noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Brasil

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é o mais bem avaliado do país, segundo pesquisa

Com 72% de aprovação, Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) aposta na luta contra a criminalidade e incentivo à indústria e avalia que “resultado das pesquisas aumente ainda mais a responsabilidade da gestão pública com a população”

Publicada em 10/01/24 às 22:33h - 218 visualizações

Fonte: Brasil 61 - Reportagem de Livia Braz - - (Data de publicação:10 de janeiro 2024 - às 10:45h)


Compartilhe
Compartilhar a noticia Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é o mais bem avaliado do país, segundo pesquisa  Compartilhar a noticia Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é o mais bem avaliado do país, segundo pesquisa  Compartilhar a noticia Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é o mais bem avaliado do país, segundo pesquisa

Link da Notícia:

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é o mais bem avaliado do país, segundo pesquisa
Caiado, governador com maior aprovação popular  (Foto: Foto: Reprodução Secom Governo de Goiás - )

BRASIL-POLÍTICA - É no Brasil central que está o mais bem avaliado governador do país, Ronaldo Caiado (União Brasil): 72% de aprovação. Pelo menos é isso que revela uma pesquisa feita com cerca de 30 mil eleitores entre os dias 18 e 31 de dezembro de 2023. Segundo o AtlasIntel, divulgado na última sexta-feira (5), Caiado está à frente do governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa, com 69% e de Antônio Denarium, de Roraima, que alcançou 66% de aprovação.

O Brasil 61 conversou com o governador que elencou a segurança pública como um dos pilares da sua gestão. Isso sem esquecer da saúde, educação e do crescimento econômico do estado — que chegou a 5,6% em 2023. Segundo ele, as pesquisas refletem o bom trabalho que vem sendo feito no estado desde 2019.

“Está aqui o resultado da segurança, da educação, da saúde, dos programas sociais, da infraestrutura. Nós mostramos que quando se governa com seriedade, com honestidade e fazendo com que cada secretário de estado seja tecnicamente qualificado para responder sobre aquela área, a sociedade vê os resultados e, sem dúvida, a resposta é extremamente positiva para a vida das pessoas.” 

Na opinião do cientista político André César, a boa colocação de Caiado é reflexo dos bons números que o estado tem atingido. Mas não só isso. 

“O Caiado é uma liderança natural do partido dele no Brasil, é um político experiente e que circula muito bem. Ele se apresenta como uma direita moderada - e o eleitor de Goiás, em tese, é mais conservador. O perfil do agro, o que acaba casando.” 

Goiás foi o terceiro estado que mais reduziu a taxa de homicídios de 2020 a 2021, com queda de 18%, segundo dados do Atlas da Violência, divulgado em dezembro passado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O número de homicídios dolosos - quando há intenção de matar - caiu 12,3%, sendo que 128 municípios não registraram nenhum crime deste tipo em 2023. 

Crescimento Industrial de Goiás 

O crescimento da indústria no estado já reflete nos números da economia. O estado atingiu o maior número da história em pessoas ocupadas — são 3,8 milhões. E o desemprego caiu a 5,9%, o menor índice desde 2014. Em 2022 o crescimento de Goiás chegou a 6,6%, muito maior que a média nacional que atingiu os 3,1%. Os números são do Instituto Mauro Borges de Pesquisa. (Veja também)

Crescimento de Goiás deve chegar a 6%, quase o dobro da média nacional que deve ser de 3,3%

Goiás lança programa para desburocratizar e reduzir custos de produção

Pesquisa 

O estudo é o primeiro realizado pela Atlas em todas as unidades da federação. Foi feito de forma remota e anônima e mostrou que entre os eleitores na faixa de 35 a 44 anos a aprovação de Caiado chega a 81%. 

A pesquisa avaliou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, aparece em 10° lugar com 57%, e Romeu Zema na 20° posição, com 47% de aprovação. O governador do DF, Ibaneis Rocha, ocupou a 19ª posição, com 50% de aprovação. Em último lugar do ranking está a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, com 36%; e, em penúltimo, Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, com 39%. 

No final de 2023 outros institutos divulgaram pesquisas que corroboram com o resultado da AtlasIntel. Em sondagem feira pela Paraná Pesquisas, entre 6 e 10 de dezembro, o governador de Goiás aparece com uma aprovação de 81,4%. 

Já o levantamento encomendado pela Record TV Goiás e divulgado em 20 de dezembro pelo instituto Real Time Big Data mostra uma aprovação ainda maior: de 83%.

E a pesquisa do instituto goiano Serpes concluiu que o governador Ronaldo Caiado é aprovado por 77,8% dos eleitores goianos, ao fim do primeiro ano de seu segundo mandato. 

Projeção nacional 

Segundo o cientista político, o governador de Goiás ainda tem a seu favor o partido União Brasil, ao qual é filiado desde 2022. 

“Caiado é um político muito experiente, muito conhecido, ele é uma figura nacional, que transcende Goiás e todo mundo conhece o Caiado  — e ele cresceu muito. E sabe que a máquina do partido passa muito por ele, o União Brasil depende muito dele; então ele se coloca como uma liderança natural.”

Essa liderança, para André César, "pode ser fundamental para os próximos anos da política nacional, em termos de alianças e aproximações”.

O governador Caiado, por sua vez, acredita que alcançar números expressivos “aumenta ainda mais a responsabilidade da gestão pública com a população, que espera serviços com cada vez com mais qualidade e empenho.”  

Fonte: Brasil 61

Reportagem de Livia Braz




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!