Sábado, 30 de Maio de 2020
Política

Vereador Jean Roubert homenageia D. Risalva Toledo que completa 93 anos neste 15 de março

Publicada em 16/03/20 às 00:16h - 841 visualizações

por Antônio Galdino


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Arq. jornal Folha Sertaneja e divulgação)

No dia 9 de março, a Sessão da Câmara Municipal de Paulo Afonso reservou um bom tempo para homenagear 15 mulheres pauloafonsinas – cada vereador(a) indicou uma homenageada, pela passagem do Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de Março.

O vereador Jean Roubert, resolveu indicar como sua homenageada a Sra. Risalva Toledo, pioneira de Paulo Afonso, uma das grandes guerreiras na luta pela emancipação política de Paulo Afonso em apoio ao seu amigo e compadre Abel Barbosa e dessa luta também fazia parte o comerciante, como ela, Sr. Antônio Neto, avô do vereador Jean Roubert.

Como D. Risalva encontra-se muito debilitada, por problemas de saúde e pela idade avançada, o vereador Jean fez a homenagem pública na Câmara, dia 09 de março mas, acompanhado da sua secretária Carol decidiram fazer a entrega da medalha Dra. Francisca Barros, outra mulher marcante na história política e como médica em Paulo Afonso, no dia 15 de Março quando D. Risalva Toledo completou 93 anos de idade.

E foi um encontro de especial ternura e emoção, na casa de um dos filhos de D. Risalva, toda decorada como motivos que mostram os 93 anos dessa personagem tão importante para a vida do município de Paulo Afonso.

Na publicação dos livros sobre a história de Paulo Afonso, sempre encontrei em D. Risalva as informações mais detalhadas e precisas sobre os acontecimentos relacionados com a luta para a emancipação deste município.

D. Risalva Toledo foi testemunha ocular de todos os movimentos para a emancipação política de Paulo Afonso, atuando junto a Abel Barbosa e aos pioneiros moradores desta cidade, dentre eles os irmãos Neto, José e Manoel, tios/avós do vereador Jean Roubert e Antônio Neto, o seu avô.

 Em longo depoimento prestado ao jornalista Ednaldo Júnior para o jornal Folha Sertaneja de Julho de 2007, D. Risalva fala das reuniões secretas, das perseguições da Chesf e de políticos a Abel, do seu trabalho e da sua felicidade em ver a Paulo Afonso de hoje, resultado daquela intensa luta.

Em todos os depoimentos ela destacava a figura de Abel Barbosa que, se tornou seu compadre e que ao chegar a Paulo Afonso já a encontrou com o seu esposo, Sr. Raimundo Medérico Toledo, estabelecidos com a casa comercial chamada Bazar das Novidades, de onde “Abel Barbosa se tornou cliente assíduo e onde costumava comprar meias, perfumes e a famosa ‘Brilhantina Promessa’, muito preferida pelos rapazes naquela época”, diz D. Risalva.

Assim como a Dra. Francisca Barros Siebert que foi vereadora e vice-prefeita de Paulo Afonso, na gestão do Prefeito José Ivaldo de Brito Ferreira, D. Risalva elegeu-se vice-prefeita de Paulo Afonso, na chapa de Luiz de Deus e governou com ele de 1º de Janeiro de 1989 a 31 de Dezembro de 1992. Depois, elegeu-se vereadora, atuando na 11ª Legislatura da Câmara Municipal de Paulo Afonso, de 01 de Janeiro de 2002 a 31 de Dezembro de 2005.

Ao fazer a entrega da medalha a D. Risalva Toledo, no dia do seu aniversário de 93 anos, Jean Roubert, acompanhado da secretária Carol e de assessores e familiares, falou: Hoje a noite tive a honra e a alegria de homenagear Risalva Maria Toledo, mulher guerreira, e que tem na sua história a história de Paulo Afonso. Obrigado Deus por este momento especial! Ela também faz parte da minha história...”

________________

Nota da Redação:

-Dona Risalva é personagem com depoimentos preciosos sobre a história de Paulo Afonso nos livros De Forquilha a Paulo Afonso - histórias e memórias de pioneiros (2014) e Abel Barbosa - o inventor de Paulo Afonso (2019), ambos de autoria do Professor e escritor Antônio Galdino da Silva-




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


Marcos Antônio Pereira de Lima

16/03/2020 - 17:55:49

Homenagem muito merecida. Parabéns ao Vereador e Confrade Jean Roubert, pela sensibilidade, e parabéns mais especial ainda, para Dona Risalva Toledo, esse grande exemplo de mulher.


pioneiro

16/03/2020 - 12:28:34

História viva de Paulo Afonso, minha gente! Vamos ser reconhecidos!


Cidadão

16/03/2020 - 10:10:14

Todos a amamos, Dona Risalva.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2020 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12