Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Professor Galdino

Professora Jacilda e sua aluna Clara, de Curaçá-BA, publicam seus primeiros livros

Publicada em 09/12/21 às 01:02h - 762 visualizações

por Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a notícia Professora Jacilda e sua aluna Clara, de Curaçá-BA, publicam seus primeiros livros  Compartilhar a notícia Professora Jacilda e sua aluna Clara, de Curaçá-BA, publicam seus primeiros livros  Compartilhar a notícia Professora Jacilda e sua aluna Clara, de Curaçá-BA, publicam seus primeiros livros

Link da Notícia:

Professora Jacilda e sua aluna Clara, de Curaçá-BA, publicam seus primeiros livros
 (Foto: Fotos: Acervo das autoras e Editora Oxente)

Tenho vivido, especialmente nas últimas décadas, a alegria de ter publicado alguns livros. E cada um que nasce parece um novo filho, esperado com ansiedade, folheado com satisfação, relido como se nem o conhecesse ainda...

Embora se viva no chamado Século das Imagens, ainda é grande a emoção de escrever um livro, sentir o cheiro de suas páginas e saber que outras pessoas estarão lendo aquilo que em um momento de especial solidão, diante de uma folha de papel em branco, as letras formaram palavras e estas se reuniram em frases para contar histórias.

Esta parece ser a ansiedade, expectativa, de uma professora e uma aluna da cidade de Curaçá/BA, ao verem os seus escritos tomarem a forma de livros.

Em conversa por mensagens de Whatsapp, a Professora de Linguagens, Jacilda Mendes dos Santos, da rede estadual da Bahia, atuando no Colégio Estadual Agrovila 08, Curaçá-BA., fala desse sonho, dela e de sua aluna Maria Clara Domingos Cruz, de 17 anos, que faz o 2º Ano do Ensino Médio neste Colégio.

Conta a professora (e a sua história me reconduziu às salas de aulas e interação com meus alunos) que pediu aos estudantes que recriassem uma fábula. E ela diz:

- A Maria Clara não recriou. Ela criou. Gostei muito da produção e busquei uma editora para a publicação. Encontrei a Oxente daí de Paulo Afonso.

A fábula de Ana Clara fala da importância da empatia.

Acrescenta ainda a professora Jacilda.

Também estou publicando o meu primeiro livro. 70 Inspirações Poéticas. O sonho da publicação nasceu há alguns anos, porém a energia para a realização nasceu quando dei início ao projeto de publicação do livro de minha aluna Maria Clara Domingos.

O meu livro trata de inspiração que me ajudou a evoluir, a superação de dores, aprendizados. É um livro para ler, saborear e viver cada mensagem.

Enquanto se aguarda a chegada dos livros produzidos pela Editora Oxente, dirigida pelo também professor e escritor Rubervânio Lima (Rubinho), membro da Academia de Letras de Paulo Afonso, conheça um pouco a história dessas escritoras de Curaçá e já faça contato com as autoras para garantir o seu exemplar.

Jacilda Mendes dos Santos nasceu em Belém de São Francisco - PE. Criadora do Método AFA (Arte de Fazer Acontecer), mentora de mulheres, mestra e doutora em Ciências da Educação pelo Mercosul. 

Professora na Rede Estadual de Ensino da Bahia (Colégio Estadual Agrovila 8 – Curaçá/BA) e de Pernambuco. Graduada em Letras, Pedagogia, especialista em Língua Portuguesa, Literatura e Psicopedagogia. Tem formação em Coach, Hipnose e Master em PNL. 

Foi aluna dos treinadores Vés Dmitruk, César Mariano, e Rogério Castilho. Está concluindo o Bacharelado em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – FACESF. 

Aprovada em nove concursos públicos na área da educação, ficou conhecida como a mulher dos concursos e ministra workshops para concursos públicos. Jacilda é poetisa e inspiradora na arte da poesia. Através do Método AFA, já ajudou muitas pessoas a vencer os bloqueios que as impediam de alcançar os objetivos. 

Nas redes sociais, ela posta dicas que funcionaram para ela e que, se colocadas em prática, podem funcionar para outras pessoas. Usou as dores da infância e da adolescência como combustíveis para realizar sonhos. Suas histórias de superação e autoestima inspiram muitas pessoas.

Contatos: Instagram: @jacildamendes.oficial; Facebook: Jacilda Mendes; YouTube: Jacilda Mendes

Maria Clara Domingos Cruz, filha de Ana Neide Domingos e Samuel Cruz Neto, residentes na Agrovila 04 do Projeto de Irrigação Pedra Branca.

Nasceu no Hospital Geral Imaculada Conceição em Serrita, Pernambuco, no dia 10 de junho de 2004. Em 2018, com 14 anos de idade quando ainda estudava na Escola Municipal Antonio Ribeiro dos Santos, Maria Clara teve o privilégio de participar do projeto jovens escritores, onde reescreveria o livro Violino, orientado pela professora Maria da Paz.

Atualmente aos 17 anos vive com sua mãe Ana Neide Domingos e seu padrasto Francinaldo de Souza Felix em Curaçá Bahia na agrovila 04 e está cursando o segundo ano do ensino médio à distância, no Colégio Estadual Agrovila 08, Curaçá-BA.

Graças a professora Jacilda Mendes, Maria Clara se apaixonou pela poesia onde começou a se expressar sobre tudo que ela sentia e recebeu uma grande proposta para participar do projeto Bardos Baianos.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


Diana Bernardes

09/12/2021 - 11:27:39

Parabéns professora Jacilda Mendes pelo dom da poesia, pelo brilhante trabalho realizado com maetria de incentivo aos jovens a realização de sonhos. Parabéns Maria Clara pelo talento. Sucesso para essas grandes escritoras👏👏👏👏👏👏


Valdomiro Bernardo do Nascimento

09/12/2021 - 09:35:44

Meus Parabéns pelos belos e importantes trabalhos culturais! Tenho orgulho de ser Nordestino, graças a Deus!


Maria da paz dos santos souza e silva

09/12/2021 - 08:50:51

Parabéns a professora Jacilda Mendes e a Maria Clara, muito nos orgulha pelo desafio vencido e por nos inspirar a alçar voos. Sucesso !


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!