Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

ENERGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE

Com Luiz Fernando Motta Nascimento e Professor Edvaldo Nascimento

Publicada em 19/01/21 às 13:38h - 766 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia ENERGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE  Compartilhar a noticia ENERGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE  Compartilhar a noticia ENERGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE

Link da Notícia:

ENERGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE
 (Foto: Divulgação)


No próximo sábado, dia 23 de janeiro, às 17 horas será realizada uma LIVE via Instagram com a participação do professores Luiz Fernando Motta Nascimento e Edvaldo Nascimento, ambos membros correspondentes da Academia de Letras de Paulo Afonso.

O tema interessa a todos os moradores nordestinos e trata de tema muito importante: ENERGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE.

Os dois professores estarão conversando e trazendo informações preciosas sobre o tema além de discorrerem sobre a história da Chesf, criada em 1948 justamente com a finalidade de suprir toda a região Nordeste da energia hidroelétrica, na época, para promover o seu desenvolvimento.

Até então a história do Nordeste era de miséria absoluta, com índices de desenvolvimento humano e de mortalidade infantil comparados aos mais pobres países africanos.

Com a chegada da “luz de Paulo Afonso”, a partir de janeiro de 1955, o Nordeste reescreveu a sua história a um nível tal que tenho afirmado em palestras e nos meus escritos, livros, e publicações outras, que a história do Nordeste está dividida em dois capítulos. Nordeste A/C (Antes da Chesf) e Nordeste D/C (Depois da Chesf).

Dr. Luiz Fernando Motta Nascimento é pioneiro de Paulo Afonso desde a construção da Usina Piloto, em 1956. Estudou nas escolas da Chesf, no Ginásio Paulo Afonso. Formou-se em Engenharia e trabalhou na Chesf onde chegou a diretor de duas de suas diretorias: a de Construção e a de Suprimento.

O seu currículo, cursos em outros países e no Brasil, também como professor, soma algumas páginas. Publicou um livro chamado Paulo Afonso – Luz e Força para o Nordeste (1998) e tem vários depoimentos publicados pela Memória da Eletricidade do Brasil. Está com 81 anos de idade, de uma lucidez e memória privilegiadas.

Edvaldo Francisco do Nascimento é pauloafonsino de nascimento mas desde pequeno mora e trabalha em Delmiro Gouveia/AL, onde atua na rede municipal e estadual como professor e de onde foi vereador por quatro mandatos consecutivos.

Dos seus estudos e pesquisas sobre a região, defendeu tese de Mestrado na área da Educação falando sobre a atuação de Delmiro Gouveia na área da educação na antiga Vila da Pedra, hoje Delmiro Gouveia. Dessa pesquisa saiu o livro Delmiro Gouveia e a Educação na Pedra, que tem uma das edições publicada pelo Senado Federal. Mais recentemente defendeu tese de doutorado na Universidade Federal de Pernambuco discorrendo sobre as Escolas da Chesf, de 1949 ao ano 2000. O doutorado foi concluído com sucesso em setembro de 2019.

Os dois escritores são membros da Academia de Letras de Paulo Afonso.

A LIVE será realizada no dia 23 de janeiro, sábado, às 17 horas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!