noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Mulheres pauloafonsinas em destaque: Vitória Grêcye Mendonça!

Vitória Grêcye Mendonça, filha de seu Vital e D. Maria do Céu...

Publicada em 26/11/21 às 14:59h - 1119 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Mulheres pauloafonsinas em destaque: Vitória Grêcye Mendonça!   Compartilhar a noticia Mulheres pauloafonsinas em destaque: Vitória Grêcye Mendonça!   Compartilhar a noticia Mulheres pauloafonsinas em destaque: Vitória Grêcye Mendonça!

Link da Notícia:

Mulheres pauloafonsinas em destaque: Vitória Grêcye Mendonça!
 (Foto: Acervo de Vitória Grêcye)

O município de Paulo Afonso tem apenas 63 anos de vida, emancipado que foi, do município de  Glória, em 28 de julho de 1958, dez anos depois da chegada da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf - a esta região.

Com a chegada da Chesf, milhares de nordestinos para aqui vieram à busca de emprego e muitos trouxeram suas famílias que aqui começaram seus estudos. Muitos, ficaram, constituíram famílias, e pelas raízes fincadas nestas terras tornaram-se naturalmente ou por nomeação da Câmara de Vereadores, cidadãos de Paulo Afonso e têm dado a sua contribuição para o desenvolvimento do município e da região.

Outros, depois de beberem por anos das águas do rio São Francisco, criaram asas, voaram para outros lugares onde também deixaram as marcas fortes de sua passagem por estas terras sertanejas.

Em Paulo Afonso tem-se o exemplo de dezenas de mulheres que se destacaram como professoras pioneiras, gestoras de escolas e de grandes colégios e universidades, juízas, promotoras, vereadoras, secretárias municipais, vice-prefeitas, delegadas, responsáveis por organizações não governamentais.

Esse empoderamento feminino reflete o elevado nível de capacidade que a mulher sempre teve para ser o que ela quiser ser mesmo nesse universo agressivamente machista.

Um dos exemplos sempre lembrados é a professora Lizette Alves dos Santos. Ela e Dinalva Simões Tourinho, foram as primeiras vereadoras de Paulo Afonso nesse universo machista dos anos de 1950.

Outras mulheres foram para outras terras ou voltaram às suas origens e ali brilham suave e competentemente, sem ofuscar os que estão à sua volta.

Este é o caso de Vitória Grêcye Mendonça, filha de seu Vital e de Dona Maria do Céu, de uma família numerosa e humilde que morou nas casas dos grupos da Vila Operária e estudou nas Escolas Reunidas da Chesf até os 12 anos de idade.

“Filha de Paulo Afonso, Bahia, de família numerosa e humilde, morei até os 12 anos de idade na cidade onde tive as melhores situações e cenários para meu maior aprendizado de base, A FAMILIA.”

Vitória Mendonça, voltou para o seu Ceará e se estabeleceu em Fortaleza. Ao longo de sua vida tem formação voltada para gestão financeira, negociação e estratégia empresarial, larga expertise na área. “Atuo ainda nas áreas de docência, consultoria empresarial com foco em estratégia e processos administrativos com excelência, palestrante, psicanalista clínica”.

Depois de atuar com grande sucesso na área bancária no Banco Industrial e Comercial do Ceará, onde em seis anos foi de estagiária à assistente direta da Superintendência geral da agência Aldeota, a de maior PIB do Estado, Vitória Mendonça desenvolveu vários outros projetos de consultoria e gestão e de novembro de 2016 a março de 2019, desenvolveu o projeto, e implantou o Centro de Apoio Psicoterápico a Pacientes Com Câncer de Mama. Atuando dentro do GRUPO DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS ONCOLÓGICOS - GEEON, relevante instituição médica destacada na pesquisa e atendimento gratuito às mulheres desde consultas, detecção, diagnósticos e tratamentos em casos de câncer de mama.

Desde o dia 02 de janeiro de 2019, a pauloafonsina Vitória Mendonça atua como diretora administrativa e financeira da Faculdade Católica de Fortaleza, primeira instituição de ensino superior do Estado de Ceará, com 157 anos de tradição, desde 1864.

É muito importante conhecer o que pensa essa mulher de origem humilde e hoje no exercício de uma função tão relevante, sobretudo num ambiente onde o livre trânsito, desde os seus primórdios, há mais de um século e meio era predominantemente masculino e de uma relevância histórica riquíssima, por onde passaram personagens como o Padre Cícero Romão, Dom Hélder Câmara e outras renomadas referências da Igreja Católica do Brasil.

Diz Vitória Mendonça, irmã da poetisa e escritora Socorro Mendonça, imortal fundadora da Academia de Letras de Paulo Afonso:

“- No final do ano de 2018, através do Professor Doutor Padre Francisco Antonio Francileudo, fui convidada a atuar na FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA, na função de Diretora Administrativa e Financeira, onde estou atualmente. Assumimos em 02 de janeiro de 2019 como diretoria eleita, a princípio por um quadriênio, contudo atualmente mudou-se a normativa e as diretorias permanecem por tempo indeterminado.

A Faculdade Católica de Fortaleza, sempre atuou na formação eclesiástica, anteriormente conhecida como Seminário da Prainha participou na formação de grandes nomes tanto na área religiosa como na sociedade cearense, a exemplo: Padre Cícero Romão, Dom Lustosa, Edson Queiroz, Capistrano de Abreu, Luiz Severiano Ribeiro, Idelfonso Albano, Pe. Valdevino Nogueira, Austregésilo de Athayde, Dom Hélio Campos, Dom Helder Câmara, Dom Eugênio Sales, entre outros.

Sendo a primeira Faculdade Católica do Ceará, possui uma estrutura eclesial rigorosa e tradicional com uma população administrativa predominantemente masculina, formada por Arcebispo, bispos, padres e diáconos.

A IES tem como lema Cooperatores Veritatis (Cooperadores da Verdade), e semantém dentro dos princípios católicos cristãos de respeito e amor ao próximo e aos mais desvalidos; Obediente ao Santo Padre, o Papa Francisco que tem trazido aos poucos novos ares para este ambiente, possibilitando a atuação da mulher em cargos de maior relevância dentro do Vaticano.

O nosso complexo é tombado como patrimônio histórico e cultural do Ceará. Atualmente o prédio abriga a Mitra Arquidiocesana da Igreja de Fortaleza, Tribunal Eclesiástico, Igreja Nossa Senhora da Conceição e do Outeiro da Prainha e a Faculdade Católica de Fortaleza - FCF, isto me traz uma responsabilidade ainda maior, pois atuo administrando uma faculdade católica com o tradicionalismo e rigor de toda uma religião patriarcal, tendo ainda como principal missão a formação de seminaristas.

Quando iniciei meu trabalho na FCF, tínhamos à disposição apenas dois cursos: Bacharelado em Teologia e Bacharelado em Filosofia. Atualmente, após revitalização predial, demos continuidade em nossa missão acadêmica, e recentemente aprovamos o credenciamento de mais 03(três) novos cursos presenciais: Administração, Ciências Contábeis e Direito. Temos nota 4 de excelência junto ao MEC.

Com a ampliação de novos cursos nos tornamos mais competitivos na captação de um público diferente, o que nos exigirá ainda mais equilíbrio na condução da Instituição, sempre priorizando o respeito e humanismo, queremos destacar este diferencial na formação das pessoas que atuarão futuramente para uma sociedade mais justa para todos.

Atuar neste ambiente é desafiador, tenho na hierarquia interna da FCF o nosso Diretor Geral, função ocupada apenas por padres e este está sob a hierarquia da igreja, assim como todos nós. Neste sentido, afortunadamente conto com sua visão empreendedora e apoio aos projetos de ampliação no mercado, inovação da IES e abertura da FCF para este novo mundo pós-pandêmico, onde intentamos melhorar as relações pessoais para fortalecer a humanidade.

Meu lema para vida é: Se a motivação me move, dobro o esforço e conquisto o espaço.

Recentemente em entrevista para o jornal de maior circulação do Estado, que tinha como objetivo ressaltar a presença das mulheres em instituições predominantemente masculinas, tive a oportunidade de tentar sensibilizar e motivar outras mulheres a não desistirem de seus planos e sonhos pelo fato de existirem dificuldades geradas pelo machismo e preconceito. Isso sempre houve e se retrocedermos, continuará existindo por um tempo ainda maior.

A dificuldade não me amedronta me motiva, não apoio o vitimismo, não me auto-preconceitualizo. Quando demonstro resultados cabe a mim também saber lidar com a situação, a maturidade sempre será aliada da minha evolução pessoal e profissional. Citando Melanie Klein “Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso.” Aos poucos estamos ocupando mais espaços, e duramente ao longo dos tempos somos responsáveis por mostrar que a inteligência e capacidade não estão intrinsecamente ligadas ao gênero.

Estou como diretora, como psicanalista, como docente, como palestrante, como empresária, sou mãe, sou filha, sou amiga, SOU MULHER!”

Vitória Grêcye Mendonça é pauloafonsina, irmã de Socorro Mendonça, imortal fundadora da ALPA.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Vitoria Grêcye Mendonça

26/11/2021 - 18:44:47

Com surpresa recebi o convite do Sr. Galdino para participar desta matéria e com muita honra participo na tentativa de mesmo longe homenagear àqueles que me são caros.Agradeço pelo carinho ao Sr. Galdino e a minha irmã Socorro, poetisa e membro da ALPA. A todos que colocam seus planos e sonhos à frente dos obstáculos e seguem adiante com Foco e com Fé, minha admiração.Forte abraço.Vitória Mendonça


Socorro Mendonça

26/11/2021 - 17:35:48

Galdino, Obrigada por tão bela e real reportagem, sobre os méritos e sucessos da minha irmã! Realmente isto só prova que SOMOS capazes de vencer os obstáculos que a vida nos apresenta, independente do gênero, de ter nascido de família numerosa e humilde.Fomos todas à luta e vencemos. Greyce nunca deixou de investir nos estudos. Hoje nos orgulha.No mundo espiritual meus pais estão felizes... MISSÃO CUMPRIDA !OBRIGADA GALDINO.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!