noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Regional

Bahia confirma primeiro caso do novo coronavírus

Com sintomas da doença, mulher de 34 anos, vinda da Itália, desembarcou na capital baiana dia 25 e foi atendida dia 28 no Hospital Cárdio Pulmonar, na Garibaldi

Publicada em 07/03/20 às 01:31h - 797 visualizações

correio24horas.com.br


Compartilhe
Compartilhar a noticia Bahia confirma primeiro caso do novo coronavírus   Compartilhar a noticia Bahia confirma primeiro caso do novo coronavírus   Compartilhar a noticia Bahia confirma primeiro caso do novo coronavírus

Link da Notícia:

Bahia confirma primeiro caso do novo coronavírus
 (Foto: Divulgação - imagem ilustrativa)

Feirense com coronavírus circulou por 3 dias até ser atendida em hospital de Salvador

Com sintomas da doença, mulher de 34 anos, vinda da Itália, desembarcou na capital baiana dia 25 e foi atendida dia 28 no Hospital Cárdio Pulmonar, na Garibaldi


A paciente de Feira de Santana com o novo coronavírus (Covid-19) foi atendida no Hospital Cárdio Pulmonar, na Av. Garibaldi, em Salvador, no último dia 28. A informação foi confirmada ao CORREIO pelo infectologista Alan Neves, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Cárdio Pulmonar.


A feirense infectada, que tem 34 anos, procurou atendimento na unidade de emergência com quadro de febre, dor muscular e dor de garganta e com histórico de viagem recente para Roma e Milão, na Itália, onde aconteceu a contaminação. Ela retornou da Europa no dia 25 de fevereiro e só procurou atendimento três dias depois, no dia 28 do mesmo mês.


De acordo com o médico, na consulta, a paciente apresentou sintomas leves, sem sinais de gravidade, não tendo indicação de internação hospitalar. Ela foi orientada e recebeu alta para domicílio no mesmo dia.


Após identificada como 'caso suspeito de infecção' pelo novo coronavirus 'todas as precauções foram adotadas', informou o médico. A unidade de saúde notificou à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e os exames para diagnóstico encaminhados para o laboratório de referência do estado (Lacen), conforme protocolo do Ministério da Saúde. 


Questionado pelo CORREIO sobre quais medidas o hospital adotou com relação à segurança dos profissionais que fizeram o atendimento, o hospital informou que 'possui um protocolo para atendimento destes pacientes'. "Para toda pessoa com sintomas respiratórios é oferecido uma máscara. Aqueles pacientes com critério para caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus são colocados em leito de isolamento e os profissionais de saúde, ao entrarem no leito, devem usar equipamentos de proteção individual", pontou o infectologista Alan Neves.


De acordo com o médico, pessoas que por acaso tenham tido contato com ela no local estão seguros. "Como o paciente usa máscara desde o início do atendimento e é logo encaminhado para o leito de isolamento, os profissionais de saúde, outros pacientes em atendimento, familiares e transeuntes estão seguros e não tem motivo para pânico", explicou.


Apesar de ter coletado os exames da paciente, o hospital ficou sabendo apenas hoje da confirmação do caso.

 

Primeiro caso na Bahia


A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta sexta-feira (6) o primeiro caso importado do novo coronavírus na Bahia. O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, segundo a Sesab, e foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é a referência nacional do Ministério da Saúde. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído nesta sexta-feira segundo a Sesab. 


Segundo o secretário Fábio Vilas-Boas, “trata-se de um caso importado. A paciente contaminou-se na Europa e veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Isso é diferente de haver uma contaminação interna no estado e, portanto, todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste”, afirmou o secretário.


Nesta sexta-feira (6), segundo a Sesab, a paciente que apresentou os sintomas após chegar da Europa não está mais com os sintomas da doença. "A paciente encontra-se em casa, na cidade de Feira de Santana, assintomática, com orientação de permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato e respiratório. O monitoramento é realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a vigilância municipal de Feira de Santana", afirmou a Sesab, em nota. (correio24horas.com.br)


A confirmação do caso foi comunicada pelo secretário no Twitter.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!