noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Artes & Literatura

Primeira Igreja Batista de Paulo Afonso – 74 anos de História, 8º livro do Professor Antônio Galdino, foi lançado nesta Igreja no domingo, 14 de abril

Publicada em 15/04/24 às 10:47h - 278 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Primeira Igreja Batista de Paulo Afonso – 74 anos de História, 8º livro do Professor Antônio Galdino, foi lançado nesta Igreja no domingo, 14 de abril  Compartilhar a noticia Primeira Igreja Batista de Paulo Afonso – 74 anos de História, 8º livro do Professor Antônio Galdino, foi lançado nesta Igreja no domingo, 14 de abril  Compartilhar a noticia Primeira Igreja Batista de Paulo Afonso – 74 anos de História, 8º livro do Professor Antônio Galdino, foi lançado nesta Igreja no domingo, 14 de abril

Link da Notícia:

Primeira Igreja Batista de Paulo Afonso – 74 anos de História, 8º livro do Professor Antônio Galdino, foi lançado nesta Igreja no domingo, 14 de abril
Capas do Livro (Criação Admilson Gomes): Capa da Frente - Templo novo da PIB-PA. Capa de trás - os templos anteriores da PIB-PA  (Foto: Fotos da reportagem: Antônio Galdino, Fabiana, Michele, Roseane)

Na noite deste domingo, 14 de abril, às 20 horas, logo após o culto, aconteceu o lançamento do livro Primeira Igreja Batista de Paulo Afonso – 74 anos de História nesta 1ª Igreja Batista, localizada na Rua Pastor Onésimo Nascimento (antiga Travessa Imperial) esquina com a Rua Riachuelo, no Centro de Paulo Afonso. Ali estavam, além do Pastor da PIB/PA, Fernando Agra, alguns colaboradores desse intenso projeto de pesquisa, membros da Igreja e convidados, familiares e amigos do autor.

O livro, o oitavo da autoria do Professor Antônio Galdino, é o resultado de intenso e demorado trabalho de pesquisa, entrevistas, recolhimento de história oral que durou mais de um ano, com a participação de muitos apoiadores, familiares de membros pioneiros desta Igreja, sem o que não se teria como contar essa rica a história e fazer o resgate das memórias de pioneiros fundadores e outros membros da Igreja Batista de Paulo Afonso, instalada como Congregação Batista em 13 de dezembro de 1949.

Em 27 de janeiro de 1952, esta Congregação Batista foi organizada como Primeira Igreja Batista, tendo completado no início deste ano de 2024, 74 anos de trabalho desta denominação evangélica neste município baiano.

Em 2011, este autor já havia contado a história da Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso que também foi criada como Congregação Presbiteriana em 6 de agosto de 1949, embora só tenha sido organizada como 1ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso em abril de 1974.

Pastor Fernando Agra, sua esposa Michele e o filho André, com o autor, na PIB-PA

O livro foi construído com o apoio e acompanhamento da direção da Igreja, através do seu Pastor, Fernando Agra e sua esposa, Michele Agra, com formação em História.

As maiores dificuldades encontradas foram a pouca existência de fotos e documentos da época e o fato dos seus membros pioneiros já haverem falecido e seus descentes, na sua maioria, passaram a morar em outros estados e até no em outros países.

O autor valeu-se do apoio dos registros das atas da Congregação e da Igreja e do apoio de alguns membros como Roseane Gusmão no resgate de fotos históricas e de alguns filhos de membros pioneiros que escreveram sobre seus pais ou deram depoimentos valiosos para se contar essa rica história do evangelho em Paulo Afonso e região.

Assim, recebemos de Eva Costa fotos, textos e poesias escritas por Euclides Batista Filho (in memoriam), sobre a Igreja e sobre seu pai, Euclides Batista Gomes, textos e fotos de Paurílio Barbosa, filho do Sargento Pedro Barbosa. Informações e fotos de Regina, filha de José Rudival e Euda, sobre os seus avós Júlio Ferreira e D. Santana. Texto e fotos do Pastor Valderedo Siqueira sobre a sua família, de muitos pastores, filhos dos pioneiros Arcôncio Clemente e D. Maria José. Também resgatamos informações importantes dos filhos de D. Aretuza e Manoel Ferreira (X-100) - Antão, Edson, Edjair e Esonilson - sobre o seu tempo, meninos, pré-adolescentes, nesta Primeira Igreja Batista de Paulo Afonso. Rute, falou sobre seu pai Natalício, que foi evangelista na Congregação de Jeremoabo e Anselmo e Jailsa, lembraram do seu pai/sogro Francisco Paiva.

Eu não podia deixar de lembrar que a nossa família começou a vida evangélica nesta Primeira Igreja e ali meus pais João Galdino e Severina ficaram por cerca de 10 anos entre 1955 e 1965.

Diácono João Nunes de Oliveira e Pastor Valdívio Coelho

Outros pioneiros, desde o tempo da Congregação Batista foram os diáconos João Nunes de Oliveira e João Cartonilho. O primeiro, cedeu sua casa para ali funcionar a Congregação Batista, instalada pelo Pastor Valdívio Coelho, da Igreja Batista Sião, de Salvador. João Cartonilho teve uma vida de intenso trabalho também desde o tempo da Congregação Batista e por vários anos da Igreja. Desde a primeira bancada da Igreja às ações da Primeira Igreja na área da Educação, ele esteve presente.

Diácono João Cartonilho e Pastor Onésimo Nascimento

O Pastor Onésimo Filho, que era pré-adolescente, como eu, Euclides Batista, Paurílio Barbosa, Valter Siqueira e outros nesta Primeira Igreja, quando seu pai Pastor Onésimo Nascimento dirigiu esta igreja – entre os anos de 1956 e 1961 - traz importante narrativa, de registros feitos pelo seu pai daqueles difíceis, tempos de muitas perseguições aos evangélicos no então Distrito de Paulo Afonso.

O livro fala dos pastores desta Igreja e também traz a informação da mudança do nome da Travessa Imperial, onde está localizada a Igreja, na esquina com a Rua Riachuelo que, desde o ano de 2017, quando foi concluída a reforma do templo, teve o seu nome mudado para Rua Pastor Onésimo Nascimento por uma Projeto de Lei do Vereador Jean Roubert, embora até agora a Prefeitura não tenha colocado as respectivas placas com o nome da nova rua, o que faz com que Primeira Igreja Batista continue utilizando o endereço: Rua Riachuelo, 73.

O livro traz à memória alguns cantores e bandas, grupos corais, a lembrança das poesias de Mário Barreto França, declamadas pela enfermeira Iraci, ainda na Igreja e também lembra da conhecida “Irmã Franca, mãe de Iracy, que nasceu em 2 de dezembro de 1917 e foi para a morada celestial em 2008, aos 91 anos de idade. Muitos lembram dela, rigorosa na disciplina e na ordem no tempo. Crianças correndo na igreja? Nem pensar! Os pais eram logo chamados para cuidar dos seus filhos porque para ela, o templo é lugar sagrado e não local de correrias de crianças...

É um livro que relata momentos da história de uma instituição evangélica pioneira de Paulo Afonso, originada de países Europeus e com mais de 400 anos de história. Em Paulo Afonso, 74 anos.

Este oitavo livro do Professor Antônio Galdino foi cedido para a Primeira Igreja Batista de Paulo Afonso que custeou a sua impressão e é responsável pela sua venda justo para cobrir esses custos.

Onde comprar este livro. Preço: R$35,00.

Este livro, que teve uma tiragem pequena, pode ser adquirido nos seguintes locais:

- Na própria Primeira Igreja Batista de Paulo Afonso, mas apenas nos dias de culto, quintas, depois das 20 horas e aos domingos, pela manhã, na Escola Bíblica Dominical e à noite, às 20 horas, após o culto que começa às 18 horas.

- Com o autor, no escritório do Jornal Folha Sertaneja – Rua da Concórdia, 555 – Chesf (ao lado do Escritório Central da Chesf em Paulo Afonso, no Antigo Centro de Treinamento). Tel./WhatsApp – 75-99234-1740 (no horário das 10 às 16 horas, de segunda a sexta-feira).

- na Livraria Luz para a Vida (Rua Castelo Branco, 421).

- na SUPRAVE

Alertamos aos interessados que, como foi feita uma tiragem pequena é importante procurar adquirir o seu exemplar rapidamente.

Outras informações:

Livro – Primeira Igreja Batista de Paulo Afonso – 74 anos de História

Autor – Antônio Galdino da Silva

208 páginas – Mais de 150 fotos, sendo 30 delas coloridas

Organização, diagramação – Antônio Galdino

Capa – construção: Admilson Gomes

Editoração: Editora Oxente – Paulo Afonso-BA.

Ano de publicação – Janeiro/2024

Lançamento – 14 de Abril/2024.


























ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


SAUL CAMBOIM

15/04/2024 - 15:20:54

PARABÉNS GALDINO, VOCÊ É UMA LUZ QUE BRILHA NA CULTURA DE PAULO AFONSO E REGIÃO


Rose Gusmão

15/04/2024 - 15:16:18

A honra foi toda nossa, pois a história não ficará perdida no tempo. Obrigada ao professor Galdino pela coragem e disposição de catalogar e deixar lindo o livro.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!