Domingo, 21 de Abril de 2019
Turismo

Monumentos e atrativos turísticos merecem melhores cuidados

Monumento ao Trabalhador e Monumento da Cachoeira são alguns deles

Publicada em 09/04/19 às 22:10h - 94 visualizações

por Antônio Galdino com site PA24horas


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Monumento ao Trabalhador na Praça 1º de Maio, em Paulo Afonso-BA  (Foto: Antônio Galdino)

Leio com preocupação a notícia veiculada no site PA24 horas sobre o estado deplorável em que se encontra o Monumento do Trabalhador e sua fonte, existente na Avenida Getúlio Vargas, ao lado de um grande restaurante e de um hotel.

Além de ser um monumento muito importante para a história do município de Paulo Afonso, representando os pioneiros “cassacos” que se dedicaram para a construção da Chesf desde os idos de 1948 quando a hidrelétrica se instalou na região, a sua localização geográfica, em frente ao principal rua comercial da cidade, ao lado do Calçadão da Avenida Getúlio Vargas, de fato, como alerta a matéria do site, a sua fonte e espelho d`água mal cuidados, que tem sido apenas utilizada pelos lavadores de carros, podem trazer problemas de saúde com a proliferação do mosquito da dengue.

Só para lembrar, esse monumento foi ali instalado nos idos de 1960, por iniciativa do o vereador Carlos Alberto Alves, da Câmara Municipal de Paulo Afonso, também chesfiano, piloto de aeronaves da empresa. Também foi de sua autoria os projetos de leis que criaram o Brasão e a Bandeira do município de Paulo Afonso.

O Monumento ao Trabalhador foi criado pelo importante artista plástico pernambucano, Corbiniano Lins, que morreu aos 94 anos, no Recife.

Este monumento é uma homenagem aos que trabalharam na perfuração das rochas, abrindo caminho para a construção da usina e é representado por dois marteleteiros. A obra foi inaugurada em 01/05/1960 e está localizado na Praça 1º de Maio, também conhecida como Praça do Trabalhador. A homenagem está na frase “Aos que tornaram Paulo Afonso a redenção do Nordeste”.

A sua fonte já teve luzes e há alguns anos poderia novamente estar bem iluminado mas a prefeitura recusou um projeto para isso porque, naquele tempo, a prefeitura e o governo do Estado não falavam a mesma língua partidária e Paulo Afonso perdeu esse benefício.

O projeto de iluminação do monumento e outros de Paulo Afonso, nesse tempo, foi idealizado por Dernival Oliveira Júnior, que já foi vereador, presidente da Câmara e Diretor de Turismo de Paulo Afonso e, na época, ocupava o cargo de superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Infraestrutura do Governo da Bahia.


Convém lembrar que o artista plástico Cesar Rios, também de saudosa memória, criou ou monumento representando o homem dominando as muitas águas da Cachoeira e este monumento, ao lado do Monumento do Trabalhador completavam um belo cenário com fundamentação histórica.

Na verdade, a restauração destes monumentos seria apenas o início de um grande programa de revitalização e valorização de praças, outros monumentos e atrativos turísticos neste município que já esteve entre os 115 destinos turísticos do Brasil em seleção feita pelo Ministério do Turismo.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentários


Luiz Fernando Motta Nascimento

10/04/2019 - 15:44:01

Prezado Professor Antônio GaldinoÉ muito importante recuperarmos e mantermos em bom estado as obras de arte existentes em Paulo Afonso. Cada uma delas conta um pouco da história de nossa querida Paulo Afonso.Tive a oportunidade de conhecer o grande artista plástico pernambucano Corbiniano Lins, através de sua filha, a qual trabalhou comigo na Chesf por vários anos. Ela além de ser técnica em eletrotécnica é também professora de inglês. Corbiniano tem várias escultura em Recife, como por exemplos uma obra (as Mulheres) que está na sede da Chesf (onde ficam as bandeiras, na entrada do prédio Sede da Chesf), da estátua de Iracema em Fortaleza, etc. Parabém pelo belo artigo, que alerta para a manutenção e conservação das obras de arte de Paulo Afonso.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário






Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2019 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12