Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Professora Maria Bernardes, uma sertaneja com uma linda história!

Ela nasceu na Fazenda Poço do Juá - Abaré/BA. Formou-se em Pedagogia aos 60 anos...

Publicada em 07/02/21 às 23:57h - 3189 visualizações

Antônio Galdino com informações de Valdomiro Nascimento


Compartilhe
Compartilhar a noticia Professora Maria Bernardes, uma sertaneja com uma linda história!  Compartilhar a noticia Professora Maria Bernardes, uma sertaneja com uma linda história!  Compartilhar a noticia Professora Maria Bernardes, uma sertaneja com uma linda história!

Link da Notícia:

Professora Maria Bernardes, uma sertaneja com uma linda história!
 (Foto: Da família, enviadas por Valdomiro Nascimento)


“Nasci na Fazenda Poço do Juá, Município de Abaré, onde moro até hoje. Desenvolvi a leitura lendo cordéis. Escrevi muito na areia, não tinha Escola.” “Gosto de música e cordéis, cuidar das plantas e hortas” – Maria Bernardes

Quando a gente lê o que disse Euclides da Cunha ao descrever o homem e a mulher sertanejos com uma palavra e conhece histórias como a da Professora aposentada Maria Bernardes é que realmente entende que “o sertanejo é, antes de tudo, um forte”.

Recebi aqui no jornal Folha Sertaneja a história desta mulher guerreira, dos sertões nordestinos, moradora todo o tempo da área rural do Município de Abaré, Fazenda Poço do Juá, e lembrei, imediatamente de outro sertanejo, este nascido em São José de Piranhas, na divisa da Paraíba com o Ceará, o senhor Euclides Ribeiro que viveu 95 anos, 67 deles vividos em Paulo Afonso.

Sua família me honrou com a oportunidade de escrever a sua história em um livro – Euclides Ribeiro – 95 anos de histórias de vida - e nele ele me contava “aprendi a ler com a carta de ABC, na roça, puxando cobra pros pés.

A história da professora Maria Bernardes, que me chega através de Valdomiro Nascimento, seu conterrâneo de Abaré, mostra a sua força de guerreira e de vencedora na aridez do sertão.

Como ela relatou para Valdomiro, aprendeu a ler com os cordéis e escrevia muito na areia, porque não tinha escola.

Ainda assim no seu desejo de aprender mais, sempre mais, buscava alguns livros e contava com o incentivo da mãe, D. Maria Bernarda, que, apesar de ter pouca leitura investiu na educação da filha que desde a infância e na adolescência sempre demostrou essa vontade de estudar, apesar de todas as dificuldades da época.

Assim, Maria Bernardes, fez todo o curso Primário e Secundário daqueles tempos, da 1ª até a 8ª séries por correspondência, no chamado Curso de Madureza Ginasial (Supletivo de 1º Grau) do Instituto Universal Brasileiro e, para concluir os seus estudos, encaminhava e recebia suas atividades via Correios.

Quando estava na 8ª série já se sentiu no desejo de compartilhar o que sabia e começou a ensinar a outras crianças.

Maria Bernardes da Anunciação, nasceu no dia 22 de novembro de 1948, em Abaré/BA. É filha de Antonio Valério da Anunciação e Maria Bernarda da Anunciação.

Foi alfabetizada e evangelizada pela mãe. Estudou, por correspondência, o Madureza Ginasial (Supletivo de 1º. Grau) em 1970, pelo Instituto Universal Brasileiro, de São Paulo.

Vinte anos depois, em 1990, concluiu o Magistério LOGOS II.

No ano de 2009, quase vinte anos depois de concluir o Curso de Magistério, quando já estava com 60 anos de idade, Maria Bernardes conseguiu ser Licenciada em Pedagogia “pela Academia de Educação Montenegro, que tinha a Faculdade Montenegro, em Juazeiro/BA e de onde iam os professores para Abaré. O curso era em Abaré mas a formatura foi na cidade de Juazeiro em 08 de agosto de 2009”, lembra a Professora Maria Bernardes ao seu amigo e conterrâneo Valdomiro.

Concluído o Curso de Pedagogia, ela decidiu fazer logo uma Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional, que concluiu em 2011, aos 62 anos de idade.

Maria Bernardes atuou como Professora da 1ª. a 4ª. séries pelo Município de Abaré de onde é aposentada.

Ao longo de sua vida dividiu os estudos e o trabalho com a educação de crianças com a vida intensa de mãe e companheira do esposo João Batista, com quem se casou no ano de 1982 e os cinco filhos – quatro meninas e um menino - que nasceram entre os anos de 1982 e 1991 e todos eles foram alfabetizados e estudaram de 1ª. a 4ª. séries com a própria mãe.

E sabe o que aconteceu com cada um dos seus filhos? Todos eles tiveram a sua formação em nível superior:

Reinalda – Licenciada em Matemática, Raniene – Licenciado em Física, Marília – Licenciada em Letras e Márcia e Dianea – Licenciadas em Pedagogia, como a mãe.

Maria Bernardes sempre foi uma lutadora para que os benefícios dos programas do governo chegassem à sua região, como o acesso à água, seja pelo projeto Cisterna do consumo, através da ASA e da Diocese de Paulo Afonso, seja no Projeto Água na Torneira e, mais recentemente, no ano de 2018, ela com 69, chegando aos 70 anos, participou do Curso de Capacitação de Famílias em gestão de água para produção de alimentos e construção de Cisterna-Calçadão – do Programa ARCAS e ASA.

A sua linha de tempo mostra a caminhada dessa sertaneja nessas muitas décadas de muita luta, sofrendo um bom tempo pela falta de água e outros benefícios que foram, aos poucos, chegando ao seu lugar.

1948 – Nascimento

1970 – Com 22 anos fez o Curso de Madureza (Supletivo de 1º grau) pelo IUB.

1982 – Aos 34 anos a constituição da família de Maria Bernardes e João Batista.

1983 a 1991 – Vieram os 5 filhos, 4 meninas e 1 menino.

1987 – Além das atividades de mãe, esposa, dona de casa, com os problemas da falta de água, começa a estudar o Magistério em Abaré, enfrentando muitas dificuldades com os transportes.

1990 – Conclui o Curso de Magistério

2005 – Todos muito felizes porque a família é beneficiada com a Cisterna de consumo, através da ASA e Diocese de Paulo Afonso. Não faltou mais água.

2006 – Inicia os estudos da Faculdade, em Abaré.

2009 – Formatura de Licenciatura em Pedagogia

2012 – Outro benefício chega à família: Projeto Água na Torneira

2013 – aos 65 anos, chega a sua aposentadoria.

2018 – aos 70 anos participou do Curso de Capacitação de Famílias em gestão de água.

Aposentada, os filhos todos formados, ela se dá ao direito de pegar o seu violão e cantar, no cenário sertanejo que emoldurou toda a história de sua vida, as canções do Nordeste, dos forrós de pé-de-serra, das coisas do nosso sertão.

A história da sertaneja Maria Bernardes é realmente muito inspiradora e mostra a garra, a luta, a determinação de vencer que faz das mulheres sertanejas fortes e guerreiras.

E depois dessa caminhada que dá um bom roteiro para um documentário, um filme, um livro, ele decidiu compartilhar essas suas vivências, um pouco apenas de sua história com os colegas professores e companheiros de muitas jornadas, deixando sua mensagem de incentivo e luta na educação.

Mais que isso, esse seu exemplo vai bem além dos seus colegas professores. Vai-se se espalhar pelas ondas da internet pelo Nordeste afora, melhor, pelo Brasil, pelo mundo, para que todos saibam do valor do povo sertanejo, já reverenciado por Euclides da Cunha, da mulher sertaneja que tira forças só Deus sabe de onde para que nada falte às suas crianças, seus companheiros, sua comunidade.

Alegra-me ter tido o privilégio de conhecer a história da minha colega Professora Maria Bernardes e de ajuda-la a compartilhar essas vivências, essas lições de vida, exemplo para todos nós.

Parabéns Professora Maria Bernardes por essa determinação, pela família de educadores que, certamente terão a mãe como modelo por todos os lugares onde estiverem.

E, Professora Maria Bernardes, dedilhe seu violão, solte a sua voz que estes sons invadirão as terras sertanejas anunciando a tua presença benfazeja...  (Veja o vídeo)





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

21 comentários


Ethiarlane

13/10/2022 - 14:27:44

A senhora é um grande exemplo de mulher guerreira tia. ❤️


Danilo Dias

10/02/2021 - 23:08:46

Maria Bernardes é uma pedagoga arretada ,com uma história e exemplo de vida. É gratificante e emocionante conhecer e aprender um pouco mais,através da sua jornada e contribuição.Aplausos,grande educadora!


Simone Valério

10/02/2021 - 21:58:39

Parabéns a todos que contaram a história de uma grande guerreira que essa mulher maravilhosa tia Maria eu sempre vou ter orgulho da senhora queria está aí ao seu lado agora pra eu pode te dar um grande abraço e obrigada por a senhora existe na minha vida 🙏


Márcio Nascimento

09/02/2021 - 16:46:42

Parabéns para a Sr. Maria.Grande Exemplo de vida e luta..nunca é tarde pra conquistar seus objetivos. Muito linda a sua biografia. Merece destaque no Fantástico.


Suzete Soares

09/02/2021 - 15:37:22

Essa educadora é um exemplo que nos impulsiona a acreditar que o amor pelo que fazemos transforma a realidade.Parabéns Dona Maria Bernardes, sou sua fã.


Márcia Bernardes

09/02/2021 - 05:26:29

A história de minha mãe é uma história de lutas e conquistas, ficou feliz em vê a história dela compartilhada pq vai dá incentivo para outras pessoas lutarem pelos seus ideais e nunca é tarde para estudar. Nunca desistam dos seus seus sonhos pq tudo que minha mãe me ensinou que devemos sempre buscar dias melhores. Agradeço ao primo Valdomiro Bernardo e a Folha Sertaneja por juntos publicarem a linda história de minha mãe Maria Bernardes que é de fato uma grande guerreira.


Danilo Nascimento

08/02/2021 - 23:46:37

Que belo exemplo de persistência diante das adversidades que a vida nos impõe. Hoje, mesmo diante das facilidades que a vida moderna nos oferece, percebo que as pessoas desistem fácil de buscar, de realizar seus sonhos. Que a persistência dessa senhora sirva de exemplo para os jovens, adultos e até mesmo senhores que desistem fácil de ir à luta pelos seus anseios. A vida só termina com o último suspiro, sempre há tempo para ir à luta. Parabéns dona Maria Bernardes!


Nilzete

08/02/2021 - 18:58:36

Parabéns Dona Maria a senhora foi minha professora de infância , aprendir muito com você tenho muito orgulho de ter sido sua aluno..parabéns grata por tudo...🙌👏👏🙏❤


Adriana Nogueira

08/02/2021 - 17:46:54

PARABÉNS Maria vc é um exemplo para todos nós. 👏👏👏


Edivania Souza

08/02/2021 - 12:26:55

Fui sua aluna hoje oque só agradeço primeiro a Deus e segundo a vc por aprendendo um pouco com a Sr uma ótima professora.


Jaime Ferreira Neto

08/02/2021 - 10:42:37

Parabéns a Dona Maria Bernardes,uma verdadeira guerreira!!!...


Anailson

08/02/2021 - 09:59:28

Fui seu aluno e uma era uma professora nota dez . Parabéns.


Adalberto Machado Oliva

08/02/2021 - 08:22:46

Parabéns por toda vida!Confesso que fiquei orgulhoso, envaidecido com tamanha garra e empenho em meio a tantas dificuldades.Lição de vida!Ensina-me a viver!


Lilian Mendes

08/02/2021 - 08:04:09

Guerreira admirável! Meus parabéns!!


Josemar Souza Santos

08/02/2021 - 07:40:46

Linda historia de muita força de vontade,parabéns dona Maria Bernades


Simone

08/02/2021 - 07:30:04

Parabéns ela é perfeita


Diana Bernardes

08/02/2021 - 07:26:19

Agradeço imensamente a tio Valdomiro por toda dedicação e ao professor Antonio Galdino, pela linda matéria, contando a história da minha mãe Maria Bernardes. GRATIDÃO!


Darti Roullet

08/02/2021 - 07:06:17

Emocionante a saga de sua prima, sim, uma saga de uma mulher a frente do seu tempo, que viu na educação uma luz para nortear sua vida. Essa sim, me representa enquanto mulher, enquanto pessoa. Parabéns Waldô! A luta é grande, mas a Vitória é certa.


Araújo

08/02/2021 - 06:46:09

Parabéns a Maria Bernardes pelo exemplo de vida!!Grato ao Amigo Waldomiro, companheiro de Trabalho por varios anos. Que o Nosso Senhor Maior nos Proteja e Abençoi


Valnice

08/02/2021 - 05:40:01

Obrigada ao meu amigo Valdomiro Nascimento por compartilhar essa bela lição de vida da sua prima Maria Bernardes, narrada, com maestria, pelo professor Antônio Galdino. Parabéns!


Valdomiro Bernardo do Nascimento

08/02/2021 - 01:09:48

Agradeço ao grande Professor, Escritor, Jornalista e Presidente da ALPA - Academia de Letras de Paulo Afonso, Antonio Galdino, pela excelente Matéria, contando a História de minha prima Maria Bernardes. Estou muito feliz. Que Deus sempre ilumine seus caminhos!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!