Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Política & Sociedade

Paulo Afonso tem 6 candidatos a prefeito. Três mulheres estão indicadas para vice-prefeitas

Publicada em 23/09/20 às 12:28h - 1631 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Paulo Afonso tem 6 candidatos a prefeito. Três mulheres estão indicadas para vice-prefeitas  Compartilhar a noticia Paulo Afonso tem 6 candidatos a prefeito. Três mulheres estão indicadas para vice-prefeitas  Compartilhar a noticia Paulo Afonso tem 6 candidatos a prefeito. Três mulheres estão indicadas para vice-prefeitas

Link da Notícia:

Paulo Afonso tem 6 candidatos a prefeito. Três mulheres estão indicadas para vice-prefeitas
 (Foto: Enviadas pelas assessorias. Montagem jornal Folha Sertaneja)


Quando todos pensavam que as eleições municipais em Paulo Afonso teriam apenas 5 candidatos a prefeito, surge uma sexta candidatura.

Embora os nomes tenham sido definidos desde o dia 11 de setembro, somente no dia 21 chegou ao conhecimento do público pelas redes sociais o registro da candidatura de dois jovens, Robson Santos e Jany, pelo partido Cidadania.

Agora, seguem na busca dos votos de mais de 80 mil eleitores de Paulo Afonso, seis candidatos a prefeito deste Município e os respectivos candidatos a vice, tendo sido indicadas três mulheres como candidatas a vice-prefeitas de Paulo Afonso que tem uma população de mais de 120 mil habitantes. Esse é o quadro até hoje, dia 23 de setembro.

Apresentamos os resultados destas Convenções Partidárias de 2020. As informações que seguem, fornecidas no todo ou em parte pelas assessorias dos candidatos, obedecem à ordem da realização das convenções.

CIDADANIA – Robson Santos e Jany

No dia 11 de Setembro, o Partido CIDADANIA-23, Comissão Provisória Municipal de Paulo Afonso/BA, por seu presidente, convocou os convencionais para a Convenção Municipal, que foi realizada no dia 11 de setembro de 2020, das 8:00h às 9:00h, na rua Santa Rosa, nº 20, 1º andar, Bairro Centro, Paulo Afonso-BA, com transmissão pelos aplicativos Whatsapp e Ustream TV.

Nessa convenção foram escolhidos os candidatos a prefeito e vice-prefeito do partido para concorrer às eleições municipais de 15 de novembro em Paulo Afonso.

O presidente do Partido Cidadania, Robson Santos Matos, foi indicado para ser o candidato a prefeito e para vice-prefeita o partido indicou Jamile Assis da Cruz, conhecida como Jany.

Robson Santos nasceu em Salvador mas viveu muitos anos entre Paulo Afonso e Jeremoado, onde moram seus familiares, nos dois municípios, desde a gestão do Bispo D. Esmeraldo que sempre teve no jovem Robson um dos seus ajudadores nas atividades da Igreja Católica.

Depois que Dom Esmeraldo deixou a Diocese de Paulo Afonso Robson Santos foi para Salvador onde começou a estudar para ser padre no Mosteiro de São Bento, mas não chegou a concluir os seus estudos, mas continua atuando nas atividades com os jovens da Igreja Católica.

Ele já foi presidente de grêmio estudantil e chegou a coordenar um núcleo do Greenpeace na Bahia e uma comissão de cultura, quando morava em Salvador.

Há quatro anos, Robson decidiu transferir o seu domicílio eleitoral para Paulo Afonso já com o pensamento de participar ativamente de movimentos políticos da cidade.

A candidata a vice-prefeita pelo Cidadania, Jamile Assis da Cruz – Jany é de Nova Soure/BA, mas fixou residência em Paulo Afonso há quatro anos quando também decidiu transferir o seu domicílio eleitoral para este município. Atuante junto aos movimentos jovens da Igreja Católica, Jany já coordenou um projeto chamado Cinema em Casa, que levava a magia do cinema para comunidades carentes. 

PSL - Capitão Paz e Marta Ayres

Também no dia 11 de setembro o PSL fez a sua convenção e a liderança municipal optou pela indicação de uma mulher para formar, como vice-prefeita, a chapa encabeçada pelo Capitão Paz, militar da reserva do Exército brasileiro.

A Capitão Laércio Paz é filho de chesfiano pioneiro, já falecido e estudou no Colégio Paulo Afonso. Foi atleta do time do Clube Operário de Paulo Afonso. Seguiu a carreira militar atuando em várias regiões do Brasil, dentre elas a região amazônica e aperfeiçoando-se em várias áreas de gestão

Quando atuou como 3º Sargento nessa região, Laércio Paz compôs a Canção do CFAP e do 34º BIS, aprovada pela Secretaria Geral do Exército com Menção MB e hoje é o hino oficial desse 34º Batalhão de Infantaria de Selva, do Comando de Fronteira do Amapá.

Tanto o Capitão Paz como sua vice, Marta Ayres, são estreantes na política.

A escolhida como companheira de chapa do Capitão Paz foi Marta Ayres Wanderley, cujo pai, o engenheiro agrônomo Djalma Wanderley é pioneiro de Paulo Afonso e foi homenageado recentemente pelo prefeito Luiz de Deus que deu o seu nome ao Balneário inaugurado ao lado do Lago do Monumento do Touro e Sucuri.

Marta tem a formação em Letras (Língua Portuguesa e Literatura), é especialista em Marketing e tem um extenso currículo de formação na área de gestão e de pessoal, com a realização de cursos de aperfeiçoamento e também como palestrante na formação de pessoal, preparando pessoas para atuarem em várias áreas de atendimento ao público. (com informações da Assessoria do PSL).

SOLIDARIEDADE – Mário Galinho e Dr. Luiz Neto

A indicação do vice-prefeito do candidato Mário Galinho foi anunciada logo cedo, ainda na pré-campanha o que, aliás, impediu a negociação de outros partidos porventura interessados em negociar com o Solidariedade.

Na Convenção, dia 12 de setembro, membros do Partido SOLIDARIEDADE de Paulo Afonso, com a presença do presidente estadual da sigla, Luciano Araújo, reuniram-se em convenção para confirmar a candidatura de Mário Galinho a prefeito, juntamente com Dr. Luiz Neto, vice-prefeito. O partido apresentou também os nomes dos candidatos a vereador, sendo 11 homens e 6 mulheres. 

Com a apresentação da candidatura, Galinho se confirma como o principal nome da oposição nas eleições municipais de 2020.

“Você (Galinho) se destacou como um dos melhores vereadores do Partido SOLIDARIEDADE em todo o Brasil e que seu nome surgiu agora como pré-candidato a prefeito. Você desponta como o novo, o novo que representa a mudança que tanto Paulo Afonso quer. Você representa o caráter, o trabalho, a verdadeira hora de mudar”, declarou Luciano Araújo após a convenção.

Mário César Barreto de Azevedo, conhecido como Mário Galinho, apelido que recebeu do pai, é casado e pai de uma menina de 4 anos, atualmente está como vereador, antes atuou profissionalmente como técnico de informática e mecânico de automóveis. Na Câmara destacou-se pelo trabalho de fiscalização, utilizando as redes sociais para apresentar o trabalho feito, em especial, em relação aos serviços de saúde. 

Seu companheiro de chapa é o conhecido advogado José Luiz de Oliveira Neto, mais conhecido como Dr. Neto, é casado e pai de três filhos, tem bom retrospecto político na cidade, com destaque para o tempo em que participou do PT municipal. Ele atuou em muitas situações assessorando movimentos sindicais e sociais na defesa dos direitos de trabalhadores, experiência que o torna um dos mais preparados candidatos a vice. 

A convenção do Solidariedade foi seguida por um grande evento transmitido Ao Vivo através das redes sociais chamado “Live da Mudança”, onde os candidatos foram apresentados em momento marcado por grande emoção. (Assessoria do candidato)

PSD - Luiz de Deus e Marcondes Francisco

O PSD de Paulo Afonso e mais seis partidos - Avante, Republicanos, PDT, PCdoB, PSC e Democratas - confirmaram em convenção realizada no sábado (12/09) os nomes de Luiz de Deus (PSD) e do vereador Marcondes Francisco (também do PSD) como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

O anúncio da escolha de Marcondes Francisco como candidato a vice-prefeito foi feito durante os discursos dos presidentes do Avante, PSC, PDT, PCdoB, Republicanos, Democratas e PSD em apoio a Luiz de Deus.

Emocionado, Marcondes Francisco disse que, desde quando começou sua vida pública, há 32 anos, sempre esteve ao lado de Luiz de Deus.

“Aprendi com Dr. Luiz a servir, servir e servir. O melhor para Paulo Afonso é Luiz Barbosa de Deus”, afirmou.

Dr. Luiz, por sua vez, explicou que sua escolha por Marcondes se baseou numa pesquisa interna. “Na pesquisa saiu Marcondes na cabeça. Ele não tem que agradecer a mim de jeito nenhum, mas ao povo de Paulo Afonso. Será uma caminhada muito trabalhosa, mas será exitosa com a nossa vitória”, asseverou.

Além da escolha da chapa majoritária com Luiz de Deus e Marcondes Francisco, foram confirmados os nomes de 126 pré-candidatos a vereador, sendo 23 pelo PSD, 23 pelo Democratas, 23 pelo Avante, 20 pelo PCdoB, 17 do PDT, 10 pelo Republicanos e 10 pelo PSC. (Assessoria do PSD)

PODEMOS - Anilton Bastos e Flávio Henrique

A noite da quarta-feira, 16, foi marcada pela homologação da chapa de partidos aliados ao PODEMOS. O evento, que ocorreu no Espaço da Maçonaria, oficializou a candidatura de Anilton Bastos para prefeito de Paulo Afonso e Flavinho para vice. O encontro seguiu todas as recomendações de segurança em saúde estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Esse momento é um marco para a história de Paulo Afonso. Estamos oficializando um novo agrupamento político na cidade, depois de 30 anos sendo controlado por um único grupo. Estou feliz e confiante com a nossa proposta e plano de governo, pois a cidade necessita dessa renovação que estamos propondo para ela continuar crescendo”, destacou Anilton. 

As propostas e planos de renovação do governo foram assuntos discutidos na convenção.

Para Flavinho, o evento é um ato representativo para todos. “Temos os melhores nomes e projetos para Paulo Afonso e queremos construir uma gestão pautada no diálogo. Esse cenário pós-pandemia requer capacidade para virarmos essa página e isso nós temos”, ponderou.

Recorde de visualizações

A live, que foi transmitida ao vivo nas plataformas digitais de Anilton, bateu recorde de visualizações simultâneas entre os perfis políticos de Paulo Afonso.

A Convenção contou com a participação de membros de partidos aliados do PODEMOS, o PTC, PSB, PT, PV e PSoL. (Assessoria Anilton)

PP – Raimundo Caires e Tia Neide

Também no dia 16 de setembro, foi realizada a convenção do partido Progressistas que é liderado em Paulo Afonso pelo Deputado Federal Mário Negromonte Júnior. O nome indicado pelo PP para concorrer ao cargo de prefeito é o de Raimundo Caires Rocha que já foi prefeito de Paulo Afonso logo após a gestão de Wilson Pereira que era o vice de Paulo de Deus e concluiu o seu mandato entre abril e dezembro de 2004. Caires venceu as eleições deste ano assumiu a gestão municipal de 2005 a 2009, quando perdeu a reeleição e foi substituído por Anilton Bastos.

Nos dias que antecederam à convenção muito se falou na possibilidade de Caires se associar a Anilton Bastos e também a Mário Galinho. Já mais próximo da convenção e principalmente no dia 16 de setembro dois nomes circularam como possíveis para vice-prefeitos de Caires. Um era o nome de Ena Vilma Negromonte, mãe de Mário Júnior e ex-prefeita de Glória em dois mandatos. O outro nome que circulou nas redes sociais era o do presidente do PP em Paulo Afonso, Diego Odisseia, principalmente quando alguém lembrou que Ena Vilma tem o domicílio eleitoral em Glória.

Na convenção, para surpresa de muitos, foi anunciado o nome de Audineide Gonçalves de Lima, conhecida como Tia Neide, proprietária de uma escola de educação infantil e de ensino Fundamental I e II no Bairro Tancredo Neves, onde mora desde o ano de 1986. Ela foi candidata a vereadora no ano de 2008, sem sucesso.

Embora tenha circulado em sites e redes sociais de Paulo Afonso que houve uma forte reação de correligionários do PP à indicação do nome de Tia Neide para ser a vice-prefeita na chapa do partido, ao lado do ex-prefeito Raimundo Caires, coordenadores da campanha do PP asseguraram ao jornal Folha Sertaneja que essa informação “Não procede. Até onde eu sei o PP está unido e na disputa com Raimundo e Tia Neide”. (com informações da Assessoria do PP)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Manoel Rozendo Filho

23/09/2020 - 14:18:00

Acredito que é a eleição com o maior número de candidatos a Prefeito. Deus abençoe que tudo transcorra em paz .O povo vai decidir e quem tiver mais votos pelos fatores analisados vença o pleito.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!