noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Paulo Afonso é capa da revista italiana “Connessione”

Publicada em 10/12/20 às 13:25h - 2880 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Paulo Afonso é capa da revista italiana “Connessione”   Compartilhar a noticia Paulo Afonso é capa da revista italiana “Connessione”   Compartilhar a noticia Paulo Afonso é capa da revista italiana “Connessione”

Link da Notícia:

Paulo Afonso é capa da revista italiana “Connessione”
 (Foto: Revista Connessione)


Recebi, online, a Revista Connessione que me causou um misto de surpresa e de alegria ao ver, na sua capa, a imagem belíssima da nossa Ponte Metálica D. Pedro II.

Esse foi o primeiro impacto. Do visual, do contemplativo... E depois o pensamento se abriu ao perceber que esta revista, online, estava apresentando para o mundo essa beleza que é nossa e, assim como outras muitas belezas e formas diferenciadas de cultura, já poderiam estar merecendo os olhares de muita gente, em todo o mundo.

Esse primeiro impacto me permitiu viajar no tempo e chegar aos anos de 1980 quando, ainda engatinhando, no fim do governo militar, nos empenhamos com o total apoio do Prefeito Abel Barbosa para que as belas imagens de Paulo Afonso pudessem também correr o mundo, o que aconteceu na revista bilingue Caminhos da Bahia, produzida pela Bahiatursa na gestão do saudoso Paulo Gaudenzi...

O outro impacto grande foi ver a beleza desse monumento, a Ponte D. Pedro II, estar na companhia do Coliseu de Roma, um projeto de Vespasiano que levou dez anos para ser construído, sendo inaugurado no ano 80 d.C.  e suas ruinas continuam recebendo milhões de visitantes todos os anos numa prova inconteste que a História, a Cultura de um povo, merecem a atenção de todas as gerações ao longo dos séculos e, por isso, precisam ser preservadas, valorizadas, primeiro pelos gestores do lugar onde elas estão e sua imagem precisa ser espalhada por todo o mundo para ser também aplaudida, valorizada, reconhecida e visitada por outros povos, ao longo dos séculos.

Impactado com a belíssima capa desta revista, produzida por uma brasileira/italiana Andrea Longo, moradora da Itália, que atuou por um tempo como locutora de rádio Net e, por isso conheceu o pauloafonsino José Nilton Alcântara, conhecido de todos nós como Negrito que começou a criar, em 2010 o seu projeto de RadioNet chamado SELIGANAMÚSICA, cuja rádio foi inaugurada no dia 15 de dezembro de 2015.

Andrea Longo também foi locutora da radionet SELIGANAMÚSICA e buscou a parceria do Nilton Alcântara para criar a sua própria emissora na internet. Dessa parceria nasceu a “Radio Connessione”, sediada na Itália. 

Em Setembro de 2020, Andrea, em conversa com Negrito, disse do seu desejo de criar uma Revista Online e, em dezembro, mês do quinto aniversário da Rádio SELIGANAMÚSICA, a revista que leva o mesmo nome da “Radio Connessione” invade o mundo. Andrea Longo e Nilton Alcântara dividem a Direção de Arte e o site SELIGANAMÚSICA ficou com a responsabilidade da diagramação desta edição Nº 1, de Dezembro de 2020, da Revista “Connessione”.

Exultei ao ver que esta Revista “Connessione”, como textos em português e italiano, apresenta uma variedade de conteúdos voltados para a cultura, com foco na música nas suas muitas vertentes e outros temas em textos e imagens produzidos por autores de vários países.

Na apresentação desta revista, diz a sua editora:

“A Revista “Connessione” tem suas páginas escritas por pessoas de diversos lugares como: Brasil, Japão, Itália, França, com o objetivo de fazer a união entre as pessoas de vários países e mostrar a cultura e a vivência de cada uma delas.

Em nossa primeira edição a capa vem homenageando duas construções que são verdadeiras obras de arte de suas cidades.

Na parte de cima observamos a Ponte Metálica Dom Pe­dro II, construída na década de 50. É uma maravilha da engenharia, toda em metal, encravada no belo “canyon” do Velho Chico de Paulo Afonso - Ba, na divisa com o Estado de Alagoas.

Embaixo podemos ver o Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano. É um anfiteatro oval localizado no centro da cidade de Roma, capital da Itália.

Construído com tijolos revestidos de argamassa e areia e originalmente cobertos com travertino. É o maior an­fiteatro já construído e está situado a leste do Fórum Romano.

Endereço: Piazza del Colosseo, 1, 00184 Roma RM, Itália. Início da construção: 70 d.C. Inauguração: 80 d.C.  Altura: 48 m.  Arquiteto: Vespasiano.”

Sobre Paulo Afonso, a Revista “Connessione” traz um texto de Nilton Alcântara baseado em informações do site da Prefeitura Municipal, a reprodução de um artigo de Isabela Mouradian Amatucci, sobre a Associação Folclórica Os Cangaceiros de Lampião”, nas páginas 20 e 21, além da programação da Radio Seliganamusica, nas páginas 25 e 26.

Mas as 40 páginas da Revista “Connessione” permitem uma agradável viagem pelo mundo, vendo, lendo histórias sobre música, gastronomia, costumes, jeito de viver e questionamentos tais como: “O Natal será o mesmo?”

Como pauloafonsino, escritor, jornalista abro o coração para dizer, parabéns a Andrea Longo, pela iniciativa que, de forma pessoal me trouxe um alento: saber que não estou só ao reconhecer as belezas de Paulo Afonso e seu potencial cultural e turístico. Talvez agora, outros passem a enxergar melhor os tesouros desta terra e a eles passe a dar o devido valor.

Parabéns a Nilton Alcântara, Negrito, por ajudar a criar esse caminho para Andrea Longo.

Como presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso, não só apresento os aplausos por esta iniciativa brilhante como estarei recomendando a todos os membros desta Academia, assim como o faço aos internautas ligados nesse site www.folhasertaneja.com.br, a leitura desta revista e pedindo aos escritores, cronistas que também contribuam com textos para as próximas edições desta Revista “Connessione”.

Antônio Galdino da Silva

Paulo Afonso, BA. 10 de dezembro de 2020

ET: Apenas mais um detalhe, importante, sobre a Ponte Metálica D. Pedro II. Ela foi construída com ferros vindos da França, do mesmo tipo dos utilizados para a construção da Torre Eiffel de Paris. (Antônio Galdino)


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

7 comentários


José Dantas Neto

11/12/2020 - 17:29:07

Excelente matéria! Parabéns à todos. Temos que cada dia mostrar e valorizar mais nossas belezas naturais ou não, isso é importante.


Marinete Ferreira

11/12/2020 - 08:23:15

Parabéns minha linda cidade ai vivi os melhores dias da minha vida e histórias fantásticas da minha infância e juventude


Angélica Cajuí Bonfim

11/12/2020 - 02:56:00

Viajei no tempo. Sempre gostei de ficar adimirando a beleza do canyon. Isso me trazia muita paz e tranquilidade.A cidade em si, é belíssima. É uma mistura da criação da natureza com a contribuição humana. Encantadora e apaixonante.


Marta M.B.W.P.Ayres

10/12/2020 - 22:34:27

Recebi de meu irmão essa informação maravilhosa.Tiro o chapéu para todos os citados no texto."Um sonho que se só há só,é apenas um sonho.Um sonho que se sonha junto,é realidade( Raul SeixasS. Professor Galdino eu lhe desejo eterno!!!


Andrea Longo

10/12/2020 - 21:32:59

🇧🇷 Obrigada ao Prof. Galdino.Uma matéria no jornal Folha Sertaneja falando da nossa revista é um presente maravilhoso. Devo dizer que sem a empresa SELIGANAMUSICA a realização deste sonho não teria sido possível. Tudo mérito do nosso amigo Negritto.Obrigada de coração..🇮🇹 Grazie al Prof. Galdino.Un articolo del quotidiano Folha Sertaneja che parla della nostra rivista è un regalo meraviglioso.Devo dire che senza l'azienda SELIGANAMUSICA la realizzazione di questo sogno non sarebbe stata possibile. Tutto merito del nostro amico Negritto.Grazie di cuore.


Maria José Rodrigues Vieira

10/12/2020 - 15:43:46

Parabéns a toda a equipe que compõe a Revista e a Folha Sertaneja, através da qual tomei conhecimento da iniciativa desta revista que promete fazer-se ponte entre povos distantes, através da comunicação.


Negritto

10/12/2020 - 13:49:50

Nossa para mim uma grande honrar mestre das palavras e das letras, somos muitos gratos pelo reconhecimento do senhor, e muito obrigado mesmo por gosta e espero que todos acompanhem as próximas edições, e falo com toda certeza as belezas de nossa cidade sempre estará presente em todas as nossas edições.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!