noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Artes & Literatura - Em Destaque

Academia Delmirense de Letras e Artes – ADLAS realiza 2ª Bienal do Livro nesta sexta-feira, 7 de junho

Publicada em 06/06/24 às 13:55h - 230 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Academia Delmirense de Letras e Artes – ADLAS realiza 2ª Bienal do Livro nesta sexta-feira, 7 de junho  Compartilhar a noticia Academia Delmirense de Letras e Artes – ADLAS realiza 2ª Bienal do Livro nesta sexta-feira, 7 de junho  Compartilhar a noticia Academia Delmirense de Letras e Artes – ADLAS realiza 2ª Bienal do Livro nesta sexta-feira, 7 de junho

Link da Notícia:

Academia Delmirense de Letras e Artes – ADLAS realiza 2ª Bienal do Livro nesta sexta-feira, 7 de junho
 (Foto: Arq. do jornal Folha Sertaneja e Divulgação ADLAS)

A Academia Delmirense de Letras e Artes foi criada na cidade alagoana de Delmiro Gouveia, há três anos, 05 de junho de 2021, dia do aniversário de nascimento de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, pioneiro da eletricidade na região ao construir a Usina Angiquinho em 1913. Desde que foi criada, a ADLAS vem desenvolvendo intensa atividade cultural no município alagoano e na região.


Presidida por Ednaldo Alves do Nascimento, o Maestro Bacalhau, que homenageia Delmiro Gouveia com o poema que apresentamos no final desta matéria, a ADLAS é formada por professores, pedagogos, fazedores de cultura, poetas e escritores e também compositores e cantores de Delmiro Gouveia reunindo a essência das artes neste progressista município alagoano em grande efervescência econômica, turística e cultural.



Em março de 2023 a ADLAS participou ativamente da 4ª Bienal do Livro realizada em pela Academia de Letras de Paulo Afonso neste município baiano. Além de poetas como Severino Souza e outros, a Orquestra Tenente Nicácio, que tem o presidente da ADLAS como seu maestro, deu um show belíssimo no Memorial Chesf de Paulo Afonso executando músicas do repertoria alagoano e nacional, encantando a todos os presentes

Este ano, na programação festiva do seu terceiro aniversário, a ADLAS estará realizando nesta sexta-feira, 7 de junho, a sua 2ª Bienal do Livro com intensa programação que começa às 9 horas da manhã e vai até às 22 horas.



Do evento estão participando também representantes de Academias de Letras e Artes da região. De Paulo Afonso, escritores e poetas da ALPA já se mobilizam para estar nessa acolhedora cidade alagoana participando desse evento cultural promovido pela Academia Delmirense de Letras e Artes sob a batuta do Maestro Bacalhau.

Veja a programação dessa 2ª Bienal do Livro, organizada pela ADLAS, que acontece nesta sexta-feira, 7 de junho na Escola Estadual Delmiro Gouveia.

 

Parabéns Delmiro Augusto da Cruz Gouveia

Maestro e poeta Bacalhau

                                                           05/06/2024 

São 161 anos

Do dia do Nascimento

Daquele que deu origem

Pra o nosso contentamento

Criando nossa cidade

Trazendo a modernidade

Que tinha em seu pensamento

 

Foi em 5 de junho

De 1863

Eu torno a repetir

com claro e bom português

Que a História relata

Foi esse dia e data

Justamente este mês

 

E Delmiro nasceu

Guarde bem na sua lista

Na cidade de Ipu

Na Fazenda Boa Vista

O Ceará é o estado

Que ele foi registrado

O nosso grande elitista

 

Conhecendo o sertão

Veio descendo ladeira

Fez gerar energia

Vinda da cachoeira

Da Usina Angiquinho

Fez brotar com carinho

Bem no meio da rocheira

 

Elevou o sertão

De forma genial

Há quem diga até

Que somos capital

Essa é a referência

De quem mostrou competência

Muito além do normal

 

(como diz a música)

“Delmiro deu a ideia

Apolônio aproveitou

Getúlio fez o decreto

E Dutra realizou

O presidente Café

- Você veja como é -

A usina inaugurou”

 

E graças a este Homem

Que bem desencadeou

Meu Paulo Afonso foi sonho

Que já se concretizou

Chegou quebrando barreira

Tirando da Cachoeira

E depois alguém copiou

 

Meus parabéns a Delmiro

O Homem que fez História

E vale salientar

Pode guardar na memória

Ele deixou um legado

Um determinado

Em toda sua trajetória

ADLAS realiza a 2ª Bienal do Livro em Delmiro Gouveia-AL

PROGRAMAÇÃO

A Academia Delmirense de Letras e Artes - ADLAS, estará realizando nesta sexta-feira, 7 de junho a sua 2ª Bienal do Livro.

O evento será realizado na Escola Estadual Delmiro Gouveia e será iniciado às 9 horas com a apresentação da Orquestra Tenente Nicácio na cerimônia de abertura com performance da orquestra local, que tem como maestro é o conhecido músico Bacalhau que é o presidente desta Academia de Letras e Artes.

Às 10 horas acontecerá o Momento Poético quando estarão participando os poetas Severino Souza e Joel (Russo), numa conversa aberta e interação com o público.

Às 10:30 horas, em um momento aberto para a participação de alunos e convidados, acontecerão performances artísticas e culturais.

Às 11:30 horas, no chamado Momento do Escritor, estarão participando Paulo Soares e Zeca Queiroz falando sobre suas obras, o processo criativo e sessão de autógrafos.

Às 14 horas, na volta do intervalo do almoço, as atividades recomeçam e haverá Oficina com o Psicólogo Professor João Bastos.

A Oficina abordará o tema Escrita Criativa – Construindo Mundos com Mapas Mentais, com o objetivo de incentivar estudantes e interessados a desenvolverem contextos ricos e detalhados para suas histórias através da prática de criação de mapas mentais integrando o uso dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro.

Às 14:40 horas, haverá o Segundo Momento Poético, com a participação de Severino Souza, Joel (Russo) e Buiu, em nova rodada de recitais e interações poéticas com o público.

Às 15:10 horas acontecerá o Momento do Escritor, com a participação de João David, Noélia e Cézar Manoel que apresentarão suas obras e estarão falando sobre temas e influências literárias.

Às 15:30 horas – É hora de aprender a compor uma música. Para isso acontecerá a Oficina com o Professor Fábio Gomes, que vai ensinar como montar a composição de uma ideia musical. E vai-se criar uma composição coletiva.

16 horas – Apresentações Culturais - Atividades culturais mostrando a diversidade de talentos. Momento aberto para alunos e convidados.

Às 16:30 horas - Momento com artistas da ADLAS e convidados - Participantes: Tony Hits, José Gomes, Reginaldo, Vaninho, Fábio Gomes - Grande momento musical com artistas locais e convidados, celebrando a cultura.

19 horas - Apresentações Culturais - Performances artísticas e culturais. Momento aberto para alunos e convidados.

Às 20:20 horas – Palestra com a escritora Alessandra Figueiredo

- Tema: Desperte o Escritor em Você, Dicas e Inspirações Objetivo: Motivar os participantes a explorarem suas habilidades de escrita, mostrando que todos têm o potencial para se tornarem escritores. A escritora Alessandra Figueredo compartilhará sua trajetória, oferecendo dicas valiosas sobre como encontrar inspiração, manter a motivação e aplicar técnicas práticas para desenvolver histórias cativantes.

21 horas - Homenagens e Apresentações Culturais

EXPOSIÇÕES:

- Exposição de livros de autores delmirenses e da região

- Exposição do Museu Homem da caatinga, do escritor e artesão

- Exposição de um tear e peças da Tecelagem Descanso do Rei

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!