Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
Turismo

AGTURB e os guias de turismo pioneiros de Paulo Afonso são homenageados pela Câmara de Vereadores

Dia 10 de Maio é o Dia Internacional do Guia de Turismo

Publicada em 10/05/19 às 12:55h - 421 visualizações

por Antônio Galdino


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Entre os homenageados, Sr. Antônio Vitório, Guia de Turismo com 83 anos  (Foto: Jornal Folha Sertaneja Online)

Por uma iniciativa do vereador Alexandro Fabiano da Silva, conhecido como Leco, a Câmara Municipal de Paulo Afonso aprovou por unanimidade a Moção de Aplausos Nº74/2019 pelos 35 anos da Associação de Guias de Turismo de Paulo Afonso – AGTURB/BA-PAV, criada em 11 de Abril de 1984, na gestão do Prefeito Abel Barbosa e Silva.

A solenidade de homenagem à AGTURB e aos Guias de Turismo de Pau Afonso aconteceu na noite de 09 de maio, em Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Paulo Afonso e presidida pelo vereador presidente da Casa, Pedro Macário Neto, que também já foi Diretor de Turismo da Prefeitura de Paulo Afonso, na primeira gestão do Prefeito Luiz Barbosa de Deus, entre os anos de 1989 e 1992.

Pedro Macário foi muito elogiado pelos oradores pela decisão de abrir e presidir esta sessão da Câmara mesmo precisando ausentar-se cerca de meia hora depois, sendo substituído pelo vice-presidente Vereador Alexandro, porque, como justificou “nessa hora está acontecendo um evento de inauguração de uma praça e reforma da quadra do Bairro Rodoviários, fruto de um pedido deste vereador ao Chefe do Executivo municipal, o que me obriga a me fazer presente neste ato. Aproveito para dizer que este é um momento muito importante para esta Câmara que tem a oportunidade de homenagear e aplaudir esta categoria de profissionais que, ao longo de 35 anos, e eu acompanhei de perto parte desse trabalho, enquanto Diretor de Turismo da Prefeitura, tem elevado o nome de Paulo Afonso para o Brasil e para o mundo. Parabenizo a todos os guias, ao Professor Antônio Galdino, também pioneiro e ao vereador Leco, por essa tão importante iniciativa, disse Pedro Macário.

O presidente da AGTURB, um dos guias pioneiros, Jorge Robson agradeceu a iniciativa da Câmara de homenagear os Guias de Turismo e a AGTURB, “homenagem e reconhecimento que só acontece agora, 35 anos depois de sua criação e que muito nos emociona nessa noite”. O presidente da AGTURB lembro que “amanhã, dia 10 de Maio, é o Dia Internacional do Guia de Turismo, o que torna essa homenagem muito oportuna e pela qual agradeço, em nome de todos os guias de turismo da AGTURB de Paulo Afonso.”

Eduardo Cruz, um dos pioneiros também homenageado, também falou da sua “alegria de ver esse reconhecimento do nosso trabalho que já teve dias muito delicados mas cada um de nós sabe da responsabilidade que tem ao divulgar e enaltecer a imagem de Paulo Afonso para os milhares de visitantes que recebemos todos os anos”.

Eduardo lembrou que “a AGTURB é a única associação de Guias de Turismo totalmente regulamentada, com dez guias credenciados junto ao Ministério do Turismo e nunca esteve representada no Conselho Municipal de Turismo, embora já tenha tido assento no Conselho Regional de Turismo sediado em Paulo Afonso.”  Ele também explicou que a sigla PAV no nome da AGTURB “é o código aéreo internacional do aeroporto de Paulo Afonso utilizado porque na época da criação da AGTURB já existiam outras cidades com a sigla PA”

Uma das falas mais tocantes, pela sua simplicidade e carga de emoção, foi a do pioneiro Sr. Antônio Vitório, guia de turismo remanescente do quadro de guias de turismo da Chesf e hoje o decano desta Associação, com seus 83 anos de idade e nunca deixou de exercer essa atividade, mais por paixão e, quase sempre acompanhado do filho, faz questão de levar aos visitantes o seu conhecimento sobre esta cidade e a Chesf, seu primeiro local de trabalho, na Sala dos Visitantes, com José Carlos, João Nunes, D. Socorro, todos de saudosa memória e os seus colegas de hoje, dentre eles o seu genro Pedro Ribeiro, de 73 anos, também pioneiro da Chesf.

O professor Antônio Galdino foi também homenageado como Sócio Benemérito desta Associação de Guias de Turismo e, em seu discurso de agradecimento à autor da Moção, aos vereadores que a aprovaram e aos guias, muitos deles pioneiros, 35 anos depois e fez uma breve retrospectiva dos caminhos do turismo em Paulo Afonso durante essas décadas e sua expectativa para o futuro desta que é conhecida como “a indústria sem chaminés”, tão rica e tão pouco aproveitada ainda no município de Paulo Afonso e lembrou que quando defendeu a tese de Mestrado na Universidade Internacional de Lisboa, em Novembro de 2005, ouviu do Professor Doutor Nelson Xavier uma frase nunca esquecida: “Excelente defesa, Professor Antônio Galdino. Eu só não entendo como vocês têm tanto e não têm nada”.

O Vereador Jean Roubert também ressaltou que “Paulo Afonso é um município riquíssimo em várias modalidades de oferta do turismo aos visitantes. Aqui se tem o turismo contemplativo, de aventuras, cultural, religioso, náutico, de estudos, no Cânion do rio São Francisco, na usinas hidrelétricas, nas histórias e roteiros do cangaço, no Raso da Catarina, Serra do Umbuzeiro, nos muitos e grandes lagos, apropriados para o turismo náutico, praças bonitas e uma população acolhedora. E esse magnífico trabalho que realizo a AGTURB merecia, há muito tempo esse reconhecimento público. Parabéns”!

Um detalhe curioso foi que boa parte dos guias da AGTURB que começaram em 11 de Abril de 1984, ainda permanecem nesta Associação o que nos fez trazer à lembrança uma foto daquele tempo e uma de hoje. Vejam: Antes e Hoje.

A AGTUB de Paulo Afonso foi a terceira Associação de Guias de Turismo criada no interior do Brasil, sendo as Associações de Foz do Iguaçu/PR e Mariana/MG as primeiras do Brasil.

O primeiro grupo de Guias de Turismo de Paulo Afonso contou com o total apoio do Diretor de Turismo e Comunicação da Prefeitura, Prof. Antônio Galdino da Silva, por recomendação do Prefeito Abel Barbosa e de D. Socorro Magalhães, gerente da Sala dos Visitantes da Chesf que foram, na época, considerados como padrinhos desta Associação, pelos seus membros.

Na solenidade de entrega da Moção de Aplausos aos Guias de Turismo da AGTURB estavam presentes os vereadores Pedro Macário, Alexandro Fabiano, Jean Roubert, Mário César (Galinho) e Cícero Bezerra e os guias homenageados: Jorge Robson, Eduardo Cruz, Antônio Vitório, Pedro Ribeiro, Edmilson Araújo, Francisco Mendes e Erivaldo Alves, além do Professor Antônio Galdino, também homenageado.

Mas a homenagem também se estendeu aos guias de turismo Arnaldo Luiz, Genildo João e João Ronildo Reis.

A AGTURB está instalada na entrada do Centro de Cultura Professora Lindinalva Cabral, na Avenida Getúlio Vargas, em Paulo Afonso-BA

VEJA FOTOS DESSE EVENTO NA GALERIA DE FOTOS “35 ANOS DA AGTURB – HOMENAGEM DA CMPA”.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentários


JOSELMA RODRIGUES VIEIRA

10/05/2019 - 16:45:53

Parabéns a todos os guias, moção merecida, enfim,uma atividade que presta serviço a comunidade e cidade.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2020 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12