Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Opinião/Reflexão/Crônica

Por que me orgulho do EXÉRCITO BRASILEIRO – BRAÇO FORTE MÃO AMIGA

Publicada em 09/04/20 às 13:53h - 1361 visualizações

Capitão Laércio Paz


Compartilhe
Compartilhar a noticia Por que me orgulho do EXÉRCITO BRASILEIRO – BRAÇO FORTE MÃO AMIGA  Compartilhar a noticia Por que me orgulho do EXÉRCITO BRASILEIRO – BRAÇO FORTE MÃO AMIGA  Compartilhar a noticia Por que me orgulho do EXÉRCITO BRASILEIRO – BRAÇO FORTE MÃO AMIGA

Link da Notícia:

Por que me orgulho do EXÉRCITO BRASILEIRO – BRAÇO FORTE MÃO AMIGA
 (Foto: Divulgação)


Hoje, 8 de abril, pela manhã recebi um telefonema da 11ª Região Militar, de Brasília-DF, a pedido do seu Comandante, o General Luiz Gonzaga Viana Filho e do Chefe Coronel João Alberto Nunes de Paula, a fim de saber se com a pandemia do Coronavírus tudo estava bem comigo e minha família, tendo a preocupação de informar o telefone do CCOP – Centro de Coordenação de Operações de Saúde Ativado para qualquer emergência.

O desafio da liderança é ser forte, mas não rude; ser gentil, mas não fraco; ser ousado, mas não um valentão; ser humilde, mas não tímido; ser orgulhoso, mas não arrogante; ter humor, mas sem loucura.

Em 1985, quando passei em primeiro lugar no concurso público nacional para o Exército era apenas um garoto humilde, rebelde e indisciplinado, que perdeu o pai aos 6 anos de idade, Senhor Jonathan, mas que Deus me compensou com uma grande guerreira, Dona Terezinha – pai e mãe.

Essa Instituição, Exército Brasileiro, que faz jus ao slogan “BRAÇO FORTE MÃO AMIGA”, foi a grande escola que lapidou aquela pedra bruta que queria mudar o mundo sozinho. Entretanto, essa grande Instituição alertou-me que, para comandar primeiro você tem de ter humildade para ser comandado, e antes de tudo conviver com as diversidades da coletividade, pois aquele que não vive para servir, não serve para viver, ou seja, mostrando que disciplina é o exato cumprimento dos deveres de cada um.

Valores como Patriotismo, Civismo, Fé na Missão, Amor à profissão, Espírito de Corpo, Aprimoramento Técnico-profissional e Coragem foram os legados deixados pelo Exército na minha mochila de combate, que carrego até hoje no combate do corpo a corpo do dia a dia.

Entendi que a vida é uma constante batalha, que o preço que pagamos pela nossa liberdade é a pro-ativa e eterna vigilância: “Se vis pacem parabellum".

Compreendi que o líder é o espelho da sua tropa, ele deve comandar pelo exemplo. A retórica muitas vezes convence as mentes mais fracas, mas é pelo exemplo que elegemos um verdadeiro líder, que nunca abandona os liderados é e o último a abandonar o campo de batalha, nem que o preço seja a sua própria vida.

Quando se faz uma escolha, há sempre um preço a pagar. O meu foi muitas vezes estar longe dos amigos é das pessoas que amo, mas fui levando, com alegria, com tristeza e pensando neles com determinação no cumprimento de cada missão.

É fácil de entender, o porquê dos homens passarem no tempo e no espaço e o Exército Brasileiro continuar sendo para os brasileiros patriotas como a Instituição de maior credibilidade e respeito há décadas.

Ações como essa de um simples telefonema, mas profundamente dotadas de muito humanismo e solidariedade, cada vez mais justifica o compromisso que fiz como oficial perante a Bandeira do Brasil nessa Instituição por 33 anos, para dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria e, se preciso for, com o sacrifício da minha própria vida.

“Não há em toda minha vida, quer privada, quer pública, um fato que me possa envergonhar. Desde a infância abracei e segui a carreira das armas. De todas as honras de que gozo no Império, prezo, sobremaneira, as que tenho merecido como militar.” Duque de Caxias – Patrono do Exército.

Capitão Laércio Paz.

O pauloafonsino Capitão Laércio Paz é da reserva do Exército Brasileiro, pré-candidato a Prefeito de Paulo Afonso-BA. É bacharel em Direito, com pós-graduação em Direito Administrativo e Direito Penal




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Francisco Lima

09/04/2020 - 14:49:51

Se a sociedade pauloafonsina carece e clama por mudanças esse é o nome, o resto e permanecer na mesmice, muda só o nome mas o modus operandi permanecerá o mesmo.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!