Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Opinião/Reflexão/Crônica

Humorista chama pernambucano Assisão de 'cachorro drogado' e provoca onda de repúdio

Publicada em 28/04/20 às 12:11h - 1024 visualizações

Antônio Galdino - com reprodução de matéria do Viver/Diário


Compartilhe
Compartilhar a noticia Humorista chama pernambucano Assisão de 'cachorro drogado' e provoca onda de repúdio  Compartilhar a noticia Humorista chama pernambucano Assisão de 'cachorro drogado' e provoca onda de repúdio  Compartilhar a noticia Humorista chama pernambucano Assisão de 'cachorro drogado' e provoca onda de repúdio

Link da Notícia:

Humorista chama pernambucano Assisão de 'cachorro drogado' e provoca onda de repúdio
 (Foto: Foto: Arnaldo Félix/SEIC e Murilo Couto/Divulga)


De vez em quando aparece a figura grotesca de alguém que se sente poderoso ou porque é vereador de um estado do Sul ou porque pertence ao quadro de humoristas, atores, de grandes redes de televisão e, como tal, como se fosse alguém importante, aproveita-se das redes sociais e até dos plenários de câmaras de vereadores para agredir, menosprezar, os nordestinos.

Para essas pessoas, em total ignorância sobre o que fazem e dizem e ainda com seguidores do mesmo nível deles, igualmente alienados, não importa o que essas pessoas agredidas passaram para chegar aonde estão.

Interessante como esses que gostam de fazer esse tipo humor ridicularizando outros – e estes “humoristas” adoram criticar os nordestinos – não conseguem enxergar o nível grotesco do que dizem ser os melhores – músicas e intérpretes – da MPB, exaltados com premiação duvidosa em programas de televisão, enquanto outros, realmente talentosos não encontram o espaço que precisam para divulgar o seu trabalho suado e honesto.

O que esse humorista do SBT fez, destratando a figura do cantor nordestino Assisão, passou do grotesco e o interessante é que na foto e no vídeo em que aparece esse humorista é a figura dele que mais aparenta características da necessidade de um psiquiatra urgente.

O destempero e a atitude desse palerma também mexeu com os brios de poetas desta terra pauloafonsina, como Jotalunas, da Academia de Letras de Paulo Afonso, que criou essa glosa, a partir do mote de Alexandre de Morais:

Na verdade esse mufino

Criado com porcaria

Jamais imaginaria

No que estava mexendo

Falou besteira dizendo

Aquilo que não sabia

Mas no Nordeste ele não vem

Eu faço dele pano de chão

Se mexeu com Assisão

Mexeu comigo também.

Outro idiota do mesmo programa humorístico do SBT, The Noite, Léo Lins, também andou trocando os pés pelas mãos, fazendo piadas de mau gosto com gente do Nordeste, desta vez o artista plástico pernambucano Samuel de Sabóia.

Alto lá! Mais respeito com o Nordeste! Ou estão esquecidos que foi o nordestino que construiu São Paulo, Brasília e que, onde chegou promoveu o desenvolvimento de regiões do país? E que por aqui estão, dentre muitas riquezas, as paisagens, as praias, o que há de melhor no Brasil?

Convém ao Sr. Abravanel observar melhor o que o elenco de sua emissora anda aprontando, o que não é nada bom para a imagem de sua TV...

Toda vez que vejo alguém se erguer para maltratar um irmão nordestino eu fico pensando nos versos de Nordeste Independente do poeta Ivanildo Vilanova, interpretado magistralmente pela também nordestina, da Paraíba, Elba Ramalho.

A licença poética permitiu ao sertanejo imaginar o Nordeste, a partir de Salvador sendo um país e o restante, para o Sul, o Brasil, outro país.

Já que existe no Sul esse conceito
Que o Nordeste é ruim, seco e ingrato
Já que existe a separação de fato
É preciso torná-la de direito

...

Dividindo a partir de Salvador
O Nordeste seria outro país
Vigoroso, leal, rico e feliz
Sem dever a ninguém no exterior

O Brasil ia ter de importar
Do Nordeste algodão, cana, caju
Carnaúba, laranja, babaçu
Abacaxi e o sal de cozinhar

O arroz, o agave do lugar
O petróleo, a cebola, o aguardente
O nordeste é auto-suficiente
O seu lucro seria garantido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente...

O Caderno Viver, do Diário de Pernambuco conta o que que fez esse humorista do SBT que agora ficou bem conhecido, não do jeito como ele gostaria, e a reação de grandes músicos brasileiros sobre a sua atitude preconceituosa e maldosa.

VEJA a matéria publicada no - Viver/Diário -

O humorista Murilo Couto, que integra o elenco do programa The Noite, no SBT, realizou comentários ofensivos ao forrozeiro pernambucano Assisão, "o Rei do Forró", no último sábado (25). Couto afirmou que o cantor parece um "cachorro, um drogado", com base em imagens de uma transmissão ao vivo de Assisão na internet. A live foi feita no dia 17 de abril. Assim como outros artistas do país, o cantor buscava arrecadar doações diante da pandemia da Covid-19.

"Que diabo é isso? Parece um cachorro. Se a Luísa Mell (digital influencer) ver esse 'véio', ela adota achando que é um cachorro que tá na rua", afirmou no início. "Você não sabe de ele está bêbado, drogado ou se ele é isso aí, esse zumbi", completou. Na manhã do domingo (26), Couto declarou que recebeu centenas de mensagens contra o vídeo postado e pediu desculpas pelos comentários ofensivos. "Peço desculpa, porque fui muito ignorante", admitiu o humorista.

Na semana passada, o artista plástico pernambucano Samuel de Sabóia foi alvo de piada de Léo Lins, que também faz parte do elenco do The Noite, no SBT. O comentário desencadeou uma série de comentários desrespeitosos e racistas.

Notas de repúdio

Assissão recebeu apoio de diversas personalidades, de músicos a políticos. O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) publicou que "Assisão, é uma das figuras mais importantes da música regional de Pernambuco. De Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, faz parte de uma geração de forrozeiros que orgulha sua terra".

O músico Jorge de Altinho postou: "Apesar de triste, essa é uma oportunidade para refletirmos sobre o reconhecimento que damos a nossa classe artística. Em que posição estamos colocando os nossos representantes? Posição de 'destaque' ou de 'desprezo'?". Alcimar Monteiro, Elba Ramalho e Maciel Melo também defenderam o músico pernambucano. "Agradeço o carinho de todos que, assim como eu, são defensores da cultura nordestina. Meu muito obrigado!", publicou Assisão, nesta segunda-feira (27).

Trajetória

A carreira de Assisão teve início em 1962, com a gravação do compacto gravado na gravadora pernambucana Rozenblit, com quatro canções autorais, quando participava do grupo Azes do Baião. Nos anos 1970, com a ascensão nacional, Assis se tornou Assisão. Entre seus maiores sucessos, estão Pau nas Coisas, Forró Ferruado, Peixe Piaba, Fogueirinha, Alambique de Barro e Pequenininha - esta última tem mais de 250 regravações pelo Brasil. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Socorro

28/04/2020 - 12:40:33

A cada dia fica mais claro o barrismo e falta de conhecimento cultural de muitos "comunicadores" das regiões Sul e Sudeste. Sem querer generalizar, é necessário haver uma punição severa a esses influenciadores negativos que se utilizam dos canais de comunicação para destruir ou desfazer da cultura do Norte/Nordeste!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!