noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Regional

Coordenador do Projeto Escolas Culturais em Rodelas realiza Sarau Musical, Cultural e Motivacional, com a participação da Academia de Letras de Paulo Afonso

O evento faz parte do projeto Escolas Culturais, do Governo da Bahia, coordenado por Valdomiro Nascimento em Rodelas. Fotos Ricardo Costa

Publicada em 12/06/19 às 13:39h - 2153 visualizações

Antônio Galdino, com informações de Valdomiro Nascimento


Compartilhe
Compartilhar a noticia Coordenador do Projeto Escolas Culturais em Rodelas realiza Sarau Musical, Cultural e Motivacional, com a participação da Academia de Letras de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Coordenador do Projeto Escolas Culturais em Rodelas realiza Sarau Musical, Cultural e Motivacional, com a participação da Academia de Letras de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Coordenador do Projeto Escolas Culturais em Rodelas realiza Sarau Musical, Cultural e Motivacional, com a participação da Academia de Letras de Paulo Afonso

Link da Notícia:

Coordenador do Projeto Escolas Culturais em Rodelas realiza Sarau Musical, Cultural e Motivacional, com a participação da Academia de Letras de Paulo Afonso
Professores Rosenilde, Clerilton e Raimundo Nonato, Pres. da ALPA, Prof. Antonio Galdino, Professoras Lúcia Nascimento e Socorro Araújo,Valdomiro Nascimento e Célia Almeida.  (Foto: Ricardo Costa)

O coordenador do projeto Escolas Culturais, do Governo da Bahia, em Rodelas, Valdomiro Nascimento reuniu estudantes, professores do Colégio Estadual Dulcina Cruz Lima, na Câmara Municipal de Rodelas para o evento Sarau Musical, Cultural e Motivacional, como atividade desse projeto, no dia 11 de Junho de 2019.

Foram justificadas as ausências do prefeito de Rodelas, Geraldo Jackson Menezes Lima (Geraldinho de Livino) e do presidente da Câmara Municipal, vereador Joedson Ribeiro de Oliveira que haviam viajado nesta data e cedeu as instalações do Poder Legislativo para este evento cultural.

A convite do Coordenador desse projeto, diretores da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA – deslocaram-se de Paulo Afonso para Rodelas na tarde de 11 de Junho, levando o seu apoio a esta atividade cultural.

Da ALPA participaram o seu presidente, professor, escritor Antônio Galdino da Silva, também diretor do jornal Folha Sertaneja, membro fundador da ALPA onde ocupa a Cadeira Nº14 e a secretária geral, professora e pedagoga, poetisa, escritora Maria do Socorro Araújo Nascimento, também fundadora da ALPA, Cadeira Nº 5, que concluiu recentemente o curso de Arqueologia na UNEB e o curso de corretora de imóveis. É professora da UNIASSELVI, turma de Pedagogia.

A professora Socorro Araújo apresentou uma palestra motivacional para os estudantes e convidados presentes, mostrando a importância de estudar e adquirir conhecimentos como forma de realização pessoal.

Convidada pela ALPA também participou desse encontro a Professora Lúcia Nascimento que atua na Biblioteca da Escola Municipal Manoel Nascimento Neto, de Paulo Afonso-BA, onde criou e desenvolve um importante projeto chamado Aventureiros da Leitura, de incentivo à leitura com as crianças e adolescentes desta escola com excelente resultado.

O evento contou com a presença da professora Rosenilde Marina da Silva, diretora do Colégio Estadual Dulcina Cruz Lima que sedia este projeto Escolas Culturais, “que é uma ação do Governo do Estado da Bahia, desenvolvida por meio da iniciativa interinstitucional firmada entre as Secretarias da Educação (SEC), Secretaria de Cultura (SECULT) e Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDRDS) com a participação na gestão do Instituto de Ação Social Pela Música – IASPM, sob a Coordenação Executiva de Lílian Mendes”, diz Valdomiro Nascimento.

Também presentes, os professores Célia Almeida, Clemilton Cunha (Dadinho), e Raimundo Nonato.

Na abertura do evento, as músicas interpretadas pelo cantor e violonista Edy Carlos Vieira e a poesia apresentada pelo aluno Raoni, do 2º ano técnico do Colégio Dulcina que retrata, em versos de cordel, o sentimento dele e de colegas em relação ao incêndio que aconteceu recentemente em várias salas do Colégio Dulcina que passa por grande reforma e todos demonstram grande expectativa de voltar a estudar naquelas instalações.

Em certo trecho do seu poema, Raoni diz que é grande o sentimento de amor que todos sentem por este Colégio Estadual Dulcina mas lembra que “a escola não é apenas a sua estrutura física mas as pessoas que ali estão”.

A ALPA presenteou a biblioteca da Escola Estadual Dulcina Cruz Lima com livros e revistas de autores da ALPA como Antônio Galdino, Socorro Nascimento, Ivus Leal, Rubinho Lima, Socorro Mendonça, além de exemplares da última edição do jornal Folha Sertaneja.

“Mas a ALPA também recebeu presentes”, diz o seu presidente. “Além da acolhida carinhosa de alunos e professores e do coordenador desse projeto, foram entregues á ALPA dois trabalhos sobre Rodelas: Uma coletânea de artigos literários com As Mudanças de Rodelas (Cidade Velha e Cidade Nova), da professora Rita de Cássia Soares Sá; A Aldeia Tuxá em Rodelas, da professora Maria do Carmo Fonseca Rezende e Respostas de alunos e professores do Colégio Dulcina sobre A Importância do Amor Incondicional.

Outro trabalho, ilustrado com dezenas de fotos de Fábio Soares, Gilvanilson Moura(Nino), Péricles Ronaldo e Wilma Almeida é o resultado de pesquisa do Engenheiro Agrônomo Raimundo Nonato Alexandre, professor do  Colégio Estadual Dulcina Lima, com o título As Belezas do Raso da Catarina (Rodelas – Bahia).

Em sua fala, o Professor Antônio Galdino elogiou a organização do evento e disse ter “acompanhado outros eventos realizados dentro desse projeto Escolas Culturais de Rodelas de que fez já algumas matérias no jornal Folha Sertaneja e espero que esse projeto seja mantido pelo governador da Bahia, Rui Costa e que Valdomiro Nascimento, pelo que tem mostrado ao longo do último ano, seja também mantido como seu coordenador.”

No encerramento do evento Clemilton Cunha, chefe do Gabinete do Prefeito, justificou mais uma vez a ausência do prefeito municipal e ressaltou “a importância desse projeto Escolas Culturais para o município e, de forma especial este evento de hoje e a excelente palestra da professora Socorro Araújo” e convidou “a todos para participaram dos festejos juninos, que todos os anos tem um tema e o deste ano é justamente esse resgate da história e da memória de nossa Rodelas, como nos falou há pouco o professor Antônio Galdino. O São João de Rodelas tem como tema este ano a Velha Rodelas e a Cidade Nova”.

O pauloafonsinos retornaram à sua cidade muito felizes com a receptividade, a educação e atenção dos estudantes e agradecidos pelo convite feito pelo coordenador do projeto Escolas Culturais em Rodelas, Valdomiro Nascimento.

Grupo de Teatro Rodelas em Cena criado em Rodelas-BA 

A experiência de Valdomiro Nascimento que já desenvolveu atividades culturais em Salvador, e a vivência à frente da coordenação do Projeto Escolas Culturais em Rodelas, permitiu que fosse descobrindo talentos em várias áreas da cultura rodelense, música, na poesia, pessoas com aptidão para a passarela, outros grandes criadores de obras artesanais.
Também entre os rodelenses apareceram os talentos que estavam resguardados, na área das artes cênicas e o coordenador desse projeto decidiu estimular e investir em jovens atores e atrizes, a partir do Colégio Dulcina Cruz Lima, que sedia esse projeto estadual, e daí nasceu o Grupo de Teatro Rodelas em Cena.

A estreia desse grupo aconteceu em evento realizado na Câmara Municipal de Rodelas com a encenação da peça "O Visitante", de autoria do próprio Valdomiro Nascimento, baseado na mensagem: "A Visita de Rute", de Autor Desconhecido.

Do grupo de teatro Rodelas em Cena fazem parte Evanilson Duarte, Larissa Silva, Miguel Silva, Tatiane Silva e Van Rodrigues.

Valdomiro Nascimento tem como proposta ir reunindo outros jovens e, enquanto sonha com a criação de um espaço cultural, um teatro em Rodelas, continua programando apresentações desse Grupo de Teatro em espaços alternativos no próprio Colégio Dulcina, na Câmara de Vereadores e na praça da cidade.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Marcos Antônio Pereira de Lima

13/06/2019 - 09:52:44

Parabéns, aos envolvidos nesse grandioso evento literário. Parabéns a ALPA, que não mede distância para participar e incentivar a cultura regional.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!