Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Professor Galdino

Segunda Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso completa 25 anos

Publicada em 02/11/21 às 18:20h - 406visualizações

por Antônio Galdino


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Arq. jornal Folha Sertaneja e acervo da 2ª IPPA)

Neste final de semana a 2ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, localizada no início do Sal Torrado, Bairro Centenário completou 25 anos como igreja organizada da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Os trabalhos evangelísticos que resultaram nesta igreja começam há 34 anos, ainda no ano de 1987 quando alguns membros da 1ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso passaram a se reunir, acolhidos pela irmã Georgina (Gina) Maria na casa de sua mãe, a querida e saudosa irmã Maria José, no Bairro Centenário.

Anos depois, presbíteros da 1ª Igreja Presbiteriana, entre eles o também saudoso irmão Zorildo, que era assessor da Administradora da Chesf, Diana Suassuna, conseguiram junto ao presidente da Chesf, inicialmente José Carlos Aleluia e depois o presidente Genildo Nunes de Souza a autorização para construir o templo desta igreja em um terreno que tinha sido uma cavalariça da Chesf e estava desativado, no loteamento Sal Torrado.

O próprio Zorildo, sua esposa Gorete Maropo e outros membros da 1ª IPPA se dedicaram à construção desse templo que, anos depois, em 1996, foi constituída pelo Presbitério Vale do Pajeú (PRPV) a 2ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, que teve como seu primeiro pastor o Rev. César Pereira de Souza que, falando sobre esse fato escreveu para o livro Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso – 62 anos de história nas margens do rio São Francisco, do presbítero da 1ª IPPA, Antônio Galdino da Silva, livro publicado em Agosto de 2011:

“Nasce uma igreja! Um milagre!

Este é o milagre da vida! Não a vida natural, mas a espiritual. É fruto de uma ação soberana e sobrenatural do Espírito de Deus”.

E concluiu o Pastor César:

Se considerarmos Igreja como comunidade local dos fiéis em Cristo, para o adorar e servir, dentro e fora de sua própria sociedade, veremos que o seu surgimento é sempre um milagre (Rm.16:16; Mt.5:11; I Co.2:1-5).

E o vento soprou...e nasceu a 2ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso.

Rev. César Pereira de Souza

1º Pastor da 2ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso

Em 15/11/1997”

Pastor José Weliton (em frente ao bolo)

Atualmente, ao completar 25 anos e com um intenso trabalho social no Bairro onde está instalada, a 2ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso é pastoreada, há muitos anos, pelo Reverendo Pastor José Weliton Pereira que, foi reeleito para mais cinco anos de trabalhos pastoreando esta Igreja, também como Presidente do Conselho da Igreja, formado desde o seu primeiro momento, há 25 anos, pelo Pastor da Igreja e os presbíteros Joabson Pires de Oliveira e Elias da Silva Santos que ali estão todo esse tempo.

O Presbítero Joabson já tem mais de 30 anos de presbiterato e o Presbítero Elias Santos completou, junto com a 2ª Igreja 25 anos de presbiterato e foi homenageado pela Igreja com o Diploma de Presbítero Emérito, título que lhe foi entregue durante o culto deste domingo, dia 31 de outubro.

O aniversário dos 25 anos desta 2ª Igreja Presbiteriana, completados no dia 26 de outubro, foi comemorado festivamente nos dias 30 e 31 de outubro como informa o Pastor José Weliton:

“A Segunda Igreja Presbiteriana do Brasil em Paulo Afonso, nos dias 30 e 31 de outubro de 2021, se alegrou na presença de Deus, pelas comemorações alusivas aos 25 anos de Igreja organizada e por todo o trabalho evangelístico e social que vem desempenhando, principalmente no bairro Sal Torrado e adjacências, onde se encontra plantada essa IPB.

Nesses dias foram entoados cânticos ao Senhor, pelos adultos, crianças, jovens e idosos; orações de gratidão dirigidas a Deus eterno; homenagens; batismo e profissão de Fé, marcaram os maravilhosos momentos do Jubileu de Prata, que contou com a presença dos membros, visitantes e autoridades eclesiásticas.”

Depois de destacar o trabalho que tem realizado o Conselho da Igreja e da justa homenagem ao Presbítero Elias Silva como o título de Presbítero Emérito, o Pastor José Weliton falou sobre o pregador que realizou as conferências evangelísticas neste final de semana:

“Esta Igreja, nestes 25 anos, já teve vários pastores que contribuíram para o seu crescimento e tem o Conselho desta Igreja trazido vários deles para conferências evangelísticas em oportunidades e momentos especiais.

Durante esses dois dias, recebemos como pregador, o Rev. José Hugo Oliveira do Carmo, pastor titular da Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns-PE e também Capelão do Instituto Bíblico do Norte – IBN.

Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o domínio para todo o sempre. (Apocalipse 5:13)”

O Pastor Hugo Oliveira pregou no sábado à noite, na Escola Dominical no domingo pela manhã e no Culto do domingo à noite, data em que as igrejas evangélicas comemoram também o Dia da Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero ao pregar as suas 95 teses na Igreja do Castelo na Paróquia de Wittenberg, na Alemanha, em 1517, que contestavam contra a venda de indulgências pela Igreja.

A síntese das teses de Lutero foi apresentada por crianças da 2ª IPPA, no domingo (31/10) à noite:

Só CRISTO! Só a GRAÇA! Só a FÉ!

Nesta mesma noite, aconteceu a Profissão de Fé e Batismo de duas jovens nesta 2ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, atos presididos pelo Rev. José Weliton, pastor desta Igreja.

Após o Culto do domingo à noite, dia 31 de outubro, os membros da 2ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso se confraternizaram pelos 25 anos de bênçãos.

Quando esta 2ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso completa 25 anos de vida no loteamento Sal Torrado, Bairro Centenário em Paulo Afonso, trazemos à memória dos seus pioneiros e conhecimento dos mais novos daquela igreja algumas fotos de momentos da história desta Igreja.

Em 10 de outubro de 2004, o presbítero Zorildo (de azul, à esquerda da foto), falecido ainda jovem, quando já estava morando no Recife, visitou esta Igreja.

Em 28 de junho de 2011, Gorete Maropo também visitou esta igreja e reuniu-se com as crianças.

Registro de comemorações dos 10 anos desta 2ª Igreja, em 29 de outubro de 2006.


A 2ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso no aniversário dos 20 anos, em 29 de outubro de 2016. As conferências evangelísticas dos 20 anos tiveram como pregador o Pastor Célio Miguel, que foi Pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso e há anos está dirigindo a Igreja Presbiteriana do Farol, em Maceió.

E, em outro momento, quando a 2ª IPPA completou 21 anos, em 29 de outubro de 2017. A partir da esquerda, Presbítero Antônio Galdino, Presbítero Elias, Pastor Luiz Pereira, Pastor Weliton e Presbítero Joabson Oliveira.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2021 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12