Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Professor Galdino

No Dia Internacional da Língua Portuguesa, lembranças de uma visita ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo

Publicada em 05/05/21 às 23:59h - 982 visualizações

por Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a notícia No Dia Internacional da Língua Portuguesa, lembranças de uma visita ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo  Compartilhar a notícia No Dia Internacional da Língua Portuguesa, lembranças de uma visita ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo  Compartilhar a notícia No Dia Internacional da Língua Portuguesa, lembranças de uma visita ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo

Link da Notícia:

No Dia Internacional da Língua Portuguesa, lembranças de uma visita ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo
 (Foto: Fotos: Antônio Galdino, Maíra, Marlos e João S. Lima)


Em 5 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Língua Portuguesa e da cultura lusófona. A data foi oficializada em 2009, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o propósito de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português.


Na ocasião, governos e sociedade civil celebram a relevância do idioma como parte da identidade dos povos lusófonos.


A comemoração possibilita chamar atenção para as questões idiomáticas e culturais da lusofonia, gerando uma integração entre os povos desses nove países.


O Dia Internacional coloca em evidência o fato de que o português é a quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul.



Países que falam português


Países que falam português são as nações que adotam oficialmente o português como idioma. O português também conhecido como língua românica ou língua neolatina é o quinto idioma mais falado do mundo, com cerca de 280 milhões de falantes.

Ao todo são nove países que têm como idioma oficial o português, segundo a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa. A língua é também falada por uma parte da população em outros territórios, como em Macau, na China; Damão e Diu (território da União da Índia); Goa, na Índia; Malaca, na Malásia; Ilha das Flores, da Indonésia; Batticaloa, no Sri Lanka; e nas Ilhas ABC, no Caribe. Em alguns países da América do Sul, como Uruguai, Venezuela, Paraguai e Guiana, há comunidades que falam o português, contudo não é idioma oficial. (www.mundoeducacao.uol.com.br)

Conhecendo o Museu da Língua Portuguesa

Em julho de 2011 foi realizado no Anhembi, em São Paulo um Salão de Turismo Internacional. No espaço privilegiado daquele Centro de Convenções, o Ministério do Turismo apresentou o potencial e atrativos turísticos de todos os estados do Brasil e de quase uma centena de países num evento portentoso.

Naquele momento, a convite da Bahiatursa, órgão oficial do turismo da Bahia, o município de Paulo Afonso foi convidado para estar presente nesse evento quando foi apresentado o roteiro de Turismo e Cangaço, aprovado em reunião realizada em Paulo Afonso e da qual participaram representantes do Estado da Bahia, Alagoas e Sergipe. Ali estava com equipe do Departamento de Turismo: Antônio Galdino, João de Sousa Lima e Marlos Guerra (Turismólogo) e Maíra, de uma Agência de Turismo de Paulo Afonso. (Esse tema será de outro artigo para o canal Turismo desse site).

Em um horário de folga do Salão de Turismo, realizei um sonho, como professor de Língua Portuguesa, escritor: conhecer o Museu da Língua Portuguesa e fomos nós todos. Ali, ficamos encantados, inicialmente com a estrutura do prédio e ao entrar fomos todos envolvidos pela tecnologia que, nas vozes de conhecidos atores, atrizes e escritores brasileiros, apresentavam textos, poesias, falavam da língua, sua história, sua constante mutação.


Imagens nos surpreendiam a todo instante e as palavras ficavam dançando à nossa frente, contando histórias...


Num gigantesco painel de mais de 150 metros de comprimento, uma linha de tempo contava cada momento da Língua Portuguesa.

Em uma das suas exposições periódicas, o Museu da Língua Portuguesa mostrava a vida e a obra de Cora Coralina que também me encantou...

Quando em dezembro de 2015 fomos impactados com a notícia do incêndio a este Museu da Língua Portuguesa, comecei a reviver cada momento em que ali estive. Momentos inesquecíveis, tanto pela beleza do lugar como, especialmente, pela forma como este museu foi concebido, permitindo a todos que ali estiveram um dia, viagens nunca imaginadas no tempo, pelas culturas dos povos, até os nossos dias.


Através desse site - www.museudalinguaportuguesa.org.br - todos podem fazer uma viagem fantástica, numa visita virtual a este museu que fala de uma das essências da vida de uma nação: o seu idioma, a sua língua, a nossa Língua Portuguesa.

Fica o registro e guardo as lembranças inesquecíveis e mais de uma centena de fotos desses momentos vividos há 10 anos.

Museu da Língua Portuguesa

“O Museu está sendo reconstruído. Mas é a nossa língua que está sempre em construção.”

Museu da Língua Portuguesa ou Estação Luz da Nossa Língua é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade de São Paulo, Brasil, no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz, região central da cidade


Valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo. Foi com esses objetivos que nasceu o Museu da Língua Portuguesa.


A inauguração aconteceu no dia 20 de março de 2006. O local escolhido para abrigar o Museu foi a Estação da Luz, situada no coração de São Paulo – cidade com a maior população de falantes de português do mundo – e de importância histórica para a capital paulista e para o Brasil. A Estação era um dos principais pontos de passagem dos imigrantes que chegavam ao país e, até hoje, é um espaço dinâmico de contato e convivência entre várias culturas e classes sociais, abrigando sotaques vindos de todas as partes do Brasil.


Em quase 10 anos de funcionamento, o Museu da Língua Portuguesa recebeu 3.931.040 visitantes, que viveram a experiência de se conectar ainda mais com o idioma, suas origens, sua história, suas influências e as formas que ele assume no cotidiano da população do Brasil e de muitos outros países. (www.museudalinguaportuguesa.org.br)



 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Francisco Nery Júnior

06/05/2021 - 18:48:21

Quando se fala de português, tudo é belo; belo quando se fala da fina flor. Das cinco línguas aludidas, a mais musical. Italiano, francês e espanhol, outras neolatinas, tentam chegar perto. E do presidente de Portugal: “O português do Brasil tem mais musicalidade”, o que confirmam os falantes das outras línguas ocidentais. Pena que muitas aberrações entram em nossas casas pelos meios de comunicação modernos (neologismos, solecismos inexplicáveis, barbarismos desnecessários, eliminação do ditongo “ei” em favor de “ê”, troca do “r” pelo “s”, etc). Pedimos licença para participar de todo o louvor da matéria ao português. Entonces, inté mais, pro mode de tomar um gole de ai água.


Carlos

06/05/2021 - 18:07:26

Parabéns pela reportagem.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12