Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Política & Sociedade

Com a janela partidária muitos vereadores de Paulo Afonso mudam de partido para concorrer às próximas eleições

Publicada em 04/04/20 às 00:42h - 1015 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Com a janela partidária muitos vereadores de Paulo Afonso mudam de partido para concorrer às próximas eleições  Compartilhar a noticia Com a janela partidária muitos vereadores de Paulo Afonso mudam de partido para concorrer às próximas eleições  Compartilhar a noticia Com a janela partidária muitos vereadores de Paulo Afonso mudam de partido para concorrer às próximas eleições

Link da Notícia:

Com a janela partidária muitos vereadores de Paulo Afonso mudam de partido para concorrer às próximas eleições
 (Foto: Fotos dos vereadores: do site da CMPA. Ilustração: blogdovaldemir)


O TSE decidiu há tempo que o dia 04 abril, este sábado, a data-limite, o dia do calendário eleitoral de 2020, para novos partidos terem o registro aprovado pelo TSE e para que vereadores eleitos façam a mudança de partidos. E, embora alguns tentassem adiar a Ministra Rosa Weber não aceitou o pedido de mudanças e manteve esta data como estava divulgado. Foi a maior correria dos retardatários de plantão.

Em Paulo Afonso, houve uma revoada grande de vereadores trocando de partidos. Dos 15 vereadores eleitos em 2016, somente quatro permaneceram nos partidos pelos quais foram eleitos.

São eles: Lêda Maria Rocha Araújo Chaves (Irmã Leda), que permanece no PDT. Mario Cesar Barreto Azevedo (Mário Galinho), que fica no SOLIDARIEDADE, Marcondes Francisco dos Santos, que permanece no PSD e Lourival Moreira dos Santos (Moreirão) que fica no PSC.

Os outros onze vereadores mudaram-se de mala e cuia para outros ninhos. Assim, fizeram mudança:

Bero do Jardim Aeroporto - do PP para DEM

Bero do Jardim Bahia – Fica no PT? Vai para o PODEMOS? Ou vai para o PSB?

Cícero Bezerra – do PP para o PDT

Edilson do Hospital – do MDB para o PSC

Jean Roubert – do PTB para PSD

Leco – do PHS para o PSD

Marconi Daniel – do PHS para o PODEMOS

Pedro Macário –do PP para o DEM

Zé Carlos do BTN -do PRB para o PP

Zezinho do INPS – do PODEMOS para o PP

Zé de Abel – do PHS para o PSC

Com essa nova configuração, o governo do prefeito Luiz de Deus (PSD) consolida sua bancada na Câmara Municipal de Paulo Afonso e reúne em torno de si muitos ex-adversários políticos e sai para a campanha com o apoio de dez vereadores com mandato na CMPA.

O PSD, que tinha apenas o vereador Marcondes Francisco agora conta com mais dois: Jean Roubert e Alexsandro Fabiano, o Leco.

A estes se somam o PDT que só tinha a vereadora Irmã Leda e agora recebe também o vereador Cícero Bezerra que deixou o PP.

Ao grupo do Prefeito Luiz de Deus também se chegam os vereadores Pedro Macário Neto, presidente da Câmara e Bero do Jardim Aeroporto que deixaram o PP e agora estão filiados ao DEM.

Também o PSC se fortalece. Antes ali estava apenas o vereador Moreirão e agora o partido recebe os vereadores Edilson do Hospital, que deixou o MDB e Zé de Abel, que deixou o PHS.

No bloco de oposição ao prefeito Luiz de Deus ficam Zé Carlos do BTN e Zezinho do INPS, ambos migraram para o PP e apoiam Raimundo Caires (PP) nas eleições para prefeito em 2020. 

Marconi Daniel e Bero do Jardim Bahia, apoiam Anilton Bastos. Marconi está no PODEMOS e Bero estava decidindo entre ficar no PT ou ir para o PSB ou para o PODEMOS. Mário Galinho completa a bancada da oposição. Ele permanece no Solidariedade e defende a própria candidatura a prefeito de Paulo Afonso.

Com a mudança de filiação da maioria dos vereadores eleitos em 2016, o PT, o MDB e o PHS deixaram de ter representantes na Câmara Municipal de Paulo Afonso. Com essas mudanças a Câmara ficou com a seguinte composição partidária:

PSD – três vereadores – Marcondes Francisco, Jean Roubert e Leco

PSC – três vereadores – Lourival Moreira, Edilson do Hospital e Zé de Abel

DEM – dois vereadores – Pedro Macário e Bero do Jardim Aeroporto

PDT – dois vereadores – Irmã Leda e Cícero Bezerra

PP – dois vereadores – Zé Carlos do BTN e Zezinho do INPS

SD – um vereador – Mário Galinho

PODEMOS poderá ter dois vereadores – Marconi Daniel e Bero do Jardim Bahia se ele optar por esse partido. Mas Bero do Jardim Bahia até à noite do dia 03 de Abril, quando fechamos essa matéria ainda estava na dúvida entre ficar no PT ou ir para o PSB ou para o PODEMOS.

Com o foco nas eleições deste ano, os partidos também buscam reforços com ex-vereadores que tiveram atuação marcante na Câmara de Vereadores e alguns deles chegaram à presidência do Poder Legislativo.

Entre eles estão os ex-vereadores e ex-presidentes da Câmara Regivaldo Coriolano e Petrônio Nogueira. Regivaldo deixa a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, nesta sexta-feira, dia 03 de abril e é substituído por Paulo Antônio Rangel, filho do Deputado Estadual Paulo Rangel, do PT.

Regivaldo Coriolano, que era filiado ao PT, deixou esse partido e concorre a uma vaga para vereador pelo PDT, onde também está o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Petrônio Nogueira.

Há também informações que o ex-vereador e ex-prefeito José Ivaldo de Brito Ferreira estaria também candidato a uma vaga de vereador. Outro nome que anda circulando na mídia é o do ex-vereador Celso Brito que já foi presidente do PSB e agora aparece como candidato pelo DEM.

Há ainda outro nome que tem sido citado na mídia eletrônica que é o do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Edson Oliveira Maciel, o Dinho. Também aparece entre os possíveis candidatos o nome do ex-vereador Daniel Luiz e até já se falou na volta de Luiz Aureliano à disputa por uma das 15 vagas da Câmara Municipal de Paulo Afonso.

Os candidatos a prefeito, que já exerceram mandatos sabem da importância de uma representação deles na Câmara Municipal, uma vez que os vereadores vivem constantemente na mídia e seus gabinetes se transformam naturalmente em extensões dos partidos que representam. Essa é uma das dificuldades dos novos candidatos, esta falta de representação popular, em atividade pelo menos desde 2016 e alguns deles com 20 ou 30 anos de mandato.

Também os ex-vereadores, mesmo tendo exercido cargos de relevo na Câmara ou fora dela não estando na mídia com boa frequência, com uma agenda positiva, nesses últimos anos os deixaram mais distantes dos seus naturais eleitores e especialmente dos novos que desejam conquistar...

O fato é que, mesmo com a pandemia do coronavírus, as reuniões intramuros estão acontecendo e logo vai se saber a quantidade de candidatos a vereador em Paulo Afonso. Por enquanto especula-se que pode passar de 200 candidatos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


para pagador de impostos.

05/04/2020 - 09:33:53

Some esses 10 bilhões com 90 da corrução e temos 100 bilhões para os cara de pau em 4 anos. Como somos roubados na nossa cara. Será que 1% se salva?


pagador de impostos

05/04/2020 - 09:28:59

5517 municípios. 15 vereadores por município. 10 mil por cada um por mês.Em quatro anos, 4 bilhões de reais. Colocando o 13º e as verbas de gabinete, 10 bilhões de reais em quatro anos. R$10.000.000.000,00 em 4 anos nós pagamos só com vereadoores em quatro anos. Somois sérios? o troca-troca é a favor do povo? Vereador deveria ganhar, no máximo, uma ajuda de custo. Em muitos países de gente que se respeita é assim


Nilton Alcantara

04/04/2020 - 11:13:34

Acho que a sociedade deveria abri o olho, vereador que nunca fez nada em prol a cidade no tempo de eleito, não é se reelegendo que vai fazer de novo, e falo em prol da cidade e não em prol de sua panelinha, nenhum desses ai tem se quê um projeto de melhoria para a cidade, podem ter suas coisas e ajuda individuais, mais como já diz o testamento não se da ajuda nem esmola fazendo live.


Marta

04/04/2020 - 09:11:22

Não adianta mudar de partido se não se mudam as atitudes em benefício da população.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!