Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Jornal Folha Sertaneja Online
Brasil

Correios lançam Bloco Postal Comemorativo dos 150 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM)

Publicada em 18/10/21 às 22:38h - 553 visualizações

por Correios – Assessoria de Imprensa – Superintendência da Bahia


Compartilhe
Compartilhar a notícia Correios lançam Bloco Postal Comemorativo dos 150 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM)  Compartilhar a notícia Correios lançam Bloco Postal Comemorativo dos 150 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM)  Compartilhar a notícia Correios lançam Bloco Postal Comemorativo dos 150 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM)

Link da Notícia:

Correios lançam Bloco Postal Comemorativo dos 150 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM)
 (Foto: Divulgação)

Em continuidade à programação filatélica de 2021, os Correios lançaram, na última sexta-feira (15), o Bloco Postal Comemorativo 150 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), a 19ª emissão do ano.

O selo homenageia o importante trabalho educacional e social desenvolvido no País pelo grupo mackenziano. A solenidade, que ocorreu na sede do instituto em São Paulo, foi conduzida pelo diretor de Governança dos Correios, José Eduardo Leal de Oliveira, representando o presidente da estatal, e contou com as presenças do diretor-presidente do IPM, Milton Flavio Moura, do ministro da Educação, Milton Ribeiro, do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, entre outros convidados e autoridades.

A entidade segue prestando relevantes serviços à sociedade, com atividades assistenciais, de ensino, pesquisa, extensão e saúde, objetivando o cumprimento de sua missão educacional e de formação humana e cidadã. Por sua excelência e inovações na pedagogia, a tradição mackenziana foi reconhecida, em 1878, pelo Imperador Dom Pedro II, em visita realizada à então chamada Escola Americana, tendo sido também o modelo educacional escolhido pelo governo de São Paulo para a construção das diretrizes de ensino, em 1890.

Atualmente, o instituto congrega cerca de 48 mil alunos, desde a pré-escola até a pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado, estando presente em 15 Estados e no Distrito Federal.

O diretor dos Correios lembrou a parceria existente entra o IPM e a estatal nas ações de valorização da filatelia. “Os Correios prestaram apoio e continuam à disposição das unidades de ensino do Mackenzie, que trabalham em seus projetos pedagógicos a importância do valor histórico e cultural proporcionados pelo saber filatélico – por meio do fomento aos clubes de filatelia entres os discentes e das oficinas promovidas em salas de aulas mackenzistas pelo Brasil”, destacou o gestor.

“Esse lançamento fica para o universo da filatelia e para a história como um marco deste dia”, destacou o reverendo Cid Pereira Caldas, presidente do Conselho Deliberativo do IPM.

A emissão – O bloco comemorativo é formado por duas fotografias que remetem às bases da instituição e sua história. À esquerda vemos o prédio 01 do campus Higienópolis, local onde a instituição se consolidou. À direita, a fotografia dos estudantes em 1895, com a presença de meninos e meninas, classes sociais ou etnias distintas, que ilustra a quebra de paradigmas da convicção confessional mackenziana.

Além do tradicional logotipo formado pela letra M, ainda há, ao lado, a Sarça, logo da Igreja Presbiteriana do Brasil – associada vitalícia do Mackenzie – e símbolo que representa (remetendo às escrituras sagradas) o chamado divino do casal de missionários Chamberlain, que plantaram, em 1870, a semente que germinou, cresceu e segue frutificando até hoje com sua missão de educar e cuidar do ser humano de forma integral para o exercício pleno da cidadania.

O círculo da imagem mostra Deus no centro de toda base do Mackenzie, e fundamento de sua existência, apontando para a tradição. Já o hexágono sinaliza a inovação constante e a busca por conhecimento, fazendo menção a um dos centros de pesquisa mais inovadores, o MackGraphe. As técnicas usadas foram fotografia, arte digital e composição gráfica.

Com tiragem de 15 mil blocos e valor de R$ 5,20 cada, a emissão está disponível para venda na loja virtual e, em breve, nas principais agências dos Correios.

Correios – Assessoria de Imprensa – Superintendência da Bahia

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12