Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Professor Galdino

PAULO AFONSO: das muitas cores de outubro, o amarelo das caraibeiras se destaca na paisagem

Publicada em 20/10/20 às 19:52h - 805 visualizações

por Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a notícia PAULO AFONSO: das muitas cores de outubro, o amarelo das caraibeiras se destaca na paisagem   Compartilhar a notícia PAULO AFONSO: das muitas cores de outubro, o amarelo das caraibeiras se destaca na paisagem   Compartilhar a notícia PAULO AFONSO: das muitas cores de outubro, o amarelo das caraibeiras se destaca na paisagem

Link da Notícia:

PAULO AFONSO: das muitas cores de outubro, o amarelo das caraibeiras se destaca na paisagem
 (Foto: Antônio Galdino)


Outubro é anunciado como sendo o mês rosa, para lembrar a todas as mulheres a necessidade de fazer o auto exame e adotar os cuidados necessários para manter-se saudável, sem os males do câncer de mama.

Mas, em outubro adotou nas ruas, praças, borda de lagos, mesmo mal cuidados, ao longo das avenidas movimentadas, todos os anos, os tons do ouro, o amarelo brilhante da floração das caraibeiras que se sobressai entre tantas as outras cores da primavera sertaneja de Paulo Afonso de muitas águas, e sua parte histórica e pioneira da cidade transformada numa bela ilha.



Não fosse esse já um grande atrativo turístico, a ilha se veste de multicores no mês de outubro, todos os anos.

Essa beleza ímpar já fez aparecer a sugestão de se fazer, nesse período, o Festival da Primavera, mas a ideia ficou apenas no ar...

E a Primavera, a estação das flores, que parece a cada ano encantar mais a todos com as cores de todos os tons, em Paulo Afonso, por aqui, a natureza foi pródiga e presenteou os pauloafonsinos com uma imensidão de ouro, de amarelo, por todos os lugares.

De fato, especialmente em outubro, as ruas se vestem do amarelo das caraibeiras. Para onde se vai há flores das caraibeiras como que gritando que a primavera chegou, já faz um tempo e muitos ainda não se deram conta disso...

E as flores amarelas estão ali, adornando a Casa de Hóspedes, a mais antiga do lugar, quase octogenária em uma cidade que é quase uma adolescente aos 62 anos.

Também envolvem o Clube Paulo Afonso, criado em 1950 e se espalha pela Rua Marcondes Ferraz onde nasceu e frutificou o GPA - Ginásio Paulo Afonso que depois foi promovido a Colégio, o COLEPA, onde estudaram milhares de jovens, que se tornaram funcionários modelo da Chesf, outros correram mundo levando a grandeza do seu aprendizado.

São tantas as caraibeiras e tão perto estão umas das outras que toda uma rua, conhecida destes milhares de estudantes do COLEPA, que passavam por ela, cruzavam a ponte da Boa Ideia todos os dias, indo e vindo deste Colégio. Esta que se chama Rua das Caraibeiras, em outubro, fez juz ao seu nome, mais uma vez...

Outras floridas caraibeiras envolvem os prédios onde funcionaram os escritórios da empresa por mais de 70 anos e também embelezam a rua do Gangorra onde aconteciam os primeiros desfiles cívicos dos alunos do GPA e das Bandeirantes orientadas por D. Célia Couto e depois pela Professora Lindinalva Cabral, irmã de Lizette, a primeira vereadora, as duas, filhas de Severino Dentista que era o protético que cuidava dos diretores da Chesf e das autoridades desde os tempos de Forquilha...


As caraibeiras adornam a Praça das Mangueiras, suas irmãs árvores. Também formam belo cenário em volta da Igreja de São Francisco e da Catedral Nossa Senhora de Fátima e em frente ao Quartel do Exército. Em volta dos lagos secos e sem vida elas também marcam presença.

Vistas do alto do paredão da Barragem de Paulo Afonso 4, elas estão espalhadas por toda a cidade.

Que belo e encantador presente!

Os alérgicos podem até reclamar mas, ainda assim morrem de encanto por elas, como diz o poeta Jotalunas, membro da Academia de Letras de Paulo Afonso:

A florada da caraibeira

É a coisa mais linda do mundo

Mas vou dizer em segundos

O que ela me irradia

Mesmo sofrendo com alergia

A minha vontade resiste

E essa tal de renite

Querendo mudar minha opinião

Viva a florada no sertão

Acho bonito, acredite.

(Jotalunas)

Para quem aprecia, fiz estas fotos das caraibeiras de Paulo Afonso. Veja, deleite-se, compartilhe com os amigos, envie para os pauloafonsinos que estão longe da terrinha...

Abraço fraterno. Professor Galdino (professor.gal@gmail.com)

Paulo Afonso,BA., 19 de outubro de 2020

VEJA MAIS FOTOS NO FACEBOOK – Antonio Silva Galdino




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

10 comentários


Ivonildo

09/12/2020 - 15:14:08

Só me vejo dentro desta cidade tão bela, mesmo à distância dos tempos que estou fora dela.saudades das terras onde fui criado. Parabéns Galdino você sempre presente nas minhas lembranças.


ISAC DE OLIVEIRA

23/10/2020 - 10:34:33

São as noivas de amarelo.Digo isto na poesia: Fantasma do Capuxu.


Paulo Lopis

21/10/2020 - 09:13:35

Parabéns professor Galdino! Realmente nossa querida Paulo Afonso e bonita demais e com beleza de suas caraibeiras, fica mais linda. Fraternal abraço irmão.


Paulo Lopis

21/10/2020 - 09:13:10

Parabéns professor Galdino! Realmente nossa querida Paulo Afonso e bonita demais e com beleza de suas caraibeiras, fica mais linda. Fraternal abraço irmão.


Manoel Rozendo

21/10/2020 - 05:40:34

Mais uma vez que tecer meu comentário sincero ao Professor Galdino por ser um grande jornalista escritor fotógrafo que tem a preocupação de registrar a beleza das Caraibeiras nesta época do ano tornando nossa querida Paulo Afonso mais bela.Galdino ver chama atenção porque as pastas meio ambiente e turismo deixa passar despercebido esta maravilha deveria ser levada para todo o Brasil através da mídia caberia uma matéria do Globo repórter através de uma sexta super.Lindi lindo Galdino caberia uma live uma entrevista com o Prefeito nesta área desta Caraibeiras frondosa onde é armada uma árvore de natal .As Caraibeiras enfeitam sem nenhum custo é obra de Deus .Valeu Galdino sou seu fã.


Belmiro Deusdete

20/10/2020 - 22:14:39

Convivi com o principio de Paulo Afonso, ai trabalhando de 1969 a 1975 no Banco do Brasil, na Rádio Poty (de Roque Leonardo) e estudando no Instituto Municipal de Educação Adauto Pereira de Souza. Estou deslumbrado com a beleza em que se tornou Paulo Afonso.


Belmiro Deusdete

20/10/2020 - 22:14:22

Convivi com o principio de Paulo Afonso, ai trabalhando de 1969 a 1975 no Banco do Brasil, na Rádio Poty (de Roque Leonardo) e estudando no Instituto Municipal de Educação Adauto Pereira de Souza. Estou deslumbrado com a beleza em que se tornou Paulo Afonso.


Rute

20/10/2020 - 20:24:49

Com essa matéria,fiz um tour na linda ilha de Paulo Afonso.Obrigada


Fabiana Galdino

20/10/2020 - 20:19:11

A nossa cidade é muito linda!!!! E as fotos estão belíssimas ❤️


Marta

20/10/2020 - 20:01:51

A cidade está linda!! O dourado tomando conta de tudo.Dura pouco, mas fica a lembrança.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12