Domingo, 16 de Junho de 2019
Política

Câmara Municipal entrega o título de Cidadão Paulo Afonso ao empresário e professor Maciel Teixeira Lima

De Campinhos/Pariconha/AL, o matuto empreendedor é também Cidadão de Paulo Afonso

Publicada em 19/04/19 às 19:18h - 138 visualizações

por Antônio Galdino


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Maciel Teixeira entre os vereadores Pedro Macário e Jean Roubert. Atrás, vereador Cícero Bezerra  (Foto: Do Facebook)

De vez em quando aparece por aí um idiota, às vezes até vestido de terno e gravata, falando mal dos nordestinos, como se fôssemos nós, sertanejos desta região, uma raça inferior.

Ah! Coitados! Certamente lhe diria assim uma comediante da TV com esse seu bordão. E como sabemos que a “o hábito não faz o monge”, não é o terno e gravata comprada talvez com dinheiro sujo, que vai intimidar esses sertanejos fortes, tão fortes que construíram São Paulo, o maior e mais rico Estado brasileiro.

Nessas brenhas do sertão sofrido, nas terras de Campinhos, um pequeno povoado do município de Pariconha, em Alagoas, nos idos de 28 de outubro de 1968, nasceu Maciel Teixeira Lima.

E em seu livro O Matuto Empreendedor, que tive a honra de prefaciar a 1ª edição, em 2009, prefácio mantido na 2ª edição, em 2018, ele relata vivências que deixariam com vergonha estes mal vividos que andam falando mal dos nordestinos. A sua história, por certo, calaria a estes, especialmente se estivessem assistindo a entrega solene do título de Cidadão de Paulo Afonso ao nordestino Maciel Teixeira Lima, feito pela Câmara Municipal de Paulo Afonso na noite de 17 de Abril de 2019.

A história de Maciel Teixeira é mesmo impactante.

Com cinco anos de idade costumava ir, com outros irmãos, todos pequenos, no lombo de um jegue puxado pela mãe, no caminho da roça onde a mãe cuidava da plantação de milho e feijão que ajudavam na alimentação da família porque seu pai trabalhava em São Paulo e o que podia mandar para o sustento de todos era muito pouco.

Anos depois, o pai foi trabalhar em Sobradinho, na Bahia e todos se mudaram para lá. Aos oito anos, Maciel decidiu começar a pegar frete na frente do Supermercados Pinguim. Em sua luta, ele destaca o apoio de recebeu de mulheres que marcaram a sua caminhada, além de sua mãe, costureira, que lhe fazia suas roupas, sua maior referência todo o tempo.
Já em Paulo Afonso foi jardineiro muitos anos e decidiu trabalhar no comércio. Ali também fez de tudo, foi estoquista, vendedor, atuou com palhaço para animar festas infantis para as quais a sua empresa era contratada.

Na sua caminhada vitoriosa chegou a pagar micos ao perguntar a uns colegas de trabalho, numa viagem a Recife, porque a água do mar era salgada e porque os prédios da Av. Boa Viagem eram tão altos.

Também teve a experiência de trabalhar em São Paulo. Tempo sofrido e já passado. Voltou para Paulo Afonso, estabeleceu-se comercialmente, criou raízes fortes e sua empresa se transformou numa referência em moda fina.


A sua primeira loja de moda fina era a Líder Modas mais tarde transformada em loja Millenium. Em 2006 a empresa Millenium, a evolução da moda, foi escolhida pelo SEBRAE como a melhor empresa para se trabalhar no setor comercial de Paulo Afonso.

Desde menino ele sempre pensava em querer mudar de vida e conseguir chegar onde talvez o menino pegador de frente nem imaginava.

Hoje, Maciel Teixeira Lima é empresário respeitado na região, é graduado em Administração de Empresas, tem uma pós-graduado em gestão empresarial e marketing e é Professor universitário, da FASETE. Foi presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Paulo Afonso (CDL) por dois mandatos consecutivos. É Mestre em Psicanálise, pela Uniderc de Caruaru/PE, com ênfase em Saúde e Educação e muito requisitado como palestrante.

É um apaixonado pelos valores culturais do Nordeste e, desenvolve discreta atividade social que ajuda a muitas pessoas.

Segundo sua amiga Gorette Moreira, em discurso em sua homenagem “Maciel ajuda com uma mão e a outra nem sabe e os seus feitos de contribuição a nossa sociedade são inquestionáveis”.

Por sua história de sucesso e o grande amor devotado a Paulo Afonso durante dezenas de anos, os vereadores Jean Roubert e Pedro Macário Neto apresentaram à Câmara Municipal de Paulo Afonso a proposta de concessão do Título de Cidadão de Paulo Afonso a Maciel Teixeira Lima, tendo sido o Projeto de Decreto Legislativo n° 04/2019, foi aprovado por unanimidade em plenário.


No dia 17 de Abril

Os oradores da noite, os vereadores autores da proposta, Jean Roubert e Pedro Macário e ainda Gorette Moreira, Glayde foram unânimes em ressaltar as qualidades do homenageado e a acertiva da Câmara de Paulo Afonso nessa homenagem.


Gorette Moreira que também é Secretária Executiva da Câmara, presidente da Ascopa e membro da Academia de Letras, entre outras funções, resume o clima daquela noite.

Foram momentos de muita emoção. Aquela casa (a Câmara) estava emanada de luz, sabedoria, humildade e muita paz. A certeza de um dever cumprido invadiu a todos na noite do dia 17 de abril e eu me senti orgulhosa, envaidecida por participar e estar nesta Sessão e pedir aos céus e que Deus me concedesse sábias palavras para falar sobre um ser humano extraordinário que Deus colocou no mundo”.

Estiveram presentes na noite de homenagem, familiares e amigos do agraciado, vereadores, assessores e servidores da Casa Legislativa.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário






Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2019 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12