! Quando falta argumento, a saudade consola!


Jailsa Albuquerque Paiva

13/12/2021 - 13:59:17

Eu acordei hj e recebi essa triste notícia. Nós tínhamos uma grande amizade com Janinho, o mesmo chamava meu marido de Celminho. Anselmo o meu marido brincava mt com ele. Homem simples de um coração gigante que deixou o seu legado e tenho certeza nosso Pai Celestial o acolheu na morada eterna. Descanse em PAZ amigo querido,meus sentimentos para tds familiares. Em especial D. Alda que está numa idade tão delicada.


Gilmar Teixeira

13/12/2021 - 13:31:47

Hoje acordei com a triste notícia do falecimento do meu amigo e confrade Jânio Soares, grande amigo desde a juventude até os dias de hoje, nascemos no mesmo município de Glória, curtimos juntos os mesmos sons, livros, filmes e realizamos juntos inúmeros eventos que ficaram marcados pra sempre em nossa cidade, uma imensa saudade ficará marcada em minha vida, pois através de Janinho realizamos muitos sonhos culturais impensáveis de serem feitos um dia aqui, grandes shows, artistas respeitados aqui se apresentando e todos nós curtindo aquilo que também era seu sonho, fazer de Paulo Afonso uma cidade cultural, sua vida precocemente se foi e esse sonho é uma responsabilidade de todos os que ficaram para dar continuidade nesse sonho, fica a saudade do convívio com um ser humano extraordinário, culto, amigo e o bom é a certeza que estará em um bom lugar, porque sua passagem aqui semeou o bem e colheu a amizade de uma cidade inteira, meus sentimentos a todos os familiares e amigos.crmv33


Professor Galdino

13/12/2021 - 12:49:32

Recebi essa mensagem de Virgílio Agra, membro da ALPA, atualmente morando em outro Estado."Janinho era um símbolo da geração dos pioneiros nativos. Não foi daqueles que nasceram fora e vieram para Paulo Afonso, sua condição de pioneiro se dá pelo fato de ter vivido sua infância no nascedouro dessa terra, ter crescido com ela, ser parte dela.Certo dia, conheci uma pessoa que tem ligações familiares com Paulo Afonso que ao saber que eu havia morado lá, me perguntou quem eu conhecia. O primeiro nome que me veio a cabeça foi o de Janinho e a resposta foi automática. - Quem é que mora em Paulo Afonso que não conhece Janinho?Janinho era assim, uma figura enorme, querida e que, quando a gente menos esperava, já ocupava um lugar no nosso coração. Hoje vou dormir com um vazio no peito. É a falta do meu amigo. Virgílio Agra.


Mary Jane Morais

13/12/2021 - 12:44:05

Que Jesus console todos familiares e amigos, que Deus o receba na sua infinita Glória, vai com Deus Jansinho😭😭🌷🌹🌻


Maria José Rodrigues Vieira

13/12/2021 - 12:13:27

Lamento a perda de Janinho. Grande homem e grande figura da Cultura de Paulo Afonso. Que o Senhor da Vida o receba no plano espiritual.


Mary da Glória Alves

13/12/2021 - 12:12:19

A família enlutada os nossos sentimentos e que Deus conforte a todos.


Valdomiro Nascimento

13/12/2021 - 11:56:17

Que pena! Uma grande figura humana e um excelente amigo! Desejo muita luz para o seu novo caminho. Meus sentimentos!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!